Vous êtes sur la page 1sur 23

Disciplina: Anatomia e Fisiologia

Sistema Respiratrio
Enf Prof Cibelle Mello Viero

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

5/9/12

O sistema respiratrio humano constitudo por um par de pulmes e por vrios rgos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares.

Esses rgos so as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquia, os brnquios, os bronquolos e os alvolos, os trs ltimos localizados nos pulmes.

5/9/12

SISTEMA RESPIRATRIO Composto pelos tratos respiratrios inferiores e superiores. Trato areo superior ou vias areas superiores = aquece e filtra o ar inspirado

Trato areo inferior ou vias areas inferiores = troca gasosa

5/9/12

Fossas nasais:

So duas cavidades paralelas que comeam nas narinas e terminam na faringe. Elas so separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. Possuem um revestimento dotado de clulas produtoras de muco e clulas ciliadas, tambm presentes nas pores inferiores das vias areas, como traquia, brnquios e poro inicial dos bronquolos. 5/9/12

Faringe:

um canal comum aos sistemas digestrio e respiratrio e comunica-se com a boca e com as fossas nasais.

O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.

5/9/12

Laringe:

um tubo sustentado por peas de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoo, em continuao faringe.

O pomo-de-ado, salincia que aparece no pescoo, faz parte de uma das peas cartilaginosas da laringe.

A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma espcie de vlvula denominada epiglote.
5/9/12

Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada fechada pela epiglote. Isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratrias. O epitlio que reveste a apresenta 5/9/12 laringe

Traquia:

um tubo de aproximadamente 1,5 cm de dimetro por 10-12 centmetros de comprimento, cujas paredes so reforadas por anis cartilaginosos.

Bifurca-se na sua regio inferior, originando osbrnquios, que penetram nos pulmes.

Seu epitlio de revestimento muco-ciliar adere partculas de poeira e bactrias presentes em suspenso no ar inalado, que so posteriormente varridas para fora 5/9/12 (graas ao movimento dos clios)

Pulmes:

Os pulmes humanos so rgos esponjosos, com aproximadamente 25 cm de comprimento, e cerca de 700 g de peso. Sendo envolvidos membrana denominadapleura.
5/9/12

por

uma serosa

Nos pulmes os brnquios ramificam-se , dando origem a tubos cada vez mais finos, osbronquolo s. O conjunto

5/9/12

Cada bronquolo termina em pequenas bolsas formadas por clulas epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) recobertas por capilares sanguneos, denominadasalvolos pulmonares.

5/9/12

Brnquios = bronquolos = alvolos

Diafragma: A base de cada pulmo apia-se no diafragma, rgo que separa o trax do abdomem, promove juntamente com os msculos intercostais, os movimentos respiratrios. Tem seus movimentos controlados pelo nervo frnico.

Pleura: 2 camadas contnuas uma com a outra Pleura visceral = envolve o pulmo Pleura parietal = envolve cavidade torcica As 2 camadas se colocam uma oposta a outra e so lubrificadas pelo lquido pleural.
5/9/12

A pleura parietal denominada de acordo com a regio que passa , pleura costal (costelas) , pleura diafragmtica (diafragma) , pleura mediastinal (mediastino) . A parte da pleura que cobre a raiz do pulmo e se prolonga at o diafragma denominada ligamento pulmonar e a pleura cervical prolonga-se at o pescoo pela abertura torcica superior .

5/9/12

Mediastino: Espao entre os sacos pleurais

5/9/12

FISIOLOGIA DA RESPIRAO Ventilao pulmonar A inspirao = entrada de ar nos pulmes. Pela contrao da musculatura do diafragma e dos msculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torcica, com conseqente reduo da presso interna (em relao externa), forando o ar a entrar nos pulmes.

A expirao = sada de ar dos pulmes. Pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos msculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torcica, com conseqente aumento da presso interna, forando o ar a sair dos pulmes.

5/9/12

A = Inspirao 5/9/12 B = Expirao

Transporte de gases respiratrios Oxignio transportado pela hemoglobina (protena presente nas hemcias). Hb + 4 molculas de oxignio = oxi-hemoglobina Hematose Nos alvolos pulmonares o gs oxignio do ar difunde-se para os capilares sangneos e penetra nas hemcias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gs carbnico (CO2) liberado para o ar.

5/9/12

Nos tecidos ocorre um processo inverso: o gs oxignio dissocia-se da hemoglobina e difunde-se pelo lquido tissular, atingindo as clulas. A maior parte do gs carbnico (cerca de 70%) liberado pelas clulas no lquido tissular penetra nas hemcias e reage com a gua, formando o cido carbnico, que logo se dissocia e d origem a ons H+ e bicarbonato (HCO3-), difundindo-se para o plasma sangneo. Cerca de 23% do gs carbnico liberado pelos tecidos associam-se prpria hemoglobina, formando a carboemoglobina. O restante dissolve-se no plasma.

5/9/12

OBS: O monxido de carbono, liberado pela queima de combustveis fsseis e pela fumaa dos cigarros entre outros, combina-se com a hemoglobina de uma maneira mais estvel do que o oxignio, formando ocarboxiemoglobina.Dessa forma, a hemoglobina fica impossibilitada de transportar o oxignio, podendo levar morte por asfixia.

5/9/12

Controle da respirao Repouso: 12 a 16 mpv A respirao controlada por um centro nervoso localizado no bulbo, de onde partem nervos responsveis pela contrao dos msculos respiratrios. O centro respiratrio capaz de aumentar e diminuir tanto a freqncia como a amplitude dos movimentos respiratrios, pois possui quimiorreceptores que so bastante sensveis ao pH do plasma. Quando o sangue torna-se mais cido devido ao aumento do gs carbnico, o centro respiratrio induz a acelerao dos movimentos respiratrios. Dessa forma, tanto a freqncia quanto a amplitude da respirao tornamse aumentadas devido excitao do centro respiratrio. Em situao contrria, com a depresso do centro respiratrio, ocorre diminuio da freqncia e amplitude respiratrias. A respirao ainda o principal mecanismo de controle do pH do sangue.

5/9/12

A capacidade e os volumes respiratrios Capacidade total = 5 litros de ar, sendo apenas meio litro renovado (volume corrente) em cada respirao Inspirao forada, e expirao forada = retirada 4 litros de ar do pulmo, o que corresponde capacidade vital, e dentro de seus limites que a respirao pode acontecer. Mesmo no final de uma expirao forada, resta nas vias areas cerca de 1 litro de ar, o volume residual.

5/9/12

MUITO OBRIGADA!!!!!

5/9/12

5/9/12

Vous aimerez peut-être aussi