Vous êtes sur la page 1sur 12

Domnio: STC 5 REDES DE INFORMAO E COMUNICAO

Formadora: Sandra Loureno Tema: Redes Sociais, na Internet

Redes Sociais, na Internet

As redes sociais so plataformas na internet que interligam milhes de utilizadores, que permitem a partilha de informao pessoal e multimdia como fotos vdeos, msica, entre outros, seus perfis podem ser de livre acesso ou restringidos em vrios parmetros. Atualmente, as redes sociais esto em grande expanso, est na moda ligarmonos atravs desses sites. Alguns dos mais conhecidos so: facebook, hi5, orkut, bebo, myspace, flickr e twitter, diariamente milhes de pessoas fazem destes sites os mais visitados.
2

Redes Sociais, na Internet


As redes sociais foram criadas com intuito de simplificar a comunicao, partilhar informao e aproximar as pessoas, algumas delas foram criadas por universitrios como o caso do facebook.

As principais redes sociais a nvel mundial, so o facebook, myspace e bebo. O facebook foi criado em Fevereiro de 2004, atualmente est prximo dos 500 milhes de utilizadores, a ltima contagem foi a 5 de Fevereiro de 2010 com cerca de 400 milhes. O myspace foi fundado em 2003, sendo em 2006 considerado o site social mais popular, com cerca de 1000 empregados, sediada em Beverly Hills em Califrnia, USA, com cerca de 110 milhes de utilizadores. O bebo foi lanado em 2005, muito popular em pases de lngua inglesa. Os sites sociais esto em constante evoluo a nvel de utilizadores, porque se pode facilmente criar um perfil ou apag-lo, dai a dificuldade de se saber o nmero exacto de utilizadores.

Redes Sociais, na Internet

Redes Sociais, na Internet Vantagens e desvantagens das redes sociais

Redes Sociais, na Internet Vantagens e desvantagens das redes sociais

Os sites sociais trazem benefcios como: estar facilmente contactvel, encontrar amigos que perdemos o contacto, fazer novos amigos, entre outros e at mesmo candidatarmo-nos a ofertas de emprego ou expormos um porteflio profissional. Possibilita tambm a interao com outras pessoas, partilhando ideias, pensamentos, vdeos, fotografias, jogos, etc. Nas redes sociais existem tambm aspetos negativos, pelo que devemos ter cuidado com a informao que partilhamos e desconfiar da informao que nos transmitem. Qualquer pessoa pode inventar um perfil com o intuito de enganar outros utilizadores, com os mais variados fins, tais como: pedofilia, roubos, sequestros, etc. Por isso cabe a cada um de ns tirar o melhor partido da sua utilizao.

Redes Sociais, na Internet Vantagens e desvantagens das redes sociais


Podemos constatar que cada vez mais os adolescentes esto consciencializados para um bom uso da internet e uma melhor proteo da sua privacidade online.

Atualmente, devido a uma constante informao, em que o objetivo sensibilizar os utilizadores dos perigos da internet e por consequncia das redes sociais, j se verifica um uso mais cauteloso dos mesmos. Apesar da Internet ser um mundo virtual, so bem reais as pessoas que fazem parte dela, a primeira ideia que as pessoas tm e que errada, que estamos protegidos em nossas casas atrs de um PC. Deve haver a conscincia de que, se disponibilizarmos informao pessoal, basta haver algum mal intencionado para poder usar essa informao para inmeros malefcios. Os casos mais comuns dos perigos da internet so, violao da privacidade (ex: contas de bancos online, cartes de crdito, dados pessoais, etc.), visionamento de material imprprio (ex: pornografia, pedofilia, violncia, etc.), chats online com pessoas desconhecidas, entre outros.
7

As redes sociais so "plataformas" aliciantes para pessoas mal intencionadas, estando disposio de milhares de pessoas para sua interao e por consequncia ficam vulnerveis. Cada vez mais existe criminalidade na Internet, embora haja todo um esforo governamental (leis, investigao criminal, etc.) e institucional alertando perigos e formas de proteo, ns temos como obrigao e dever de sermos os primeiros a tomar essas medidas de precauo.

10

Fontes:
www.google.com/images http://pt.scribd.com http://www.slideshare.net/

11

Trabalho Realizado pelos formandos: Nelson Rodrigues Ricardo Costa

12

Vous aimerez peut-être aussi