Vous êtes sur la page 1sur 49

Avanos e recuos na trajetria da histria da Educao Infantil no Brasil

Prof. JOCELI 2012

Os primeiros passos no Brasil


At meados do sc. XIX no havia instituies creches ou parques infantis que atendessem crianas pequenas longe das mes zona rural: famlias de fazendeiros assumiam o cuidado das crianas rfs ou abandonadas zona urbana: rodas dos expostos

Segunda parte do sc. IX(abolio e proclamao da repblica) essa situao modifica-se um pouco.Ocorre grande migrao para a zona urbana) Iniciativas isoladas de amparo infncia (mortalidade infantil)

Assimilao pelas elites dos iderios do Movimento das Escolas Novas produzidos no centro das transformaes ocorridas na Europa e trazidas ao Brasil. Responsabilizao da famlia pobre pela situao de abandono dos filhos.

Renovao ideolgica para o entendimento de questes sociais ligados infncia 1899: particulares fundaram o Instituto de Proteo e Assistncia infncia

1919: Departamento da Criana iniciativa governamental de corrente de uma preocupao com a sade pblica (idia de assistncia cientfica infncia)

Criao de uma srie de escolas infantis (imigrantes)


1908: primeira escola infantil em Belo Horizonte. 1909: primeiro jardim de infncia municipal do Rio de Janeiro. Neste perodo o ensino primrio atendia apenas parte da populao em idade escolar.

Urbanizao das cidades provocam intensas mudanas nas relaes sociais e familiares Mulheres vo para o mercado de trabalho, pois os homens trabalham na lavoura Filhos so deixados nas criadeiras (fazedoras de anjos)

MOVIMENTO OPERRIO (DEC. DE 20 E 30) Reivindica a existncia de locais para a guarda e atendimento das crianas. Alguns patres (buscando controlar o operariado) criam as vilas operrias, creches e escolas maternais. Contradies entre a implantao do capitalismo e o papel da mulher/me 1923: primeira regulamentao sobre o trabalho feminino previa a instalao de creches e salas de amamentao durante a jornada das empregadas

1922- ocorre no Rio de Janeiro o Primeiro Congresso Brasileiro de Proteo Infncia Temas discutidos: a educao moral e higinica. o aprimoramento da raa papel da mulher como cuidadora.

Na dcada de 1940 as propostas de proteo infncia estavam marcadas: Higienismo uma doutrina que nasce com o liberalismo, na primeira metade do sculo XIX quando os governantes comeam a dar maior ateno sade dos habitantes das cidades. Filantropia (significa "amor humanidade".de organizaes no governamentais sem fins lucrativos) Puericultura a cincia mdica que se dedica ao estudo dos cuidados com o ser humano em desenvolvimento infantil.

Na dcada de 1950 As creches continuavam sendo de responsabilidade das indstrias ou de entidades filantrpicas (aleitamento materno e combate a mortalidade infantil)

Dcada de 1960 Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei 4024/61) Inclua a escola pr-primria para as crianas com menos de 7 anos

Golpe militar retrocede essas compreenses e continua a divulgar a idias de creche e mesmo pr-escola como equipamentos sociais de assistncia criana carente.

Poltica de ajuda governamental s entidades filantrpicas e assistenciais ou as iniciativas comunitrias: Baixo custo Desenvolvidas por leigos Trabalho voluntrio Programas emergncias de massa Envolvimento das mes (participao ou explorao?) Compensar carncias culturais (no apenas de ordem orgnica)

DCADA DE 1970 Teorias elaboradas nos EUA e na Europa sustentavam que as crianas das camadas populares sofriam de privao cultural e eram invocadas para explicar o fracasso escolar.

Educao compensatria . O atendimento a essas crianas, possibilitariam a superao das condies sociais a que estavam sujeitas, mesmo sem a alterao das condies sociais geradoras daqueles problemas. Estimulao precoce e preparo para a alfabetizao.

A IDA DAS MULHERES (MES) DE CLASSE MDIA PARA O MERCADO DE TRABALHO

Vai produzir um Essas novas grande aumento de instituies trouxeram creches e pr-escolas. novos valores: a defesa de um padro educativo voltado para os aspectos cognitivos,Emocionais e sociais da criana pequena.

FINAL DA DCADA DE 1970 Movimento social de reorganizao poltica do pas (democratizao e combate s Desigualdades sociais). Exigncia da creche como um direito do trabalhador e dever do Estado.

INICIO DOS ANOS 80


1985 - Trmino do governo militar . 1986 - plano Nacional de Desenvolvimento: comea a se esboar a compreenso de que a creche no dizia respeito apenas mulher ou famlia, mas tambm ao Estado e s empresas.

nfase no papel pedaggico da creche. 1988 - A Constituio reconhecimento da educao em creches e pr-escolas como Um direito da criana e um dever do Estado a ser cumprido nos sistemas de ensino.

Movimento de grupos organizados da sociedade civil e argumentos advindos das cincias que investigam o desenvolvimento infantil acirram os debates sobre a educao das crianas de zero a seis anos, em instituies coletivas..

CONSTITUIO BRASILEIRA
Faz referncias a direitos especficos das crianas, para alm daqueles do mbito da famlia. O direito educao,desde o nascimento reconhecido como direito da criana e dever do Estado. A infncia reconhecida como uma etapa da vida com caractersticas peculiares e um perodo essencial no desenvolvimento do ser humano.

DCADA DE 1990
1990 Promulgao do ECA 1990 Lei que estabelece o Sistema nico de Sade (SUS) 1993 Lei Orgnica da Assistncia Social (LOAS) 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educao ( LDB - Lei 9.394/96).

O ECA - ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE


Constitui-se em um importante instrumento na construo da democracia e da cidadania, adotando uma perspectiva emancipadora, que prev a criao de conselhos com a representao dos rgos pblicos e das organizaes da sociedade civil.

Associa a educao e a assistncia, na efetivao do atendimento global da criana desde o seu nascimento. Concepo de criana como sujeito de direitos nuclear nessa legislao.

Lei de Diretrizes e Bases da EducaoNacional (LDBEN)


Regulamenta o direito educao infantil e a torna parte integrante da Educao Bsica. Prev medidas referentes s condies de funcionamento das instituies de educao infantil, o regime de trabalho e a qualificao dos profissionais, formas de vinculao aos sistemas de ensino e outras de natureza pedaggica.

Educao infantil assumida como primeira etapa da educao bsica e parte do Sistema de Educao. Cresce a exigncia de reflexo maior sobre o profissional da E. I., responsvel pelos cuidados e pela educao da criana menor de 7 anos

responsabilidade do professor dessa etapa da educao bsica: participar da elaborao do projeto poltico-pedaggico da instituio, contextualizando-o na realidade sociocultural em que se insere e envolvendo os pais na sua discusso. No apresenta, porm, formas de garantir recursos para a educao infantil.

AVANOS DA LDB:
Amplia o conceito de educao bsica, que passa a abranger a educao infantil, o ensino fundamental e o ensino mdio. Expande o conceito de educao, vinculando o processo formativo ao mundo do trabalho e prtica social exercida nas relaes familiares, trabalhistas, de lazer e de convivncia

Aumenta as responsabilidades das unidades escolares (a incluindo creches e pr-escolas) e determina que os sistemas de ensino garantam graus progressivos de autonomia pedaggica, administrativa e de gesto financeira as suas unidades escolares.

A EDUCAO INFANTIL NO CONTEXTO DAS POLTICAS EDUCACIONAIS

Elemento de uma poltica educacional mais ampla. Ensino fundamental - prioridade nas orientaes de organismos financeiros multilaterais. Conteno de recursos para a educao pblica e descentralizao financeira, acompanhada pela centralizao dos mecanismos de controle.

O FINANCIAMENTO DA EDUCAO INFANTIL


a) A LDB omissa quanto ao financ. da educao infantil. b) A Lei 9.424/96 tornou-se a principal lei que especifica o financiamento para a educao bsica, ao instituir o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (FUNDEF), e Valorizao do Magistrio que focaliza a poltica educacional no ensino fundamental gratuito

c. Representa um recuo quanto a universalizao das outras etapas da educao bsica.

FUNDEB
O FUNDEB copia os mesmos mecanismos que deram certo no Fundef (Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fund. e Valorizao do Magistrio), criado no governo do presidente Fernando H. Cardoso Vincula recursos fiscais de Estados e municpios ao ensino bsico, redistribui esses recursos de acordo com o nmero de alunos nas redes estaduais e municipais (agora nos trs nveis da educao bsica e na educao de jovens e adultos)

Garante um valor mnimo nacional por aluno para cada nvel de ensino e assegura um percentual mnimo para o pagamento dos salrios dos professores.

QUESTES POLMICAS -Competio entre o estado e seus municpios na busca por matrculas que "valem dinheiro. - As questes do pacto federativo e do regime de colaborao tornam-se centrais no debate do FUNDEB. - Critrio de definio de custo aluno mnimo.

EDUCAO INFANTIL Direito da criana. Envolvimento da famlia . e professores outros profissionais na elaborao a proposta pedaggica. Ambiente e atividades adequados ao desenvolvimento integral da criana Avaliao sem objetivo de promoo.

1998/1999 - Definio das Diretrizes Nacionais para a Educao Infantil pelo Conselho Nacional de Educao. PRINCPIOS: 1. Princpios ticos de autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; 2. Princpios polticos dos direitos e deveres de cidadania, do exerccio da criticidade e do respeito ordem democrtica;

3. Princpios estticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade, da qualidade e da diversidade de manifestaes artsticas e culturais.

FORMULADO PELO MEC O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAO INFANTIL (RCNEI)
Em 1999 REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL cria novas regras e exigncias para o Funcionamento das creches .

Exigncias para o funcionamento de creches e pr-escolas: 1 - existncia de proposta pedaggica, currculo e/ou regimento escolar; 2 - formao de professores e outros profissionais; 3 - caractersticas do espao fsico e equipamentos bsicos; 4 - razo professor/criana; 5 - vinculao ao sistema de ensino.

RCNEI
1) conceitos importantes: criana, educar, cuidar, relaes creche/famlia, o professor, crianas com necessidades especiais, a instituio e o projeto educativo; organizao do espao e do tempo; parceria com as famlias. 2) Formao pessoal e social: processos de construo da identidade e autonomia da criana .

3) Conhecimento do mundo: msica, movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza, sociedade e matemtica . Questes a ser revistas
Subordinao ao ensino fundamental. Diluio das especificidades da criana pequena. Proclamao de um modelo nico e verdadeiro. Respeito as especificidades e diversidades.

Avanos e recuos na construo do direito educao infantil. Legislao: crianas com o status de sujeito de direitos. Polticas sociais: assistencialistas e focalizadas.
ALGUNS DESAFIOS Financiamento: regulamentar a colaborao entre os governos municipais, estaduais e federais. Universalizao do atendimento .

A formao dos profissionais da educao infantil. O atendimento de qualidade para a criana pequena. A concepo de infncia. Elaborao de um projeto curricular coerente com as necessidades e direitos da criana pequena. Tempo e espao: mediadores do conhecimento e das relaes. Relao famlia-instituio e governo.

FIM!!!

Vous aimerez peut-être aussi