Vous êtes sur la page 1sur 5

Conceitos...

arquitetura
expresso material e simblica da vida de um grupo social.

Noutras palavras, a realizao cultural de um grupo humano com a finalidade de abrigar a sua vida cotidiana individual e coletiva ao lugar do mundo onde ela se desenvolve. Nestes termos a arquitetura a expresso material e simblica da mxima adequao possvel de um grupo humano, da sua vida cotidiana individual e coletiva, do seu ethos ao seu topos. Sintetizando: ARQUITETURA uma realizao eminentemente humana e sua origem remonta s origens da prpria espcie. Atravs de tentativas contnuas e sucessivas, os grupos humanos edificam com o conhecimento acumulado e os materiais disponveis, as formas dos abrigos que se fazem necessrios para adaptar e assegurar a sua sobrevivncia nos diferentes lugares do mundo em que decidiram viver.

cidade
Segundo BENEVOLO (1993), a cidade -- local de estabelecimento aparelhado, diferenciado e ao mesmo tempo privilegiado, sede da autoridade -- nasce da aldeia, mas no apenas uma aldeia que cresceu. Se forma quando os servios j no so executados pelas pessoas que cultivam a terra, mas por outras que no tm esta obrigao, e que so mantidas pelas primeiras com o excedente do produto total. Nasce, assim, o contraste entre dois grupos sociais, dominantes e subalternos: os servios j podem se desenvolver atravs da especializao, e a produo agrcola pode crescer utilizando estes servios.

Primeiros stios habitados...


Os primeiros stios habitados se desenvolveram nos vales dos rios em virtude da fertilidade do solo, facilidade de irrigao e de transportes. Exemplos: Nilo (Egito), Tigre e Eufrates (Mesopotmia), Hindus (Paquisto) e rios Amarelo e Yang-TsKiang (China). De acordo com descobertas arqueolgicas, foram localizados no Oriente Mdio vestgios dos primeiros aldeamentos baseados no cultivo do trigo e da cevada e na domesticao de cabras e ovelhas. Encontraram-se aldeias em runas onde subsistiam os primeiros silos e fornos de padeiro -- Jarimo e Zawi Chemi, no Iraque; Ras Shamra, na Sria, e outras. Os dois maiores e mais desenvolvidos stios arqueolgicos que se tem conhecimento so Jeric e atal Hyk.

Urbanismo
O termo urbanismo, segundo Gasto. Bardet, parece ter surgido em 1910 no Bylletin de la Societe Geographique de Neufchatel. Deriva-se do latim - urbe = cidade - e, etimologicamente falando, o estudo ou compreenso da cidade. essncia do urbanismo: relaes entre o espao da cidade e a sociedade que nela vive. Sob esse enfoque, o urbanismo o estudo das relaes entre determinada sociedade (cultura, tradio, poder, histria) e o espao que as abriga (ruas, construes, limitaes geogrficas), bem como das formas de sua organizao e interveno sobre elas com determinado objetivo.

Vous aimerez peut-être aussi