Vous êtes sur la page 1sur 65

Prof Marcelo Costa

O administrador o responsvel pelo desempenho de uma organizao. Ele planeja, organiza, dirige pessoas, gera e controla recursos materias, financeiros, de informao e tecnologia, visando o alcance dos objetivos organizacionais.

A administrao de materiais coordena um conglomerado de atividades , o que implica necessariamente no estabelecimento de normas, critrios e rotinas operacionais, de forma que todo o sistema possa ser mantido harmonicamente em funcionamento.

Responsabilidade, autoridade e autonomia para desenvolver diferentes atividades, dentre elas a coordenao e gerenciamento do servio.

Avanos tecnolgicos tm impulsionado o aumento constante da complexidade assistencial demanda crescente por recursos materiais. Necessidade dos Servios de Sade: aprimorem os sistemas de gerenciamento de recursos materiais; garantam uma assistncia contnua de qualidade a um menor custo; assegurem a quantidade e qualidade dos materiais 5 necessrios.

GERENCIAMENTO DE MATERIAIS EM ORGANIZAES DE SADE

Administrao ou gerenciamento de materiais para organizaes de sade compreende o processo gerencial para aquisio e disponibilizao de materiais j manufaturados, essenciais para a produo de servios de sade
(Kurcgant, 1991)

O setor responsvel pelo gerenciamento dos recursos materiais est vinculado rea administrativa da estrutura organizacional: Compras; Almoxarifado. Em funo da diversidade e complexidade dos materiais utilizados indispensvel a participao das reas fins (Enfermagem, Farmcia, 6 Laboratrio, etc.) para assessoramento nos aspectos tcnicos.

FLUXO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DE GERENCIAMENTO DA CADEIA LOGSTICA

PROGRAMAO
- Padronizao - Classificao - Especificao - Previso

COMPRA
- Controle de qualidade - Licitao

RECEPO

ARMAZENAMENTO

DITRIBUIO E CONTROLE

Controle
e

Poder de deciso

qu

an tid

ad

a qu ad lid e

Anlise do mercado; Perfil do pblico; Compras e estoque; Custo e formao de preo; Fluxo de caixa; Ponto de equilbrio; Planejamento financeiro; Estrutura organizacional; Poltica de recursos humanos; Informtica.

Recursos materiais; Recursos financeiros; Recursos humanos; Recursos mercadolgicos; Recursos administrativos.

O que deve ser comprado; Como deve ser comprado; Quando deve ser comprado; Onde deve ser comprado; Por qual preo deve ser comprado; Em que quantidade deve ser comprado.

Desempenho da empresa; Necessidade de gerenciar variados itens e quantidades significativas; Uso de informaes rpidas e precisas; Alto investimento.

s o lic it a in c lu ir e d id o s

o it e n s d e c o

r a

U S R I O S

c a d a s t r a m e n g t oe s t o c o m p r a s c l a s s i f i c a n v oe i s d e r e s s c u o pn r c i mo r er n n t o c i a c o d if ic a o ju lg a m e n t o r e c e b im f s ic o c o n t b r e q u is i e s d in e v e e n il m a a l m t e o r ix a a i sr i f a n t r io f s ic t o

Trata-se do mtodo cujo fundamento aplicvel em qualquer situao que seja possvel estabelecer prioridades, como uma tarefa a cumprir mais importante que a outra, uma obrigao mais significativa.

Classe A Grupos de itens mais importantes que devem ser tratados com ateno especial. Classe B Grupos de situao intermediria. Classe C Grupos de itens menos importantes.

Cada grupo relaciona-se com custos econmicos: A- maior custo para a instituio; B- custo mdio; C- custo mnimo.

CLASSIFICAO XYZ
Essa classificao tem como critrio o grau de imprescindibilidade do material para a produo dos servios de sade, ou seja, a sua falta pode acarretar interrupes no atendimento e colocar os pacientes ou profissionais em risco.

CLASSIFICAO XYZ

X-

So de baixa criticidade, sua falta no acarreta danos ou riscos e apresentam facilidades na sua obteno; Y - So de mdia criticidade, podendo ser substituda por outros e encontrados no mercado com relativa facilidade; Z- So imprescindveis, no podendo ser substitudos por outros ou so de difcil acesso no mercado.

Elaborao da tabela mestra; Construo do grfico; Interpretao do grfico.

Material

Preo Unitrio (R$) 25,00 16,00 50,00 100,00

Consumo Anual 200 5000 10 100

Valor do Consumo Anual (R$) 5.000,00 80.000,00 500,00 10.000,00

X1 X2 X3 X4

Codificao consiste em ordenar os materiais segundo um plano metdico e sistemtico, dando a cada um deles determinado conjunto de caracteres.

Facilitar a comunicao interna; Evitar duplicidade de itens; Permitir as atividades de gesto de estoque; Facilitar a padronizao de materiais; Facilitar o controle contbil.

Grupo: designa famlia, com numerao de 1 a 99; Classe: identifica os materiais pertencentes a famlia do grupo; Nmero identificador: individualizao do material.

GRUPOS E CLASSES
Grupo 85 Descrio Antibiticos de uso sistmico Classe 15 20 25 30 35 40 45 10 15 20 30 35 50 55 60 65 Descrio Amicacina Amoxilina Ampicilina Cefazolina Uso dermatolgico Uso oftalmico Uso otorrinolaringolgico Acido acetilsalicclico Dipirona Morfina No hormonais Ao lenta Nitrofurantoina cido nalidixo Teazdico Diurticos de ala

86

Antibiticos de uso tpico

87

Analgsicos

88 89 90

Antiinflamatrios Antibacterianos Diurticos

Reflete quantitativamente os resultados obtidos pela organizao ao longo do exerccio financeiro o que, por si mesmo, tende a ter uma ao concentrada na aplicao de instrumentos gerenciais baseados em tcnicas que permitam a avaliao sistemtica dos processos utilizados para alcanar metas desejadas.

c la s s if ic a A B C C O M D I N F P O E M V R T A A N D R M A E NG T E O S TD A O E S T O Q U D E D E

E S

T O

E N T S I C O

I O I N G

I C A D O R E PS A R A M E T R R E N C I A I S P A R A R E S S U P R I M O R E P O S I

O E O

O M C

N D O

T A

I L

I Z

T O D O S E N T R O L E

ESTOQUE: materiais, mercadorias ou produtos acumulados para utilizao posterior de modo a permitir o atendimento regular das necessidades dos usurios para a continuidade das atividades. CONSUMO: quantidade de material requerido para o atendimento das necessidades de produo relacionada a determinada unidade de tempo. DEMANDA: inteno de consumo e tem por objetivo bsico fazer previses, levando em conta evoluo histrica e funes da prpria demanda.

Necessidade do material; Padronizao da especificao; Codificao; Fixao dos nveis de estoque; Cadastramento do item no sistema.

Garantir o suprimento constante e necessrio ao funcionamento da organizao; Obedecer as especificaes tcnicas dos materiais a serem adquiridos; Propor padronizao de materiais de consumo; Solicitar auxlio tcnico das unidades assistenciais; Manter atualizado e organizado o cadastro de fornecedores; Negociar os pedidos de compras procurando manter um preo justo com materiais de qualidade.

RESPONSABILIDADES DO ENFERMEIRO

Previso Proviso Organizao Controle

PREVISO
Deve-se levar em conta: A especificidade do material; Caractersticas da clientela; Freqncia do uso de materiais; Nmero de leitos da unidade; Local de guarda; Durabilidade do material; Periocidade de reposio; Solicitaes extras.

PREVISO

Reposio dos materiais necessrios para a realizao das atividades da unidade, mediante o encaminhamento do impresso de solicitao aos servios que fornecem materiais. Formas de reposio: por tempo; por quantidade; por quantidade e tempo; reposio imediata.

ORGANIZAO

Disposio dos materiais na unidade; Planta fsica; Locais centralizados e de livre acesso; Atividades desenvolvidas na unidade; As atividades realizadas determinam os materiais que so requisitados e os que devem ser colocados em local de rpido acesso.

RESPONSABILIDADES DO ENFERMEIRO
Alm das funes mencionadas a participao do enfermeiro no processo de seleo e compra de materiais importante devido ao seu preparo tcnico e por este processo constituirse em atividade inerente ao seu processo de trabalho, pois ele quem requisita,recebe, prepara, guarda, utiliza e controla os materiais.

CLASSIFICAO DE MATERIAIS

Quanto Quanto Quanto Quanto

finalidade; durao; ao porte; ao custo.

Os materiais devem ser agrupado em categorias de acordo com a convenincia do servio.

QUANTO A FINALIDADE

Os materiais devem ser agrupados quanto ao uso ao qual se destinam. Exemplos: Materiais para oxigenoterapia; Materiais para cateterismo vesical; Materiais para puno venosa.

QUANTO AO CUSTO

Esta classificao deve auxiliar na seleo, compra e prioridade do controle dos materiais. Os de consumo regular possuem um custo menor que os de consumo ocasional.

QUANTO AO PORTE
Os materiais podem ser de pequeno, mdio ou grande porte. Essa classificao estabelecida de acordo com as instalaes e guardas correlacionadas com a dimenso do material. Exemplos: Autoclave; Respiradores; Pacotes de curativo.

QUANTO A DURAO
Os materiais podem ser agrupados como de consumo (consumveis pelo simples uso) ou permanentes (durao superior a dois anos) Exemplo: Esparadrapos (pacote de curativo); Seringas (bandeja de puno venosa).

Necessidade de continuidade operacional; Incerteza da demanda futura ou de sua variao; Disponibilidade imediata do material nos fornecedores e cumprimento dos prazos de entrega; Impossibilidade de ter os materiais em mos na ocasio necessria; Reduo da freqncia de contato com o mercado externo; Segurana contra riscos de produo do mercado.

Impedir a entrada de materiais desnecessrios; Centralizar as informaes; Definir parmetros para cada material; Determinar quantidades a comprar; Analisar e acompanhar evoluo dos estoques; Desenvolver e implementar poltica de padronizao; Dar base ao setor de compras; Realizar estudos.

Rotatividade de estoque; ndice de cobertura; Materiais sem giros ou obsoletos; Itens no movimentados; Ociosidade do capital aplicado; Custo de posse do estoque.

Quantidade em estoque; Tempo de permanncia do estoque; Mo de obra utilizada; Encargos sociais; Custos indiretos; Depreciao.

O procedimento est de acordo com a legislao vigente? O procedimento considerado experimental? O equipamento, material ou medicamento j foi aprovado e registrado pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria?

Riscos ou efeitos adversos decorrentes da utilizao da tecnologia proposta: sobre a populao alvo; sobre o profissional de sade; sobre o meio ambiente.

Uso consciente, explcito e judicioso da melhor evidncia disponvel para a tomada de deciso sobre o cuidado de pacientes individuais.
(Sackett, 2000)

Heterogeneidade dos tratamentos postos em prtica; Crescente conhecimento sobre o que funciona ou no; O controle de custos que encoraja esforos para assegurar terapias que sejam eficazes; O interesse pela qualidade da assistncia sade; Exigncia dos pacientes no que concerne ao cuidado que recebem.

(Rev. Ass. Med. Brasil. 2000; 48(3): 237 41)

A experincia engloba a proficincia e o julgamento provenientes da prtica clnica, em que, a partir de um eficiente diagnstico, identificam se situaes, direitos e preferncias dos pacientes, influenciando as tomadas de deciso sobre as condutas que lhe sero oferecidas.
(Rev. Ass. Med. Brasil. 2000; 48(3): 237 41 )

A evidncia externa provem da pesquisa clnica sistemtica e relevante que define a acurcia dos testes diagnsticos, o poder dos marcadores prognsticos e a eficcia e segurana de medidas preventivas, teraputicas e reabilitadoras.
(Rev. Ass. Med. Brasil. 2000; 48(3): 237 41 )

Lei 6360/76 Dispe sobre a vigilncia a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmacuticos e correlatos, cosmticos, saneantes e outros produtos e d outras providncias... RDC 185/2002 Dispe sobre o registro, alterao, revalidao e cancelamento do registro de produtos mdicos na Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA). RDC 184/2002 Dispe sobre o registro de produtos saneantes.

No servio pblico as aquisies de materiais de qualquer natureza obedecem a Lei n 8.666, de 21/6/1993, alterada pela Lei n 8.883, de 8/6/1994, motivo pelo qual tornam-se totalmente transparentes.

Visa o atendimento ao pblico, ao ensino e a pesquisa, a caridade, e a projeo poltica. Devem ser realizadas de forma muito burocrtica da a lentido do processo. Deve obedecer rigorosamente as leis vigentes. Recebe sempre auditoria rgos competentes. fiscal dos

Rgida obedincia s burocrticas relativas procedimentos de compras;

normas aos

Realizadas pela liberao de recursos financeiros especficos; Qualidade consoante com a limitada disponibilidade de recursos que prevalece na rea pblica

Compras na definio legal toda aquisio remunerada de bens para o fornecimento de uma s vez ou parceladamente. Envolve itens como: Preo justo; Produto de qualidade; Fornecedor idneo e capaz de cumprir contratos mnimos com capacidade jurdica, regularidade fiscal, capacidade tcnica e econmicofinanceira.

Procedimento administrativo mediante o qual a administrao seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse; Desenvolve-se atravs de uma sucesso ordenada de atos vinculados para a administrao e para os licitantes, o que propicia igual oportunidade a todos e atua como ato de eficincia e moralidade nos negcios administrativos pblicos.

Concorrncia; Tomada de preo; Carta convite; Concurso; Leilo.

Modalidade de licitao entre quaisquer interessado que ,na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo do seu objeto; Realiza-se uma convocao genrica com um nmero indeterminado de pessoas, cuja idoneidade ser verificada durante o prprio procedimento e para cujo chamamento dar-sea ampla publicidade.

Modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem todas as condies exigidas para o cadastramento at o terceiro dia anterior a data do recebimento das propostas, que tem 30 dias teis de publicidade, observada a necessria qualificao; Trata-se de procedimento de menor publicidade e cuja participao restringe-se quelas pessoas registradas no cadastro existente para tal fim.

Modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos entre convidados em nmero mnimo de trs pela unidade administrativa, a qual fixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia mnima de at 24 horas de apresentao da proposta.

Modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a escolha do trabalho tcnico, cientfico, artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao ao vencedor, conforme critrios constantes em edital publicado na Imprensa oficial com antecedncia mnima de 45 dias.

Modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis pela administrao ou ainda de produtos legalmente apreendidos e penhorados ou ainda para a alienao de bens imveis a quem oferecer maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao.

O PAPEL DO ENFERMEIRO

Assume o gerenciamento da Unidade; Coordena a atividade assistencial; Tem responsabilidade: na determinao do material necessrio consecuo da assistncia; na definio das especificaes tcnicas; no estabelecimento de critrios quantitativos; na anlise da qualidade; na participao do processo de compra; no controle e avaliao.

O PAPEL DO ENFERMEIRO

Conhece e acompanha o perfil de consumo dos materiais utilizados em sua Unidade; Promove estratgias de orientao e capacitao dos profissionais de Enfermagem uso racional e otimizao dos recursos; Mantem-se atualizado com relao aos novos produtos lanados no mercado e s novas tcnicas teraputicas; Avalia a incluso de novas tecnologias na assistncia e no custo para a Organizao; Integra Comisses de Licitao ou Grupos de Assessoramento de Compras.

A atuao do enfermeiro na administrao de recursos materiais constitui conquista nas esferas da tomada de deciso destacando, portanto, o importante papel do mesmo na dimenso tcnicoadministrativa inerente aos processos de cuidar e gerenciar, e no apenas, na concepo de mais uma atividade burocrtica que no agrega valor profisso e ao cuidado
(Kurcgant, 1991)

H trs coisas na vida que nunca voltam atrs: a flecha lanada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Obrigado!

Vous aimerez peut-être aussi