Vous êtes sur la page 1sur 23

LEITURA BBLICA EM CLASSE

Apocalipse 1:9-18
9 Eu, Joo, irmo vosso e companheiro convosco na aflio, no reino, e na perseverana em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. 10 Eu fui arrebatado em esprito no dia do Senhor, e ouvi por detrs de mim uma grande voz, como de trombeta, 11 que dizia: O que vs, escreve-o num livro, e envia-o s sete igrejas: a feso, a Esmirna, a Prgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadlfia e a Laodicia. 12 E voltei-me para ver quem falava comigo. E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro, 13 e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido altura do peito com um cinto de ouro; 14 e a sua cabea e cabelos eram brancos como l branca, como a neve; e os seus olhos como chama de fogo; 15 e os seus ps, semelhantes a lato reluzente que fora refinado numa fornalha; e a sua voz como a voz de muitas guas. 16 Tinha ele na sua destra sete estrelas; e da sua boca saa uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua fora. 17 Quando o vi, ca a seus ps como morto; e ele ps sobre mim a sua destra, dizendo: No temas; eu sou o primeiro e o ltimo. 18 Eu sou o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre! e tenho as chaves da morte e do inferno.

Quem se apresentou a Joo em Patmos no foi qualquer um foi o prprio Cristo glorificado. Mas Qual o verdadeiro significado da glorificao de Cristo? Necessitamos compreender a encarnao para entender a glorificao. Vamos a lio.besta?

O que so os 1000 anos do captulo 20?

Principais Heresias Acerca da Cristologia:


Proponentes Ebionitas Judaizantes Docetistas Baslides Valentino Patripassianos Sabelianos Final do primeiro sculo Arianos rio, presbtero de Alexandria. Nestorianos Representados por Nestrio, bispo de Constantinopla (5o sculo) Quinto sculo Apolinaristas Apolinrio, bispo de Laodicia Justino Mrtir Quarto sculo Eutiquianos Representados por Eutiques Teodsio II

poca

Segundo sculo

Quarto sculo

Quinto sculo

O que negavam
Explicao

Genuna divindade

Genuna divindade

Genuna divindade
Cristo foi o primeiro e o mais elevado ser criado; homoisia, e no homoosia.

Unidade da pessoa

Plenitude da humanidade

Distino das naturezas


Monofisismo; a natureza humana foi absorvida pela divina para criar uma terceira nova natureza um tertium quid Defendido pelo Snodo de Ladres em feso, 449 d.C. Condenado pelo Conclio de Calcednia, 451 d.C. Se Cristo no fosse homem nem Deus, ele no poderia redimir como homem ou como Deus (Fp 2.6)

Cristo recebeu o Jesus parecia Esprito aps o humano, mas de batismo, ele no foi fato era divino. pr-existente.

A unio era moral e O Logos divino tomou no orgnica o lugar da mente assim eram duas humana pessoas. O humanos era completamente controlado pelo divino. Snodo de feso, 431 d.C. Conclio de Antioquia 378-379 d. C. Conclio de Conclio de Constantinopla 381 d.C.

Condenados

Sem condenao oficial.

Sem condenao oficial.

Conclio de Nicia, 325 d.C.

Argumento contra Somente um Cristo divino digno de adorao (Jo 1.1; 20.28; Hb 13.8).

Se Cristo no fosse humano, Ele no poderia redimir a humanidade (Hb 2.14; 1 Jo 4.1-3).

Somente um Cristo divino digno de adorao. Essa posio tende ao politesmo. Somente um Cristo divino pode salvar (Fp 2.6; Ap 1.8) Alexandre Atansio sio

Se a morte de Cristo fosse um ato de uma pessoa humana, e no um ato de Deus, ela no poderia ser eficaz (Ap 1.12-18)

Se Cristo no tivesse uma mente humana, ele no seria verdadeiramente humano (Hb 2.14; 1 Jo 4.1-3).

Principais opositores

Irineu Hiplito Orgenes Eusbio.

Irineu Hiplito

Cirilo de Alexandria

Vitalis Papa Damaso Baslio Teodsio Gregrio de Nazianzo Gregrio de Nisa.

Flaviano de Constantinopla Papa Leo Teodoreto Eusbio de Dorilia

HOUSE, H. Wayne. Teologia crist em quadros. So Paulo: Vida, 2000, p. 61-3.

1.1 A encarnao:
Jesus foi formado no ventre de Maria, porm no era uma semente de Maria, no era um vulo proveniente de uma mulher. Seu corpo foi formado pela Palavra e pelo Esprito Santo. O anjo declarou a Maria: "voc ter um filho, dar a luz um filho", e Maria creu nessa Palavra, recebeu essa Palavra, abriu sua vida e disse: "cumpra-se na serva do Senhor conforme a Sua Palavra." A Palavra de Deus, proferida pelo anjo, foi a semente e em seguida Maria manifestou sua dvida e o anjo completou: "o Esprito Santo te envolver"; da unio da Palavra e do Esprito Santo que o corpo de Jesus foi gerado no tero de Maria. Quando Maria no final falou: "cumpra-se na serva do Senhor conforme a Sua Palavra", ela estava acolhendo, aceitando, crendo na Palavra de Deus; ento o Esprito Santo germinou a semente e o corpo de Jesus foi gerado. partir da, Deus pde entrar nesse mundo, encarnado no corpo recm formado no ventre de Maria, a fim de ser 100% Deus e 100% homem.

1.1 A encarnao:

Jesus veio ao mundo


Assumiu nossa natureza Suportou nossas tentaes Foi amigo de marginalizados Tocou intocveis Identificou-se totalmente Foi totalmente humano sem deixar de ser Deus

Misso exige encarnao


Ingressar num mundo alheio sem perder convices, valores e padres cristos

1.2 O objetivo da encarnao: 1 - Revelar Deus aos homens (Jo. 1:18). 2 - Prover um exemplo de vida (1 Pe. 2:21).

3 - Prover um sacrifcio pelo pecado (Hb. 10:1-10).


4 - Destruir as obras do diabo (1 Jo. 3:8). 5 - Ser um sumo Sacerdote misericordioso (Hb. 5:1-2). 6 - Cumprir a aliana davdica (Lc. 1:31-33). 7 - Ser sobremaneira exaltado (Fp. 2:9).

Joo v e descreve dez caractersticas de Jesus: 1) Suas Vestes (v. 13) - Falam de Cristo como Sacerdote e Rei. Ele nos conduz a Deus e reina sobre ns. 2) Sua Cabea (v. 14) - Falam da sua divindade, da sua santidade e da sua eternidade. 3) Seus Olhos (v. 14) - Falam da sua oniscincia que a tudo v e perscruta. Ele o juiz diante de quem tudo se desnuda. 4) Seus Ps (y.,1.5) - Isso fala da sua onipotncia para julgar os seus inimigos. Convm que ele reine at que ponha todos os seus inimigos debaixo dos seus ps (1 Co 15:23).
"Apocalipse: o Futuro Chegou, as Coisas que em Breve Devem Acontecer)

Lopes, Hernandes Dias. Estudos no Livro do Apocalipse. Editora Hagnos (Apostila que deu origem ao Livro:

Joo v e descreve dez caractersticas de Jesus: 5) Sua Voz (v. 15) - Isso fala do poder irresistvel da sua Palavra, do seu julgamento. No seu juzo desfalecem palavras humanas. A voz de Cristo detm a ltima palavra e a nica a ter razo. 6) Sua Mo (v. 16) - A mo direita a mo de ao, com a qual age e governa. Isso mostra o seu cuidado com a igreja. Ningum pode arrebatar voc das mos de Cristo (Jo 10:28). 7) Sua Boca (v. 16) - Essa Palavra aqui no o Evangelho, mas a Palavra do juzo. A nica arma de guerra usada pelo Cristo conquistador no captulo 19 a Espada que saa da sua boca (19:5). Essa a cena do tribunal, onde proferida a sentena judicial, e precisamente sem contestao.
Lopes, Hernandes Dias. Estudos no Livro do Apocalipse. Editora Hagnos (Apostila que deu origem ao Livro: "Apocalipse: o Futuro Chegou, as Coisas que em Breve Devem Acontecer)

Joo v e descreve dez caractersticas de Jesus: 8) Seu Rosto (v. 16) - A viso agora no mais de um Cristo servo, perseguido, preso, esbofeteado, com o rosto cuspido, mas do Cristo cheio de glria. A luz do sol supera o brilho dos candeeiros. 9) Sua Perenidade - O Primeiro e o ltimo (v. 17) - Ele o criador, sustentador e consumador de todas as coisas. Ele cria, controla, julga e plenifica todas as coisas. Cristo aqui enaltecido como vitorioso sobre o ltimo inimigo, a morte.

Lopes, Hernandes Dias. Estudos no Livro do Apocalipse. Editora Hagnos (Apostila que deu origem ao Livro: "Apocalipse: o Futuro Chegou, as Coisas que em Breve Devem Acontecer)

Joo v e descreve dez caractersticas de Jesus: 10) Sua Vitria Triunfal (v. 18) - Joo est diante do Cristo da cruz, que venceu a morte. Ele no apenas est vivo, mas est vivo para sempre. Ele no s ressuscitou, ele venceu a morte e tem as chaves da morte e do inferno. Quem tem as chaves tem autoridade. Jesus recebeu do Pai toda autoridade no cu e na terra (Mt 28:18). Jesus tem no apenas a chave do cu (3:7), mas tambm a chave da morte (tmulo). Agora a morte no pode mais infligir terror, porque Cristo est com as chaves, podendo abrir os tmulos e levar os mortos vida eterna.

Lopes, Hernandes Dias. Estudos no Livro do Apocalipse. Editora Hagnos (Apostila que deu origem ao Livro: "Apocalipse: o Futuro Chegou, as Coisas que em Breve Devem Acontecer)

3.1 Ressurreio:

A ressurreio do corpo:

Seu significado:

Sl 16:10 Pois no deixars a minha alma no inferno, nem permitirs que o teu Santo veja corrupo.

No passado: era apenas voltar a viver para morrer dali alguns anos...

Jesus retornou, falou, andou, comeu, deixou-se tocar (inclusive incentivou que o tocassem) somente para provarlhes que no era uma viso nem uma simples apario.

De Cristo: envolvia, alm de tornar a viver, ser exaltado e glorificado como Deus, tornando-o o primognito dentre os mortos e o irmo mais velho de todos os que nele crerem.

3.2 Ascenso aos cus:

3.3 A Segunda Vinda:

A consolao deixada por Cristo foi a Sua volta. A confirmao de Sua volta seria a colheita de almas operada pela Igreja. O pice de sua volta seria a feliz reunio de todos os salvos com o seu Salvador.

Concluso
Isaas viu o Cristo humilhado e ferido de Deus (Is 53:4). Jesus porm, ressuscitou. Acha-se, agora, destra do Pai Celeste. E logo vir buscar-nos. Est voc preparado para este momento? J recebeu a Jesus como o seu Salvador? Tem convico da vida eterna? Como Ezequiel, enalteamos a glria do Cordeiro de Deus: Bendita seja a glria do SENHOR (Ez 3:12).

Vous aimerez peut-être aussi