Vous êtes sur la page 1sur 10

GRAFISMO INFANTIL

Solange Maria Felite

1-Introduo-------------------------------------------------------1 2-Fase de 0 a 2 anos (garatuja descontrolada)---------------------------2 3-Fase de 2 a 4 anos (garatuja controlada)------------------------------3 4-Fase de 4 a 7 anos (pr-esquemtica)--------------------------------4 5-Fase de 7 a 9 anos (esquemtica)------------------------------------5 6-Fase de 9 a 12 anos(realismo)---------------------------------------6 7- Concluso-------------------------------------------------------7 7-Bibliografia---------------------------------------------------------------8

O desenho parece surgir de forma espontnea e evoluir junto ao processo de desenvolvimento global da criana. Tambm uma tentativa de comunicao formal e um meio de representao e simbolizao. A criana expressa em seu grafismo aquilo que ainda no consegue com outras linguagens, por exemplo, a fala ou a escrita. Para Piaget a criana desenha menos o que v e mais o que sabe. Ao desenhar ela elabora conceitualmente objetos e eventos. Da a importncia de se estudar o processo de construo do desenho junto ao enunciado verbal que nos dado pelo indivduo.
O desenho precedido pela garatuja, fase inicial do grafismo. Semelhantemente ao brincar, se caracteriza inicialmente pelo exerccio da ao. O desenho passa a ser conceituado como tal a partir do reconhecimento pela criana de um objeto no traado que realizou. Nessa fase inicial, predomina no desenho a assimilao, isto , o objeto modificado em funo da significao que lhe atribuda, de forma semelhante ao que ocorre com o brinquedo simblico.

movimentos amplos e desordenados. Ainda um exerccio. No h preocupao com a preservao dos traos, sendo cobertos com novos rabiscos vrias vezes.

Pietro, 1ano e 6 meses

movimentos longitudinais e circulares; coordenao visomotora. Figura humana de forma imaginria, explorao do traado; interesse pelas formas .Nessa fase a criana diz o que vai desenhar, mas no existe relao fixa entre o objeto e sua representao. Por isso ela pode dizer que uma linha uma rvore, e antes de terminar o desenho, dizer que um cachorro correndo.

Isabely, 4 anos

fase pr-operatria, descoberta da relao entre desenho, pensamento e realidade. Os elementos so dispersos e no relacionados entre si. O uso das cores no tem relao com a realidade, depende do interesse emocional. Luane 5 anos

Esquemas representativos, comea a construir formas diferenciadas para cada categoria de objeto, por exemplo descobre que pode fazer um pssaro com a leta "V". J tem um conceito definido quanto a figura humana, porm aparecem desvios do esquema como: exagero, negligncia, omisso ou mudana de smbolo.Aparecem fenmenos como a transparncia e o rebatimento.

Thiago 9 anos

final das operaes concretas Abandona a linha de base. As formas geomtricas aparecem. Maior rigidez e formalismo. Acentuao das roupas diferenciando os sexos Lucas,11 anos

As crianas devem ter acesso s Atividades de escrita (espontnea) e, penso, que cabe aos Professores propiciar momentos para tal, pois na maioria das vezes, as crianas demonstram o que sentem atravs de seus desenhos... No entanto, no legal generalizar... Nem sempre os desenhos "rabiscados ou pintados somente com a cor preta demonstram problemas familiares ou, at, problemas psicolgicos, O desenho uma Linguagem para a Arte e para a Comunicao... As diferentes etapas pelas quais passa o grafismo infantil (da garatuja figurao) devem ser respeitadas e avaliadas. Trecho do RCNEI... "Embora todas as modalidades artsticas devam ser contempladas pelo professor, a fim de diversificar a ao das crianas na experimentao de materiais, do espao e do prprio corpo, destaca-se o desenvolvimento do desenho por sua importncia no fazer artstico delas e na construo das demais linguagens visuais (pintura, modelagem, construo tridimensional, colagens). O desenvolvimento progressivo do desenho implica mudanas significativas que, no incio, dizem respeito passagem dos rabiscos iniciais da garatuja para construes cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros smbolos.

portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/eduinf_esp_re f.pdf
https://memphis.ulbranet.com.br/conteudo/files/ disciplinas/901178/biblioteca/1300741085831.p df http://revistaescola.abril.com.br/crianca-eadolescente/desenvolvimento-eaprendizagem/rabiscos-ideias-desenho-infantilgaratujas-evolucao-cognicao-expressaorealidade-518754.shtml

Vous aimerez peut-être aussi