Vous êtes sur la page 1sur 28

SISTEMA FISCAL PORTUGUS

IRC IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLECTIVAS

O IRC um imposto que se aplica s pessoas com sede ou direco efectiva de empresas em territrio portugus, com estabelecimento estvel ou sem estabelecimento estvel. Este imposto encontra-se regulado atravs do DL442 B/88 de 30/11 Trata-se de um imposto que assenta na teoria do desenvolvimento patrimonial, teoria esta que consiste na diferena entre o valor do patrimnio no inicio e no fim do perodo de tributao.

Este tem como caractersticas principais : onerar o rendimento de uma empresa e no o seu patrimnio; ser um imposto directo na medida em que incide sobre a capacidade contributiva directa; ser um imposto real, visando o rendimento das pessoas colectivas, sem atender situao pessoal; ser peridico, porque se renova por sucessivos perodos anuais; ser estadual, uma vez que o Estado que o impe;

ser proporcional, dado que a taxa se mantm constante, independentemente da matria colectvel; ser global, porque incide sobre a globalidade dos rendimentos auferidos; ser principal, uma vez que autnomo ao nvel normativo e ao nvel das relaes tributarias concretas.

O perodo em que se aplica este mesmo imposto, , por regra, o ano civil. O IRC incide sobre: Pessoas Colectivas, com sede ou direco efectiva em territrio portugus: Sociedades Comerciais; Sociedades Civis sob a forma comercial; Empresas pblicas, e demais pessoas colectivas de direito publico e privado; As entidades carecidas de personalidade jurdica, com sede ou direco efectiva, em territrio portugus, cujos rendimentos no sejam tributveis directamente em sede de IRS, e outras entidades sui generis, como sejam, as sociedades e associaes, sem personalidade jurdica, as sociedades comerciais ou civis sob forma comercial, anteriormente ao registo definitivo.

As entidades com ou sem personalidade jurdica que no tenham sede nem direco permanente em territrio portugus.

A Base do Imposto em IRC o lucro. Na definio do Cdigo, aquele consiste na diferena entre os valores do patrimnio lquido no fim e no inicio do perodo da tributao, com as correces constantes da mesma lei. No caso das entidades residentes, o IRC ser sobre todos os rendimentos, incluindo os obtidos fora do territrio portugus. . No caso das entidades no residentes, os rendimentos incidiro sobre os obtidos em territrio portugus e apenas neste.

No esto sujeitos ao regime de IRC os rendimentos obtidos directamente do exerccio da actividade sujeita ao imposto especial sobre jogo. A matria colectvel pode ser definida como lucro tributvel. Este lucro o resultado lquido do exerccio, acrescido das variaes patrimoniais positivas e negativas, que se tenham verificado no mesmo perodo de tributao e no tenham sido reflectidas no respectivo resultado, bem como os acrscimos e dedues.

Os proveitos e os ganhos podem-se definir como sendo todos os que sejam derivados de operaes de qualquer natureza e no apenas os provenientes da actividade normal do sujeito passivo. Quantos aos custos ou perdas, podem ser definidos como os encargos da empresa.

S podem ser aceites como custos as amortizaes ou reintegraes, as que so praticadas: Relativamente aos elementos do activo imobilizado corpreo, a partir da sua data de entrada em funcionamento; Relativamente aos activos do imobilizado incorpreo: A partir da sua aquisio; Desde o inicio da actividade se for posterior; tratando-se de elementos especificamente associados obteno de proveitos ou ganhos, a partir da utilizao com esse fim.

IRS IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO SINGULAR


O IRS foi publicado atravs do Decreto Lei 442 A/88 de 30 de Novembro. Trata-se de um sistema que trata de uma forma unitria e global os rendimentos, configurando na sujeio do conjunto dos rendimentos das vrias categorias a uma tcnica tributria uniforme. As caractersticas principais do IRS decorrem de um princpio constitucional que consagra a progressividade do imposto, com o objectivo de diminuir as desigualdades sociais, como dispe o art.104 da CRP.

Este imposto tem incidncia pessoal, distinguindo assim a origem dos rendimentos de acordo com a sua fonte de origem (contrato de trabalho subordinado; trabalhador independente; pensionista; aplicaes de capitais; rendas e outras fontes). A matria colectvel calculada somando cada uma das categorias pelas quais se pode decompor o rendimento do contribuinte, e aplicando a taxa correspondente ao escalo de rendimento que lhe corresponda.

Existindo um agregado familiar, independentemente do regime em que se encontram os seus membros, o rendimento a soma de todos os rendimentos dos membros que compem esse agregado. A lei prev dedues especificas para cada categoria, assim como abatimentos que tm em considerao condies particulares do contribuinte, como por exemplo, o seu estado civil, tipo de actividade etc.

IVA IMPOSTO SOBRE O VALOR ACRESCENTADO


Este um imposto sobre o consumo que cobrado por todos os fornecedores de bens e servios no mbito das suas actividades, os quais depois o entregam s entidades fiscais. Foi aprovado pelo DL 394-b/84 de 26/12 e entrou em vigor no dia 01/01/1986. Neste momento, em Portugal, a taxa normal de IVA de 23%, no entanto existem taxas de imposto reduzidas de 6% a 13%.

Este pode ser considerado um imposto neutro, uma vez que as empresas ou entidades que fornecem servios podem deduzir o IVA pago pelos produtos que compraram. As exportaes e importaes em sentido amplo e em sentido restrito, bem como algumas transaces internas, podem ser isentas de IVA em determinadas condies.

Regime das Relaes Intra Comunitrias As transaces intra comunitrias esto sujeitas a um regime especial. Neste sentido, importao no sentido legal do termo, passou a designar apenas as entradas de mercadorias ou servios oriundos de pases terceiros, ou territrios que no esto integrados no sistema fiscal da Unio. O conceito de transaco intra comunitria amplo, pelo que para o ser, deve obedecer a um conjunto de requisitos

IMPOSTO DE SELO Este o imposto mais antigo do sistema fiscal portugus e incide sobre todos os actos: contratos, documentos, ttulos, livros, papis, e outros factos previstos na Tabela Geral do IS. No esto sujeitas a este imposto as operaes abrangidas pela incidncia do imposto sobre o valor acrescentado e dele no isentas.

A lei 150/99 de 11/09 veio revogar um conjunto de diplomas que regulamentavam o imposto de selo e que datavam de 1926 e 1932. So sujeitos passivos de IS, entidades legalmente incumbidas da sua liquidao e pagamento. Em caso de interesse econmico comum a vrias entidades, o encargo do imposto ser por elas proporcionalmente repartido.

um imposto indirecto que incide, entre outras, sobre as operaes de seguro privado realizadas por entidades seguradoras que operam em Portugal em regime de livre prestao de servios bem como as operaes que se entendam como realizadas em territrio nacional (Estado da localizao do risco ou do compromisso). Em regra, o IS recai sobre todos os factos previstos no Cdigo ocorridos em territrio nacional.

IMI- IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMVEIS


Como o prprio nome indica, este um imposto que incide sobre o valor patrimonial tributrio dos prdios situados em Portugal, aprovado atravs do Decreto lei 287/2003 de 12/12. um imposto municipal cuja receita reverte para os respectivos municpios . considerado sujeito passivo deste imposto, quem for proprietrio, usufruturio ou superficirio de um prdio, em 31 de Dezembro do ano a que o mesmo respeitar.

Esto isentos do IMI, o Estado portugus, as Regies Autnomas dos Aores e da Madeira e qualquer dos seus servios, estabelecimentos e organismos, assim como as Autarquias locais e as suas associaes e as Federaes de municpios de direito pblico.

IMT IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE TRANSMISSES ONEROSAS SOBRE IMVEIS


O IMT foi aprovado atravs do DL 287/2003 de 12/12, entrando em vigor a 01/01/2004 e veio substituir o imposto Municipal de Sisa. Trata-se de um imposto que incide sobre as transmisses a ttulo oneroso, do direito de propriedade ou de figuras parcelares desse direito (usufruto, uso e habitao, direito de superfcie, servides prediais) sobre bens imveis ( urbanos, rsticos) situado no territrio nacional.

Sempre que exista uma mudana de proprietrios de um imvel, o IMT aplica-se apenas caso essa transmisso seja operada a ttulo oneroso. Se essa transmisso for a ttulo gratuito, ser ento tributada em sede de Imposto de Selo.

BENEFCIOS FISCAIS
O sistema fiscal prev benefcios fiscais que abrangem um conjunto de actividades que vo desde as econmicas, passando pelas filantrpicas e culturais. O diploma base que regula esta matria o DL215/89 de 01/07 Consideram-se benefcios fiscais, as medidas de carcter excepcional institudas para tutela de interesses pblicos extra fiscais relevantes, que sejam superiores aos da prpria tributao que impedem.

Nesse sentido, estes benefcios so excepcionais e no caso dos benefcios automticos, no possvel interpretao extensiva dos mesmos. So benefcios fiscais as isenes, as redues de taxas, as dedues matria colectvel e colecta, as amortizaes e reintegraes aceleradas e outras medidas fiscais institudas para a tutela de interesses pblicos extra fiscais relevantes.

Todas as pessoas que tenham benefcios fiscais, esto sujeitas a serem fiscalizadas pela Direco Geral dos Impostos e das demais entidades competentes para controlo da verificao dos pressupostos dos benefcios fiscais respectivos e do cumprimento das obrigaes impostas aos titulares do direito aos benefcios.

Tipos de benefcios fiscais benefcios ao investimento de natureza contratual; contribuies das entidades patronais para regimes de segurana social; incentivos s actividades de investigao e desenvolvimento; incentivos relacionados com a criao de emprego; Outros

TRABALHO REALIZADO POR :

Giovanni Silva

Rita Pinho

Vous aimerez peut-être aussi