Vous êtes sur la page 1sur 13

Autores: YAMASHITA, O.M. GUIMARES, S.C. SILVA, J.L.

Germinao de sementes de Conyza canadensis e C. bonariensis em funo da presena de KNO3 e GA3 no substrato.
Equipe: Emily Ferreira Ingrid Amorim Josycarlla Lobato Karla Coqueiro Natale Lindoso Valdeny Moaraes

INTRODUO
Conyza canadensis e C. bonariensis so espcies de plantas daninhas da famlia Asteraceae, abundantes em vrios pases do Continente Europeu, Americano e freqente nas regies sudeste, sul e centro-oeste do Brasil.

INTRODUO
Problemas:
1. 2. 3. As plantas daninhas apresentam caractersticas de ampla adaptabilidade ao ambiente agrcola Em competio podem infestar a rea em curto intervalo de tempo. Infestam lavouras de cultivo anual e perene em todo mundo.

Possvel Soluo:
1. 2. 3. As sementes de plantas daninhas, de modo geral apresentam dormncia; entretanto, cada espcie manifesta-a de diferentes formas. Os fatores ambientais podem afetar diretamente a superao de dormncia das sementes de plantas daninhas, como a presena/ausncia de luz, temperatura, etileno, nitrato de potssio e giberelinas. Adoo de estratgias adequadas de manejo, alm do desenvolvimento de tcnicas alternativas para seu controle.

OBJETIVO
Verificar se a germinao de C. canadensis e C. bonariensis alterada pela luz e pela presena de nitrato de potssio e cido giberlico.

MATERIAIS E MTODOS
Dois experimentos
1. as sementes foram colocadas para germinar sobre substrato umedecido com : gua destilada soluo aquosa de nitrato de potssio (20mM) de cido giberlico (0,1mM) de nitrato+GA3(20mM+0,1m)

2.

as sementes das espcies foram submetidas a prembebio em gua ou nitrato+GA3 por 0, 3, 6 ou 9 horas Posteriormente colocadas para germinar em ambiente totalmente escuro

Os tratamentos foram mantidos sob luz (12 Horas) e no escuro.

Materiais e Mtodos
Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, com quatro repeties para todos os tratamentos. Os dados foram submetidos verificando-se a significncia dos fatores principais e de suas interaes, com base no teste F ( = 0,05).

Experimento em esquema fatorial 2 x 2 x 4: a. duas espcies (Conyza canadensis e C. bonariensis), b. duas condies de luminosidade(claro e escuro) c. quatro solues

RESULTADOS E DISCUSSO
Analisando a interao espcie x luminosidade:
as sementes das duas espcies, mantidas no escuro, no germinaram ( ), demonstrando que ambas as espcies so fotoblsticas positivas, cuja germinao dependente da presena de luz.
Na presena de luz, as espcies comportaram-se de forma diferente, em que Conyza bonariensis obteve maior porcentual germinativo que C.canadensis (92,4 e 87,5%, respectivamente).

RESULTADOS E DISCUSSO
Analisando a interao luminosidade x soluo de embebio :
no se observou diferena de germinabilidade quando o substrato foi umedecido com cido giberlico ou a sua mistura com nitrato, em relao gua ( ). O tratamento cuja soluo empregou apenas nitrato de potssio reduziu a germinao em 14% em relao ao umedecimento com gua.

RESULTADOS E DISCUSSO
A necessidade de luz para que o processo de germinao seja completado no foi superada pela presena de nitrato, cido giberlico ou pela mistura dessas duas substncias. Para a velocidade de germinao (IVG), houve significncia para: Luminosidade solues de embebio e interao espcie x soluo de embebio e luminosidade x soluo de embebio.

RESULTADOS E DISCUSSO
Nitratos e giberelinas, apesar de em alguns casos substiturem a luz em espcies fotoblsticas, nas duas espcies de Conyza no o fizeram. Nitrato de potssio e cido giberlico : no estimulam a germinao das sementes na ausncia de luz.

Sementes mantidas no escuro aps transferncia para a luz, completaram o processo de germinao em todos os tratamentos, com germinabilidade semelhante queles que ficaram por todo tempo sob luz ( ).

RESULTADOS E DISCUSSO

CONCLUSO FINAL
Nas condies experimentais, a luz foi o nico fator restritivo para a germinabilidade das sementes das duas espcies de Conyza.

Vous aimerez peut-être aussi