Vous êtes sur la page 1sur 6

Redes de Comunicao Industrial

Aula 1

Histrico e Evoluo
Em 1832, Samuel Finley Breese Morse (1791-1872) criava seu primeiro dispositivo telegrfico Em 1844, Samuel Morse criou o Cdigo Morse, um sistema binrio de combinao de pontos () e traos () - letra A, - letra B, - letra E, Em 1876, patenteado o telefne de Alexandre Von Graham Bell definindo o mtodo e o aparelho para transmitir a voz e outros sons telegraficamente pelas variaes da corrente eltrica Em 1892, Padre Landell realiza em So Paulo, a primeira experincia pblica de comunicao distncia sem fios, da Av. Paulista ao Morro de Santana, presenciada por autoridades brasileiras e inglesas

Histrico e Evoluo
Por volta de 1895, Guglielmo Marconi (1874-1937) na Itlia, percebeu que o uso de uma antena elevada permitia um maior alcance em suas comunicaes usando as ondas hertezianas. Tal descoberta permitiu a transformao dessas ondas em um sistema vivel de telegrafia sem fio - TSF. No incio do sculo XX, comearam a surgir as primeiras empresas brasileiras no ramo das telecomunicaes Em 1930, foi instalado o cabo telefnico submarino, com extenso de 422Km, ligando Estocolmo, na Sucia, a Abo, na Finlndia. Em 1946, surge o Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer), primeiro computador eletrnico e digital automtico: pesava 30 toneladas, empregava cerca de 18 mil vlvulas e realizava 4.500 clculos por segundo. Em 1950, as ondas de Rdio passaram a transmitir imagens.

Histrico e Evoluo
Em 10 de junho de 1962 foi colocado em rbita o primeiro satlite ativo de

comunicaes, o Telstar, que permitiu transmisso de conversaes telefnicas, telefoto e sinais de televiso a cores.
1969 - A ARPANET instalada nos Estados Unidos pelo Departamento de

Defesa, evoluindo mais tarde e se transformando na Internet. Em 1974, a Intel projeta o microprocessador - que rene num mesmo chip, todas as funes do processador central - tecnologia que permite a criao do computador pessoal 1979 - O Japo constri a primeira rede de telefonia celular. Em 1981, a IBM lana o PC (Personal Computer), sucesso comercial. O sistema operacional usado o MS-DOS, desenvolvido pela Microsoft.

Histrico e Evoluo
Fim dos anos 80, As redes de computadores ganham importncia e so rapidamente assimiladas pelas empresas, surgem as aplicaes departamentais, como compartilhamento de recursos, correio eletrnico, transferncia de arquivos. Dcada de 90, surgimento das redes corporativas baseadas em sistemas abertos, viabilizando a interligao das diversas tecnologias de redes de computadores e a integrao com os mainframes e minicomputadores. 2004 - A comunicao wireless emprega em aeroportos, universidades e outras instalaes para acesso a Internet. Atualmente redes de telefnia celular 3G (que permitem transmisso de voz, dados e imagem), internet banda larga, televiso via satlite, etc.

Obrigado

Vous aimerez peut-être aussi