Vous êtes sur la page 1sur 36

COMISSO DE SEGURANA DA UEM

RELATRIO FINAL PRODUZIDO PELA COMISSO CONSTITUDA PELA PORTARIA N. 616/2011-GRE

OBJETIVO
A Comisso objetivou mostrar no contexto deste Relatrio: sugestes de melhorias e de solues quanto segurana nas dependncias do Cmpus da UEM (Sede e Cmpus Regionais). externar a sua grande preocupao, e solicitar providncias diante dos fatos aqui relatados.

SUGESTES
Considerando a melhoria para a segurana geral do Cmpus UEM discutiu-se: Aspectos condicionantes Aspectos estruturais Aspectos comportamentais

ASPECTOS CONDICIONANTES
Localizao dos Cmpus: Relao dos Cmpus com o entorno imediato. Divisas e entradas dos Cmpus. Modalidade para deslocamentos necessrios. Especificidades dos Cmpus: Dimenses dos Cmpus. Nmero de usurios.

ASPECTOS ESTRUTURAIS
Controle fsico restrito para a entrada nos Cmpus Controlada a entrada/sada de pessoas (catracas) nos blocos. Controlada a entrada/sada de veculos (guaritas), Entrada permitida apenas aos devidamente identificados; Uso de selos/adesivos nos carros e crachs com chip, para a comunidade universitria

ASPECTOS ESTRUTURAIS
Necessidade de instalao de sistema de segurana (on line), Com cmeras IP, nos portes, nos blocos e entorno. Elaborao de central de vigilncia monitorada permanente. Necessidade de reservar vagas nos estacionamentos para servidores da UEM (Cmpus-Sede). Em todos os setores da UEM devero ser colados adesivos com o 0800 e o ramal

ASPECTOS ESTRUTURAIS
Criar pista para sada de veculos entre a sede atual da segurana e o prdio da reitoria, ligando o estacionamento entre casa da msica e central, ao acesso do estacionamento da reitoria. Essa medida viria a beneficiar a manuteno permanente das vagas existentes frente da segurana, uma vez que aquela via passaria a ser utilizada apenas como acesso ao campus. Aliviaria tambm, a rdua tarefa do agente da central em manipular a cancela para impedir condutores de veculos que se atrevem a desrespeitar as placas de sinalizao, uma vez que tenha a opo de sada em via construda para tal.

ASPECTOS COMPORTAMENTAIS
Fazer um mapeamento da UEM, com a aplicao de questionrios, quanto falta de segurana e necessidade de solues no seu entorno. Necessidade de comunicao imediata da central de vigilncia com os demais setores da UEM. Bem como a presena de vigias em locais considerados de maior risco. Necessidade de fechamento dos blocos em horrios pr-determinados.

ASPECTOS COMPORTAMENTAIS
Os lacres de portas, ou a retirada de tambor ou maaneta das mesmas, feitas pela vigilncia, s podero ser rompidos ou recolocadas pelo prprio setor. Necessidade de rondas policiais feitas dioturnamente, com carro, moto e/ou bicicleta, nas dependncias da Universidade, principalmente nos pontos mais crticos.

AO CONDUTA NOS CMPUS


Os folders, panfletos de orientao comportamental entregues aos calouros no incio dos cursos, merecem reavaliao, e inovaes. Faz-se necessrio a criao de novas cartilhas de comportamento de uso contnuo para toda a comunidade Universitria da UEM, contendo direitos, deveres e obrigaes quando da permanncia no campus.

AES CONTROLE DE ACESSO AO CAMPUS:


Instalao nos portes para veculos, equipamentos eletrnicos de identificao. Cadastramento de todos os veculos que tenham vnculo com a instituio, identificados com adesivos em seus pra-brisas e seus motoristas com cartes de leitura magntica. De preferncia, que haja duas entradas nos portes: uma com cancela automtica com leitor de identificao de cdigo de barras colocados nos carros identificados, e outro com a presena do vigia que vai cadastrar a entrada de carros e pessoas no integrantes da comunidade universitria.

AES CONTROLE DE ACESSO AOS CMPUS:


Instalao de portes de pedestres, anexos aos portes de veculos, equipados com roletas eletrnicas liberadas atravs da leitura de cartes magnticos, eliminando todo e qualquer outro acesso ao campus. Que todas as pessoas de qualquer forma ligadas instituio, sejam portadoras de cartes de leitura magntica. Criar controle de identificao e crachs para visitantes, empreiteiras e outros com vnculos comerciais.

AES POLICIAMENTO NOS CMPUS:


Definir com a Polcia Militar da cidade onde o Campus UEM est localizada para uma atuao permanente de policiais, na prtica de rondas alternadas, principalmente nos contornos internos dos cmpus e nas reas mais isoladas (sede e fazendas), de forma a melhorar a confiana dos agentes internos da instituio, evitando situaes de furto e outros eventos desta natureza, banindo a idia que os Cmpus da UEM so reas livres de polcia. Este efetivo policial dever agir de forma adequada e de acordo com os regulamentos internos de segurana da UEM.

AES POLICIAMENTO NOS CMPUS:


Nas ocasies de envolvimento da segurana interna em problemas surgidos no campus, em que haja necessidade da policia militar, solicitar que o atendimento seja feito com maior brevidade. Solicitar o apoio da polcia civil, com servios de investigao, em todos os casos de furtos e roubos, com os mtodos de sua prerrogativa. H que se investigar com profundidade, buscando, inclusive, identificar os receptadores do produto do roubo, o que para a polcia comportamento de rotina.

AES VIGILNCIA NOS CMPUS:


Nas ocorrncias de irregularidades no campus, com ou sem a presena da polcia, que haja o acompanhamento de um representante do Setor Jurdico da UEM, principalmente, nos casos de priso ou deteno com encaminhamento Delegacia Civil para registro e testemunho, evitando assim, o comprometimento solitrio do agente acompanhante que, representando a instituio, nem sempre tem sido bem tratado naquela repartio. Ou seja, o Setor Jurdico da Universidade deve dar todo o respaldo e acompanhamento para todos os seus servidores em problemas ocorridos nas dependncias do campus.

AES VIGILNCIA NOS CMPUS:


A PCU dever promover reunies envolvendo a segurana, onde um representante jurdico possa ministrar orientaes comportamentais aos agentes, esclarecendo dvidas das questes legais quando do exerccio da funo. Setor Jurdico da UEM dever acompanhar o chefe de diviso da segurana patrimonial ou a quem abordado pela imprensa para esclarecimentos de ocorrncias no campus, de forma a orientar respostas correlativas, cuja divulgao no venha a comprometer ou a denegrir a imagem da instituio.

AES VIGILNCIA NOS CMPUS:


Setor Jurdico da UEM dever intermediar conflitos internos entre segurana e alunos, de forma a amenizar os nimos e transmitir comunidade discente que a segurana trabalha cumprindo instrues superiores e compatveis com as normas e ticas exigidas no campus, e relevantes para uma Instituio Educativa de nvel Superior.

AES TRNSITO NOS CMPUS:


Possibilitar a presena nos Cmpus dos agentes municipais de trnsito, moralizando o ambiente que hoje tem se tornado catico pelo desrespeito as placas de sinalizao, as faixas de pedestres e s orientaes dos agentes de segurana que, de tantos desafios e improprios recebidos, abandonaram quase que totalmente a atuao nessa rea. Fazer valer nos Cmpus o cdigo brasileiro de trnsito, sem paternalismo ou distino, servindo de exemplo queles que observam a instituio e a tm como formadora de pessoas com cidadania.

AES TRNSITO NOS CMPUS:


Impedir o uso dos estacionamentos do campus para pernoites ou permanncia de veculos alheios instituio, bem como o uso do mesmo por terceiros, que acabam por utilizar as vagas destinadas comunidade universitria. Delegar ao agente de segurana, uma vez que sua atuao se tornar abrangente e no apenas patrimonial, poderes para identificar os veculos infratores, notific-los, chamar os agentes de trnsito para as devidas providncias Estacionamentos legais, com punies embasadas nas leis do existentes trnsito, enfim, conduzindo os motoristas a comportamento compatvel com o da cidade.

CONSIDERANDO OS EVENTOS
Envolver os diversos departamentos na responsabilidade da manuteno da segurana, respeitando os horrios de fechamentos dos portes quando da promoo de eventos teatrais, esportivos e outros que demandem o acesso de pessoas estranhas ao campus. Lembr-los de que a abertura de portes para eventos implica tambm em dar liberdade de acesso a todas as pessoas, inclusive aos marginais. Que nessas ocasies orientem aos convidados a utilizarem o porto principal, onde possvel fazer triagem e acompanhar o fluxo com melhores resultados.

CONSIDERANDO OS EVENTOS
Contratao de empresa especializada em segurana para atendimento aos eventos, de maneira a impedir o afastamento dos agentes de segurana do exerccio de suas funes especficas, que cuidar do campus universitrio.

CONSIDERANDO OS EVENTOS
As atividades promovidas na UEM devero sempre ter fins culturais, promovendo o interrelacionamento entre alunos de forma inteligente, responsvel e promissora. Proibir terminantemente eventos que no se enquadrem nesse perfil. Fazendo coro com aqueles que primam pela ordem e que acreditam e esperam da UEM a formao de pessoas com deveres sociais, morais e cvicos.

CONSIDERANDO O SETOR DE VIGILNCIA:


Como prioridade, que haja total reestruturao na rea da segurana interna, com as seguintes providncias: Complementao do quadro de agentes universitrios, por concurso pblico onde seja exigido: apresentao de condies fsicas adequadas ao exerccio da funo, certificado de concluso e frequncia em curso especfico de segurana.

CONSIDERANDO O SETOR DE VIGILNCIA:


Aps a contratao: programa de condicionamento fsico, exames mdicos peridicos de avaliao, conscientizao da importncia deste condicionamento para a sade do prprio indivduo e para um melhor rendimento no seu trabalho.

CONSIDERANDO O SETOR DE VIGILNCIA:


Criar mtodos de preparao fsica permanente, com frequncia obrigatria, Que sejam ministrados palestras e/ou cursos de reciclagem por pessoas da policia militar, do corpo de bombeiros, do setor de segurana, e at da rea de sade, de primeiros socorros e de acessibilidade. Criao de novas instrues quanto s responsabilidades do agente de segurana, definindo tarefas, obrigaes e atribuies. Conscientizao quanto ao uso adequado dos privativos nos horrios de trabalho.

CONSIDERANDO O SETOR DE VIGILNCIA


Nas trocas de turnos, devem ser feitas nas frentes de servio, com troca dos equipamentos. Programar reunies mensais de trabalho, com a presena de psiclogas e assistentes sociais objetivando resgatar a moral e aumentar a autoestima dos agentes de segurana, levando a um maior comprometimento para com a Instituio.

CONSIDERANDO O SETOR DE VIGILNCIA


Utilizar livros de coleta de assinaturas dos usurios do campus fora dos horrios normais de aulas, encaminhando para cincia das respectivas chefias e tomada de providencias em caso de eventuais problemas. Aplicar com rigor, quando das revises e fechamentos de blocos, comunicando todas as irregularidades como portas esquecidas abertas, danos materiais ou casos de suspeio. Cobrar das respectivas chefias, cincia com cpia para a PCU, de suspeitas ou sinais de irregularidades.

CONSIDERANDO O SETOR DE VIGILNCIA


Prestar constante ateno nos usurios do campus, na tentativa de identificar possveis suspeitos ou desocupados presentes na UEM. Revestir de maior autoridade com respaldo superior, o chefe de diviso, os chefes de turnos e supervisores. Promover internamente avaliao para a ocupao do cargo de ronda em uso de motocicletas, criando incentivo salarial para essa categoria, como compensao pelo desempenho de tarefa de maior responsabilidade.

CONSIDERANDO O SETOR DE VIGILNCIA


Reavaliao do cdigo de conduta profissional e comportamental exclusiva para o contingente da SEGURANA DO CAMPUS. Seja reconhecido no exerccio da funo, fazer com que os vigilantes sejam respeitados, oferecendo comunidade, com prazer e com seriedade, o seu trabalho.

AES IMPLANTADAS OU EM ANDAMENTO


Adequao Segunda central de vigilncia (porto acesso Vila Esperana) para ter-se vigilncia 24hs. Fechamento com alvenaria e vidro da torre de guarita e cercamento de 1.500m na FEI (j executado). Fechamento constante de vos causado por vndalos nos muros do Campus Sede (em execuo). Assistncia continuada escala dos Campos Regionais. Manuteno constante de iluminao externa

AES IMPLANTADAS OU EM ANDAMENTO


Transferncia de veculo para a segurana do Campus Sede. Assistncia eventos da UEM. Compra de moto (Todo-Terreno-150cc) e transferncia de um veculo para a vigilncia para a Fazenda Umuarama - CAU Participao efetiva no Trote solidrio (vigilncia e distribuio de panfletos) Solicitao de novos uniformes para a Vigilncia (agosto 2011). Levantamento dos locais crticos, em termos de segurana, da UEM. Criao de um Conselho Permanente de

AES IMPLANTADAS OU EM ANDAMENTO


Visita tcnica ao Campus da UEPG para verificao do sistema de monitoramento implantado. (jul. 2011) Pedido para abertura de Registro de Preo para monitoramento por cmeras IP em toda os Campus da UEM (set. 2011) Pedido de Compra de cmeras de segurana IP para 5 portoes da UEM (set. 2011). Pedido de abertura de Registro de Preo para aquisio de software para monitoramento por cmeras UEM (Sede e Campus Regionais (set. 2011). Pedido de abertura de Licitao Empresa de Segurana para avaliao das condies de segurana na UEM (Sede e Campus Regionais) (abr.2012)

CONSIDERAES FINAIS
Vontade poltica e recursos oramentrios devem ser, neste momento, focados para a Segurana dos Cmpus da UEM. Muitas outras providncias podero ser tomadas no aspecto geral, iniciando pela conscientizao da comunidade universitria, criando espaos durante as aulas para a ministrao de instrues, de incentivos e conclamando a todos adeso ao novo programa de segurana do campus.

PCU Prof. Igor Jos Botelho Valques Presidente PCU/DSM Ezeni Claro da Silva Secretria ad hoc GRE Ademir Massahiro Moribe Prof. Ozrio Kunio Matsuda CAD Prof Sandra Marisa Pelloso

DRH Prof Amlia Regina Doneg DHI Prof. Rivail Carvalho Rolim DBC Prof Veronica Elisa Pimenta Vicentini DBI Maria Estela Afonso DSM/VIG Jos Soares de Andrade Jair Tomaz e Silva

COMPOSIO DA COMISSO

Vous aimerez peut-être aussi