Vous êtes sur la page 1sur 17

Agrupamento de Escolas da Damaia

EB 2,3 Prof. Pedro DOrey da Cunha

Lngua Portuguesa
2011/2012

ndice
Biobibliografia Prmios atribudos autora Curiosidades Biblioteca pessoal dos autores deste trabalho Entrevista

Biobibliografia
Nome completo - Alice de Jesus Vieira Vassalo Pereira da Fonseca. Data e local de nascimento 20/3/1943, Lisboa.

Formao Licenciada em Germnicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.


Iniciou colaborao no Suplemento Juvenil do Dirio de Lisboa em 1958.

Sempre sonhou ser jornalista. Em 1969 cumpriu o seu sonho (exercer a profisso) e dedicou-se ao jornalismo profissional.
Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros. Tinha cerca de 30 obras editadas em 2007. Em 1989 (com 46 anos) teve cancro da mama, o qual superou.

Prmios atribudos autora


1979 Recebeu o seu primeiro prmio (Prmio da Literatura Infantil), com a obra Rosa, a minha irm Rosa. 1983 Galardoada com o Prmio Calouste Gulbenkian, com a obra Este Rei que eu escolhi. 1992 Recebeu um prmio na Alemanha (Auswahliste Deutscher Jungendliteuraturpreis), com a obra Rosa, a minha irm Rosa.
1994 - Recebeu o Grande Prmio Calouste Gulbenkian de Literatura para crianas, pelo conjunto da sua obra. Tambm fez parte da Lista de Honra do International Board on Books for Young People, pela sua obra Os Olhos de Ana Marta. 2007 Recebeu o Prmio Maria Amlia Vaz de Carvalho, com a obra Dois Corpos Tombando na gua, em O Campo da Palavra.

Curiosidades
Estudou para professora, mas nunca ensinou ningum. Em 2009 completou 30 anos da carreira de escritora. Tinha medo dos barulhos nos corredores da casa onde vivia. Aprendeu a ler e a escrever muito cedo e sozinha. Existem duas escolas em seu nome, uma na Buraca e outra nos Olivais. As realizadoras deste trabalho frequentaram uma destas escolas.

Escola EB1 JI Alice Vieira (Buraca)

Este o livro que ns estamos a estudar na disciplina de Lngua Portuguesa. Este livro uma pea de teatro para crianas e jovens. A histria conta que um pai decide repartir o reino pelas filhas e pe-nas prova, acabando, contudo, por deserdar a mais nova. Esta vem a revelar-se, afinal, a nica que era merecedora da sua generosidade. Vtima do prprio orgulho e castigado pela sua cegueira, o rei expia as culpas mergulhando na misria, at ser finalmente salvo e perdoado pela filha mais nova entretanto reencontrada.

Entrevista
No passado dia 28 de abril fomos feira do livro para falarmos com a Alice. Aps uma longa espera conseguimos uma entrevista.

1 - Em que se inspirou para escrever Leandro, rei da Helria? Inspirei-me numa histria da tradio popular portuguesa. 2 - Como surgiu a ideia de escrever para crianas? Surgiu em 1979 quando os meus filhos me pediram para escrever uma histria para eles.

3 - Qual foi o primeiro livro que escreveu? Recorda-se do que a motivou? O meu primeiro livro foi Rosa Minha Irm Rosa, para corresponder ao pedido dos meus filhos. 4 - O que mais marcou a sua infncia? Os livros. As histrias que eu lia ou que eu inventava para mim .

5 - Qual foi o livro que mais gostou na sua vida? Porqu? Ao longo da nossa vida vamos tendo muitas vidas, e muitos livros, e muitos filmes, e muitas msicasMas, quando era criana, um dos livros que mais me marcaram foi o romance Clarissa, do escritor brasileiro rico Verssimo.

Porque me ensinou como se podia escrever um romance quase sem histria nenhuma, baseado nas emoes da protagonista (uma adolescente de 13 anos) Ainda hoje acho que um grande romance e tenho-o dado a muitas adolescentes ( minha filha, anos depois minha neta) e todas elas ficam fascinadas. Tenho muita pena que entre ns o livro esteja esgotadssimo h anos.

6 - As trs raparigas que constituem este grupo frequentaram a escola EB 1/JI Alice Vieira da Buraca. Sabe como deram o seu nome a esta escola? Essa era a Escola n1 da Buraca, e foi a primeira escola onde fui depois de ter publicado o Rosa, Minha Irm Rosa, por isso fiquei sempre muito ligada a ela, afetivamente. Foi h muitos anos mas nunca me esqueci desse dia.

Os midos tinham feito criao de bichos da seda que nesse dia estavam a sair do casulo. Lembro-me de estarmos todos em grande silncio a olhar para a caixa, onde eles procuravam sair. E quando finalmente as borboletas saram e voaram, todos os midos desataram a cantar os parabns a voc. Foi uma cena linda. Mas evidente que a escolha do meu nome foi da responsabilidade das professoras, por isso esta pergunta deve ser-lhes feita a elas e no a mim

Feira do livro de Lisboa 28-04-2012

Realizado por: Ins Pra n11

Ins Silva
Marta Cunha

n14
n21

7C

Rodrigo Vieira n26

Vous aimerez peut-être aussi