Vous êtes sur la page 1sur 34

Otilia Afonso

TURISMO DO FUTURO
1 Prof. Otilia Afonso

CONTEDO
Formao do Turismo Mundial Histria e Tecnologia do turismo Ferramentas tecnolgicas Dicas e sites

Otilia Afonso

FORMAO DO TURISMO MUNDIAL


A Organizao Mundial de Turismo (OMT) uma agncia especializada das Naes Unidas e a principal organizao internacional no campo do turismo. Funciona como um frum global para questes de polticas tursticas e como fonte de conhecimento prtico sobre o turismo. Sua sede em Madri, Espanha. Em 2009, a OMT conta como membros 154 pases, 7 territrios e mais de 300 Membros Afiliados, representando o setor privado, instituies educacionais, associaes e autoridades locais de turismo.

Otilia Afonso

Sua origem remonta ao Congresso Internacional de Associaes Oficiais de Trfego Turstico, realizado em 1925 na cidade de Haia,Holanda. Aps a Segunda Guerra Mundial, foi rebatizada como Unio Internacional de Organizaes Oficiais de Viagens (IUOTO) e transferida para Genebra. A IUOTO era uma organizao no-governamental que chegou a reunir 109 Organizaes Nacionais de Turismo e 88 membros associados dos setores pblico e privado. Em 1974, seguindo uma resoluo da Assemblia Geral das Naes Unidas, foi transformada em um rgo intergovernamental. Em 2003, tornou-se uma agncia especializada das Naes Unidas. http://unwto.org/es

Otilia Afonso

HISTRIA DO TURISMO
Turismo antigo Turismo mdio Turismo Moderno Turismo Contemporneo Thomas Cook ( O Pai do Turismo )

Otilia Afonso

Turismo antigo Na Histria da Grcia Antiga, dava-se grande importncia ao tempo livre, os quais eram dedicados cultura, diverso, religio e desporto. Os deslocamentos mais destacados eram os que se realizavam com a finalidade de assistir as olimpadas (que ocorriam a cada 4 anos na cidade de Olmpia). Para l se deslocavam milhares de pessoas, misturando religio e desporto. Tambm existiam peregrinaes religiosas, como as que se dirigiam aos Orculos de Delfos e ao de Ddona. Durante o Imprio Romano os romanos freqentavam guas termais (como as das termas de Caracalla). Eram assduos de grandes espetculos, em teatros, e realizavam deslocamentos habituais para a costa (como o caso de um, muito conhecido, para uma vila de frias: a "orillas del mar"). Estas viagens de prazer ocorreram possivelmente devido a trs fatores fundamentais: a "Pax Romana", o desenvolvimento de importantes vias de trfego e a prosperidade econmica que possibilitou a alguns cidados meios financeiros e tempo livre.
6

Otilia Afonso

Turismo mdio Durante a Idade Mdia o turismo j comea a se manifestar de forma discreta e como uma manifestao humana. um perodo onde a economia passa por encolhimento devido as batalhas e conflitos religiosos. As primeiras viagens de motivao religiosa comeam a ocorrer nesta poca, embora j tenha existido na idade antiga e clssica, tanto o Cristianismo como o Isl passam a realizar as expedies desde Veneza a Terra Santa, e as peregrinaes ao Caminho de Santiago a partir 814, quando foi descoberto a tumba do Santo. Durante este perodo vrias peregrinaes ocorreram na Europa motivando a criao de mapas e outros servios para os viajantes. Quanto ao Turismo Islmico de Hajj, a peregrinao para Meca obrigatrio no Islamismo sendo necessrio fazer pelo menos uma vez durante a vida.

Otilia Afonso

Turismo Moderno

Durante a Idade Moderna, permanece as peregrinaes. A peste era outro fator que faziam as pessoas migrarem. O hotel (de origem da palavra francesa que designava os palcios urbanos). um dos primeiros servios tursticos que surgem. Esta tambm a poca das grandes expedies martimas; espanhis, britnicos e portugueses que despertam a curiosidade e o interesse por grandes viagens.

Otilia Afonso

Ao

final do sculo XVI surge o costume de mandar os jovens aristocratas ingleses para fazerem um Grand Tour ao final de seus estudos, com a finalidade de complementar sua formao e adquirir certas experincias. Sendo uma viagem de larga durao (entre 3 e 5 anos) que se fazia por distintos pases europeus, e desta atividade nascem as palavras: turismo, turista, etc.

Otilia Afonso

Existindo

um ressurgir das antigas termas, que haviam decado durante a Idade Mdia. No tendo somente como motivao a indicao medicinal, sendo tambm por diverso e o entretenimento em estncias termais como, por exemplo, em Bath, na Inglaterra. Tambm nesta mesma poca data o descobrimento do valor medicinal da argila com os banhos de barro como remdio teraputico, praias frias (Niza,) onde as pessoas iam tomar os banhos por prescrio mdica.

10

Otilia Afonso

Turismo Contemporneo

Aps a Revoluo Industrial, que acontece na Europa nos sculo XVII e XIX, surge a burguesia e este dispondo de novos recursos econmicos, ideais novas terras, novos horizontes a serem descobertos, as pessoas estavam saindo da escurido da filosofia, expanso do ser humano e nova viso sobre os bens e capitaais. Maquinrio a vapor sendo propulsor da revoluo dos meios de transporte e produo de bens, Os bondes, trens so substitudo a trao animal pelo vapor , tornando rpido o deslocamento e ainda os navios transpondo os continentes.

11

Otilia Afonso

Freedom of the Seas, o maior navio cruzeiro do planeta, smbolo da era das grandes viagens martimas. Inglaterra torna-se a primeira a oferecer passagens de travessias transocenicas e dominam o mercado martimo na segunda metade do sculo XIX, o que favorecer as correntes migratrias europeias para a Amrica.

12

Otilia Afonso

Thomas

Cook

Em

1840, Thomas Cook, considerado o pai do Turismo Moderno, promove a primeira viagem organizada da histria. Mesmo tendo sido um fracasso comercial, considerada como um profundo sucesso em relao a organizao do primeiro pacote turstico, pois se constatou a enorme possibilidade econmica que este negcio poderia chegar a ter como atividade, criando assim em 1851 a Agncia de Viagens Thomas Cook and son.

13

Otilia Afonso

Em 1867 inventa o voucher, documento que permite a utilizao em hotis de certos servios contratados e propagados atravs de uma agncia de viagens. Henry Wells e William Fargo criam a agncia de viagens American Express que inicialmente se dedica ao transporte de mercadorias e que posteriormente se converte em uma das maiores agncias do mundo. Introduzindo o sistema de financiamento e emisso de cheques de viagem, como por exemplo o travel-check (dinheiro personalizado feito com papel moeda de uso corrente que protege o viajante de possveis roubos e perdas).

14

Otilia Afonso

LINHA DO TEMPO DO TURISMO

Dcada de 70 Incio da formao da OMT, e o turismo era restrito por fronteiras e limitaes polticas. Dcada de 80 Mudanas de ordem poltica e econmica e a transformao do mundo. Incio da era digital nas residncias.

Otilia Afonso

15

Dcada de 90
Otilia Afonso

Abertura da economia mundial novos mercados, inicio da globalizao e expanso das pesquisas do mercado digital. Incio da agilidade de comunicao por meio dos cabos digitais e abertura destes mercado aos consumidores. Antes estas ferramentas estavam destinadas exclusivamente as foras armadas.

16

FERRAMENTAS TECNOLGICAS
Ferramentas de comunicao do Turismo na dcada de 90 Telex Sistema DOS Fax

17

Otilia Afonso

TELEX

18

Otilia Afonso

SISTEMA DOS

19

Otilia Afonso

FAX

20

Otilia Afonso

NOVAS TECNLOGIAS
Microsoft William Henry Gates (Seattle, 28 de outubro de 1955) mais conhecido como Bill Gates, e fundou com Paul Allen a Microsoft. Gates um dos visionrios e pioneiros na comercializao do computador pessoal. Ocupa atualmente o cargo de presidente no-executivo da Microsoft, alm de ser classificado regularmente como a pessoa mais rica do mundo, posio ocupada por ele de 1995 a 2007, e em 2009.

21

Otilia Afonso

Google

Google comeou em janeiro de 1996 como um projeto de pesquisa de Larry Page e Sergey Brin, quando ambos eram estudantes de doutorado na Universidade Stanford, na Califrnia, Estados Unidos

22

Otilia Afonso

Google

Maps : um servio de pesquisa e visualizao de mapas e imagens de satlite da Terra gratuito na web fornecido e desenvolvido pela empresa estadunidense Google. o servio disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponto nos Estados Unidos, Canad, na Unio Europia, Austrlia e Brasil, entre outros. Disponibiliza tambm imagens de satlite do mundo todo, com possibilidade de um zoom nas grandes cidades, como Nova Iorque, Paris, So Paulo, Rio de Janeiro, entre outras.

Otilia Afonso

Atualmente,

23

Juntamente com o lanamento da verso brasileira do Google Maps, a empresa introduziu o Local Business Center, ferramenta que permite com que qualquer empresa faa seu cadastro e seja ento encontrada no Google Maps por qualquer usurio. No cadastro as empresas podem preencher seus dados cadastrais, horrio de atendimento, formas de pagamento, logotipo e fotos, sendo necessria confirmao do cadastro atravs de uma ligao telefnica, SMS ou carta. Com uma conta Google, j possvel destacar as suas prprias rotas, pontos e reas, gerar comentrios e compartilhar os respectivos links de acesso ao mapa criado. Tambm possvel gerar um arquivo KML para integrao com o Google Earth.

24

Otilia Afonso

Google Street View um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panormicas de 360 na horizontal e 290 na vertical e permite que os usurios (utilizadores) vejam partes de algumas regies do mundo ao nvel do cho /solo. Quando foi lanado em 25 de agosto de 2007, apenas 5 cidades americanas haviam sido includas. Desde ento j se expandiu para milhares de localizaes em alguns pases como Estados Unidos, Frana, Austrlia, Japo, Portugal e Brasil.

25

Otilia Afonso

O Google Street View mostra fotos tiradas por uma frota de veculos do modelo Chevrolet Cobalt nos Estados Unidos, Opel Astra na Europa e Austrlia, Toyota Prius no Japo e Fiat Stilo no Brasil. Em reas de pedestres, ruas estreitas e outros lugares que no podem ser acessados / acedidos por carros so usadas as Google Bikes. As imagens podem ser navegadas usando tanto o rato / mouse quanto o teclado. Com esses dispositivos as fotos podem ser vistas em diferentes tamanhos, a partir de qualquer direo e de diversos ngulos. As linhas que surgem na rua que est sendo /est a ser exibida indicam a direo seguida pelo carro com a cmera do street view.

26

Otilia Afonso

Google Earth um programa de computador desenvolvido e distribudo pela empresa americana Google cuja funo apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construdo a partir de mosaico de imagens de satlite obtidas de fontes diversas, imagens areas (fotografadas de aeronaves) e GIS 3D. Desta forma, o programa pode ser usado simplesmente como um gerador de mapas bidimensionais e imagens de satlite ou como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra. Com isso, possvel identificar lugares, construes, cidades, paisagens, entre outros elementos. O programa similar, embora mais complexo, ao servio tambm oferecido pelo Google conhecido como Google Maps.

27

Otilia Afonso

Anteriormente conhecido como Earth Viewer, o Google Earth foi desenvolvido pela Keyhole, Inc, uma companhia adquirida pelo Google em 2004. O produto, renomeado de Google Earth em 2005, est disponvel para uso em computadores pessoais rodando Microsoft Windows 2000, XP, Vista, 7, Mac OS X 10.3.9 e superiores, e Linux (lanado em 12 de Junho de 2006) eFreeBSD. O programa est disponvel em duas diferentes licenas: Google Earth, a verso grtis mas com funes limitadas; e o Google Earth Pro ($400 por ano), que se destina a uso comercial. O Google Earth Plus ($20 por ano), que dispunha de recursos adicionais foi cancelado em 2008 por motivos comerciais.

28

Otilia Afonso

RQ Code uma ferramenta de cdigo de barra que possibilita o cadastro de produtos com maior acessibilidade e facilidade para o cliente. Onde no mais obrigatrio somente o uso de nmeros mas, possvel construir frases, e aes promocionais e publicidades

Mobile Site Guia de Hoteis So Paulo Site Mvel Guia de Hoteis So Paulo
http://www.2mob.com.br/viagem-eturismo/guia-hoteis/mob.asp?id=79
Otilia Afonso

29

Museus Virtuais
Otilia Afonso

http://eravirtual.org/

30

Maiores e Melhores empresas de 2011


Otilia Afonso

Um outro olhar sobre o Brasil.

http://www.vimeo.com/26083738

31

Os determinantes do futuro do turismo Para acompanhar o crescimento previsto de 4,5% ao ano no mercado de turismo ao longo da prxima dcada, o empresrio do setor precisa saber transformar as novas tendncias em grandes oportunidades.

32

Otilia Afonso

Alex Kyriakidis

Diretor global da rea de Turismo, Hospitalidade e Lazer da Deloitte Apesar das dificuldades que tm afetado as indstrias do turismo e do lazer nos ltimos anos do terrorismo global ao maremoto no Oceano ndico , h motivos para otimismo. Para comear, cerca de 50 milhes de novos turistas faro as malas para viajar nos prximos cinco anos e o mercado de produtos e servios tursticos via internet deve dobrar nos prximos trs anos. Nesse processo, h cinco determinantes principais para as mudanas que incidiro sobre o setor: segurana, mudanas no perfil da populao, o papel governamental, o maior acesso rede mundial de computadores e as transformaes no modelo de negcios. Vamos verificar sucintamente como cada um desses fatores j est afetando o mercado.
Fonte : http://www.deloitte.com/view/pt_BR/br/industrias/turismohotelariaeentret enimento/article/4232cbdf341fb110VgnVCM100000ba42f00aRCRD.htm
Acesso 04/09/11

Otilia Afonso

33

Obrigada !
Otilia Afonso

O futuro no algo que esta por vir, mas sim o que construmos hoje. Otilia Afonso 05/09/11

34

Vous aimerez peut-être aussi