Vous êtes sur la page 1sur 20

SCRATES - A descoberta que o homem a sua psiqu

Slide na parte 2

SCRATES
Fascinava jovens, mulheres e polticos de sua poca. Inicialmente, seguiu o o ensinamento dos naturalistas. Com o tempo, passou a sentir uma grande insatisfao com legado desses filsofos. Concentrou-se na questo do que o homem o grau de conhecimento que o homem pode ter de si mesmo.

SCRATES
Os filsofos pr-socrticos queriam responder O que a natureza? Scrates procurava responder O que a realidade ltima do homem? A resposta a que Scrates chegou a de que o homem a sua alma

PSYCH

SCRATES
A alma distingue o homem de qualquer outra coisa, dando-lhe uma personalidade nica. Por psych, Scrates entende a conscincia e a personalidade intelectual e moral. Esta colocao de Scrates exerceu uma influncia profunda em toda a tradio europia, at hoje.

SCRATES
Afirmava ter recebido de Deus a tarefa de ensinar o homem a cuidar da sua alma.
(...) a ordem de Deus (...) Na verdade, no outra coisa que fao nestas minhas andanas a no ser persuadir a vs, jovens e velhos, de que no deveis cuidar s do corpo, nem exclusivamente das riquezas, e nem de qualquer outra coisa antes e mais fortemente que da alma(...)

O MTODO SOCRTICO
INTRODUO
Para entendermos e concordamos ou no com a frase:
CIME PROVA DE AMOR.

Temos que saber o que amor e o que cime. Que nos deu essas definies? MUITAS DEFINIES QUE TEMOS FORAM DADAS POR OUTRA PESSOA.

O MTODO SOCRTICO
Em seu mtodo, Scrates tentava despojar a pessoa da falsa iluso do saber. Fragilizava sua vaidade. Livrava a pessoa de falsas crenas e a deixava mais suscetvel a extrair a verdade lgica que estava dentro dela mesma. Ele nada ensinava. Ajudava as pessoas a tirarem de si mesmas opinies prprias e limpas de falsos valores.

O MTODO SOCRTICO
Ele comparava seu mtodo com o trabalho de uma lapidador de diamantes, que tira o excesso de entulhos do diamante. No faz a pedra. Afirmava que o professor nada mais pode fazer que orientar e esclarecer dvidas. O processo de aprender um processo interno, e tanto mais eficaz quanto maior for o interesse de aprender.

O MTODO SOCRTICO
Ao iniciar uma conversa assumia a postura de um homem ignorante que apenas sabe que nada sabe. A ironia foi a grande ttica da maiutica de Scrates. Um encontro com Scrates podia expor a pessoa ao ridculo. Alguns achavam que Scrates possua a arte de interrogar.

PLATO

o primeiro grande filsofo da tradio ocidental a deixar uma obra escrita considervel. A obra de Plato s pode ser entendida em funo do pensamento de Scrates e dos prsocrticos. Plato reencontra a filosofia a partir de preocupaes de carter poltico.

PLATO
Quando Plato nasceu, Atenas vivia seu apogeu, com inigualvel poder martimo. Plato tinha 4 anos quando comearam as Guerras do Peloponeso e 31 anos quando elas terminaram com a capitulao de Atenas. Plato passa a sonhar com a reconstruo de uma cidade que seja a encarnao da Justia. Na Atenas vencida, Plato convidado a participar do Governo dos Trinta. Ele no aceita pois constata que os Trinta acumulam injustias e violncias

PLATO E SCRATES
Scrates no pretende elaborar uma cosmologia. Devemos nos interessar por aquilo que nos concerne diretamente. CONHECE-TE A TI MESMO No pretende ensinar nada, mas ajudar o ser humano a refletir e tomar conscincia dos seus prprios pensamentos.

PLATO E SCRATES
Para Plato, a tcnica da ironia usada por Scrates em seu mtodo, significa a arte de interrogar. As perguntas feitas por Scrates levam o interlocutor a descobrir as contradies de seus pensamentos e a profundidade de sua ignorncia. Scrates possua enorme confiana no saber e na verdade. Para ele os injustos e os maus no passam de ignorantes. Se conhecessem a justia, praticariam pois ningum mau voluntariamente.

A INTUIO FUNDAMENTAL DE PLATO


Para definir o homem preciso que exista algo alm dos homens. Um outro mundo onde exista o homem em si o mundo das idias. Os principais temas de Plato esto ligados ao mundo das idias. Para ele, as idias valem mais que a vida. A teoria platnica da alma est ligada so mundo das idias. Para ele, Deus a medida para todas as coisas.

A INTUIO FUNDAMENTAL DE PLATO


A poltica de Plato distingue trs classes sociais:
Os artesos, dos quais a Justia exige temperana Os militares, nos quais a Justia ser a coragem Os chefes, cuja Justia antes de tudo sabedoria

Entre as formas de governo, defende a aristocracia o governo dos melhores.

ARISTTELES
Nasceu em Estagira em 384 aC. Aos 18 anos ingressou na academia platnica, onde ficou por vinte anos. Nesse perodo, estudou os filsofos prplatnicos. 13 anos aps a morte de Plato, fundou sua escola Liceu. Sua escola tambm foi chamada de peripattica as aulas eram dadas em dadas em forma de palestra.

ARISTTELES
O CARTER
Recolhido para elaborao do seu sistema filosfico. Foi essencialmente um homem de cultura, de estudo, de pesquisa, de pensamento, que foi se isolando da vida prtica, social e poltica, para se dedicar investigao cientfica.

ARISTTELES
CARACTERSTICAS DE FILSOFO
Profundidade e firmeza de inteligncia Agudeza de penetrao riqueza de detalhes Vigor de raciocnio Poder de sntese concluso Faculdade de criao e inveno Erudio histrica Universalidade de conhecimentos cientficos

ARISTTELES
PRINCIPAIS ESCRITOS
Escritos Lgicos Escritos sobre a fsica Escritos metafsicos Escritos morais e polticos Escritos retricos e poticos As obras manifestam um grande rigor cientfico, sem enfeites mticos ou poticos, exposio breve, clara e ordenada.

Vous aimerez peut-être aussi