Vous êtes sur la page 1sur 20

Wellerson Santos Farias.

Turma: 1 Perodo

Promover a higiene e conforto dos pacientes; Fazer encaminhamentos e pedidos de materiais para exames; relatar as intercorrncias e observaes dos pacientes; aferir sinais vitais; medir e registrar diureses e drenagens; executar procedimentos de admisso, alta, cuidados ps-morte e transferncia; ministrar alimentao quando necessrio; promover mudana de decbito; executar aes assistenciais de enfermagem correlatas com as funes de auxiliar de enfermagem; executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de dificuldade; obedecer as normas tcnicas de biossegurana na execuo de suas atribuies.

O profissional deve manter sempre cabelos cortados;esmalte claro;barba e unhas amparadas. Um dos principais objetivos do Auxiliar de enfermagem promover e observar a recuperao do paciente, tendo esse ponto de vista deve tomar muito cuidado com a infeco. O principal meio de prevenir a infeco a lavagem das mos. E o uso de luvas tambm muito importante, o profissional nunca poder fazer qualquer que seja o procedimento sem o uso das luvas.

Os sinais vitais so os indicadores das condies de sade de um indivduo. A medida dos sinais vitais fornece dados que podem ser utilizados para determinar um estado de sade normal ou no. Qualquer alterao deve ser percebida por qualquer profissional que preste o cuidado, exigindo um interveno medica e/ou de enfermagem, j que pode representar um problema.

Os sinais vitais so observados durante a realizao de cuidados so: Temperatura; Frequncia cardaca; Frequncia respiratria; Presso arterial; Avaliao de dor.

A temperatura corporal o equilbrio entre produo e perda de calor do organismo,mediado pelo centro termo-regulador que chamado de hipotlamo,localizado no crebro. Verifica-se a temperatura com a ajuda de um termmetro. Normotermia: 36 a 37 C (apirtico) Pirexia-Febre-Hipertemia: 37,8 a 39,9C Febrcula: 37,2 a 37,7C

Pulsao a onda de expanso e contrao das artrias, resultantes dos batimentos cardacos. O nmero de pulsao normais no adulto de aproximadamente 60 a 80 batimentos por minuto. Artrias mais comuns para a verificao do pulso: Artria Radial; Artria Cartida; Artria Temporal; Artria braquial Regio do pice cardaco (pulso apical).

Respirao o ato de inspirar e expirar, promovendo a troca de gases entre o organismo e o ambiente. A frequncia respiratria normal do adulto oscila entre 16 a 20 respiraes por minuto. Em geral, a proporo entre frequncia respiratria e pulso de 1:4, ou seja, R=20 e P=80. A respirao, por apresentar a possibilidade de controle voluntrio, deve ser contada sem que o cliente perceba: observe a respirao, procedendo como se estivesse verificando o pulso.

a presso exercida pelo sangue nas paredes dos vasos sanguneos. Depende da fora da contrao do corao, da quantidade de sangue e da resistncia das paredes dos vasos. Esta dividida em Sistlica e Diastlica, a presso Sistlica A diferena entre a presso sistlica para a diastlica : Presso sistlica ocorre quando h a contrao do msculo cardaco, levando o sangue(hemoglobina) para ser oxigenado nos pulmes, e a presso diastlica ocorre quando h o relaxamento do msculo cardaco, ou seja, o sangue(as hemoglobinas) j foram oxigenadas nos pulmes, e voltam como sangue arterial, para poder supri as clulas de oxignio, novamente, e assim por diante.

A presso arterial (PA) pode ser: Convergente: quando h aproximao da mxima e mnima. EX: 120x100. Divergente: quando h afastamento entre a mxima e a mnima. EX: 120x70. Normal: quando a presso arterial est aproximadamente 120x80.

uma experincia sensorial e emocional desagradvel, associada a um dano real ou potencial dos tecidos, ou descrita em termos de tais danos, podem ser aguda ou crnica. Dor Aguda-> Est relacionada a afeco traumtica, infecciosas ou inflamatrias; h expectativa de desaparecimento aps a cura da leso. H respostas neurovegetativas associadas que afetam os valores dos SVV. Dor crnica-> aquela que persiste aps um tempo razovel para a cura da leso ou que est associada a processos patolgico crnico, que causam dor contnua ou recorrente. A Avaliao da dor deve ser realizada por meio do exame fsico, avaliando-se as caractersticas da dor, aspectos psicossocioculturais do indivduo e os prejuzos advindos da dor.

Auto-relato-> a descrio das caractersticas da dor ( indicado para o indivduo com capacidade de compreenso e verbalizao). Observao do comportamento-> vocalizao-choro, gemidos,expresso facial, contrao muscular, movimento corporal, postura de proteo. Biolgico-> alterao dos valores dos sinais vitais (P.A,F.R e F.C)

temos diversos instrumentos confiveis para a avaliao da intensidade da experincia dolorosa, uma dela a escala numrica. 0 1 2 3 4 5 0-> 1-> 2-> 3-> 4-> 5-> Sem dor Dor leve Dor Moderada (mais para leve) Dor Moderada (mais para intensa) Dor intensa Dor insuportvel

com feridas e ulceras de presso.

Cuidados

As ulceras de presso so escoriaes que ocorrem pela falta de circulao em certa parte do corpo. As ulceras ocorrem pelo constante atrito entre a pele e o osso. A pele que fica em contato com o leito tem um baixo grau de circulao e tornasse frgil, com o atrito ocorrido esta pela acaba cedendo, criando assim ulceras de presso.

Vous aimerez peut-être aussi