Vous êtes sur la page 1sur 10

Vitor Chklovski o desencadeador da abordagem lingustica da literatura, pois seu ensaio foi o primeiro a sistematizar a ideia de lngua potica

a como um desvio da lngua cotidiana.

Blusa ftua (Maiakviski)

Costurarei calas pretas com o veludo da minha garganta e uma blusa amarela com trs metros de poente. pela Nivski do mundo, como criana grande, andarei, donjuan, com ar de dndi. Que a terra gema em sua mole indolncia: No viole o verde de as minhas primaveras! Mostrando os dentes, rirei ao sol com insolncia: No asfalto liso hei de rolar as rimas veras!
No sei se porque o cu azul celeste e a terra, amante, me estende as mos ardentes que eu fao versos alegres como marionetes e afiados e precisos como palitar dentes! Fmeas, gamadas em minha carne, e esta garota que me olha com amor de gmea, cubram-me de sorrisos, que eu, poeta, com flores os bordarei na blusa cor de gema! (Traduo de Augusto de Campos)

Roman Jakobson:

a funo potica da linguagem consiste na ambiguidade da mensagem mediante o adensamento do significante.

Segundo essa teoria, segundo Roman Jakobson, representa uma violncia organizada contra a fala comum. definio dos formalistas russos A literatura transforma e intensifica a linguagem comum, afastando-se sistematicamente da fala cotidiana: a tessitura, o ritmo e a ressonncia das palavras superam o seu significado abstrato. Trata-se de um tipo de linguagem que chama a ateno sobre si mesma e exibe sua existncia material, ao contrrio da linguagem comum.

Para Terry Eagleton a proposta do formalismo colocava a lingustica dentro do conjunto literrio. A linguagem era a maior preocupao dos formalistas, dando menos nfase ao contedo e mais forma literria => o contedo motivava o modo como se constituiria uma obra, j que a literatura seria um tipo especial de linguagem em contraste com a linguagem comum. A obra literria era um fato material, cujo funcionamento podia ser analisado mais ou menos como se examina uma mquina. No era mais um veculo de ideias, nem uma reflexo sobre a realidade social, nem a encarnao de uma verdade transcendental. A revoluo dos bichos no seria para os formalistas uma alegoria do stalinismo, mas, ao contrrio, o stalinismo simplesmente ofereceria uma oportunidade propcia criao de uma alegoria. Eles consideravam a linguagem literria como um conjunto de desvios da norma, uma espcie de violncia lingustica: a literatura uma forma especial de linguagem, em contraste com a linguagem comum, que usamos habitualmente.

O conto O Alienista, de M.Assis, por exemplo: A abordagem tradicional afirma que O alienista uma novela sobre a falcia da cincia, a precariedade do conceito de loucura e o autoritarismo dos governos.
Os formalistas colocariam o problema de outra forma: as incertezas da cincia e a arbitrariedade dos governos so um dispositivo para o exerccio da alegoria. A motivao inicial de Machado teria sido a formulao da stira ou do escrnio alegrico, categorias preexistentes ao tema da loucura mal interpretada. Assim, os procedimentos buscam suas matrias, cujo resultado a forma literria. Com isso, elimina-se a idia de que as matrias podem ser includas ou excludas de um texto, como se fossem o contedo de uma garrafa. Conforme essa viso, a literatura nunca sobre coisas ou situaes. Ser sempre o resultado da adequao entre procedimento e matria, fenmeno que automaticamente a insere num cdigo de referncia literria.

A lei da economia das energias reduz tudo a nmeros ou a volumes sem identidade, processo que objetiva o mximo de rendimento com um mnimo de ateno. Esse processo pensa Chklovski resulta na automatizao da vida psquica, pois, em nome da rapidez, anula-se a intensidade do ato de conhecer.

Nele, as coisas possuem importncia apenas quando reconhecidas, esvaindo-se o entusiasmo da descoberta.
O prprio conceito de aprendizado pressupe o uso automtico das noes e dos movimentos. O simples fato de uma ao se tornar habitual basta para desencadear a inconscincia em quem a executa.

Assim, a principal funo da arte seria restaurar a intensidade do conhecimento, promovendo a virgindade dos contatos e o encanto da descoberta. Nesse sentido, o artista deve criar situaes inditas e imprevistas, em busca da restaurao do ato de conhecer. Numa palavra, a finalidade da arte gerar a desautomatizao, mediante o estranhamento ou a singularizao da estrutura que o artista oferece contemplao.

...o morfologista russo entende que a particularizao do texto decorre de tcnicas especficas aplicadas s palavras, em seus nveis semntico, sinttico e fonolgico: instaura-se a conscincia lingustica da literatura. Desfaz-se, enfim, a concepo do senso comum segundo o qual literatura expresso imediata da vida, como se o texto no fosse um simulacro convencional de signos.

Surge da um conceito funcional de literatura, entendida no mais como um discurso ornado e ficcional que visa imortalidade, mas como um modo especial de articulao da linguagem, cuja ideia de valor rigorosamente relativa, pois leva em conta tanto a estrutura verbal do texto quanto a percepo do leitor e o eventual desgaste das formas, que, de estranhas e desautomatizadoras, podem, com o passar do tempo, se tornar corriqueiras e previsveis. At ento, jamais se chegara a um conceito to relativo do valor da obra de arte, que passou a ser definida como uma estrutura sgnica contrria ou divergente do padro dominante.

Vous aimerez peut-être aussi