Vous êtes sur la page 1sur 26

Experincia Emocional Corretiva

Psicoterapia Breve Profa. Andra Thom

Como vimos, a mera rememorao de um fato no tem a capacidade de modificar as experincias passadas que foram traumticas. Apenas o conhecimento intelectual acerca dos problemas seria insuficiente para alter-los. Na verdade no se trata de buscar um insight cognitivo, em contraposio ao insight psicanaltico. O elemento capaz de alterar a situaao emocional do cliente a Experincia Emocional Corretiva.
2

Lemgruber considera que talvez fosse mais acertado utilizar-se o termo: experincia relacional corretiva uma vez que essa experincia se d sempre atravs de uma relao, seja ela teraputica ou no. Mas em funo do termo cunhado por Alexander em 1946 j ser usado h tempos, opta por mant-lo.
3

Na obra Os miserveis de Victor Hugo (1862), h uma passagem em que o personagem Jean Valjean tenta roubar o bispo mas fica transtornado pela forma excepcionalmente bondosa que o mesmo o tratou. A partir da, rompeu-se o equilbrio interno do personagem, acostumado a ser hostil num mundo hostil, que sofre ento uma mudana de personalidade.
4

Tal mudana comea a se manifestar logo no incidente seguinte, quando o personagem, aps roubar e negar-se a devolver uma moeda a uma criana, fica com remorsos e sai desesperado procura da mesma para tentar reparar o dano. O autor mostra o mecanismo da reao de exacerbao de um sintoma antes que um paciente em tratamento venha a abrir mo dele.
5

Roberto Carlos Ramos reconhecido, nacional e internacionalmente, por uma longa e expressiva lista de qualificaes acumuladas atravs dos anos: pedagogo, doutor em Literatura Infantil, escritor e um dos dez maiores contadores de histrias do mundo.
6

Eu fui menino de rua em Belo Horizonte, fui aluno da Febem, fugi de l mais de 100 vezes e era tido como um caso irrecupervel. Com treze anos eu no sabia ler, mas com 20 eu estava entrando na faculdade, ou seja, num curto espao de tempo aquilo que parecia impossvel aconteceu. Acabei sendo alfabetizado, aprendi a ler e a escrever, primeiro em francs e depois em portugus, e cheguei na faculdade.
7

Gertrudes, acostumada a ver seu pai agredir fisicamente sua me comea a namorar um rapaz com uma vivncia diferente de relacionamentos afetivos. Um dia, durante uma discusso com ele, ela comea a repetir comportamentos iguais aos de sua me nos momentos que antecediam as agresses. O rapaz percebeu o fato e disse a ela que mesmo que ela tentasse, ele no iria repetir a atitude do pai dela, pois ele queria construir outro tipo de relao afetiva. 8

Nesses trs casos, percebe-se que o importante o elemento relacional, pois foi atravs de relaes especficas que provocou-se o insight que desencadeou o processo de mudana, tanto no personagem, quanto em Roberto e Gertrudes. A Experincia Emocional Corretiva mais do que o insight cognitivo colocado por algumas correntes tericas, indo alm tambm da correo puramente emocional sugerida pelo nome.
9

Considerando-se a Gestalt, raiz do conceito de insight, a conscincia concebida como um modo que um indivduo tem de se relacionar com o mundo e, neste sentido, sua relao no poder ser apenas cognitiva ou apenas emocional, mas ser sempre global. Qualquer outro modo levaria a um fracionamento do indivduo, o que sabemos ser uma impossibilidade.
10

11

12

A Experincia Emocional Corretiva uma experincia completa, um complexo psquico, englobando: - Cognio; - Emoo; - Vontade; - Movimento (ao).

13

Havendo um fato Cognitivo, a ele segue um fato Afetivo, deste decorre um fato Volitivo e por fim advm um fato Motor. Para ser considerado um complexo necessrio haver um encadeamento entre esses aspectos, um vetor que os una e que os torne intimamente associados entre si. CA VM Este vetor seria derivado de uma pulso, tendo uma fonte e um fim. 14

Nos casos citados, ao longo da vida as pessoas passaram por uma sequncia de fatos que levavam a cognies, que geraram afetos, que levantaram desejos e que conduziram a aes nocivas. Subitamente experimentaram, atravs de uma relao diferenciada, o desmantelar do complexo psquico que havia sido estabelecido durante sua vida, atravs de um processo de aprendizagem por condicionamento.
15

Neste momento relacional especfico a diferena est no fato de que as pessoas fizeram uma aprendizagem instantnea, ou seja, tiveram um insight gestltico ou uma identificao, no sentido psicanaltico do termo. Sob o olhar de qualquer abordagem, a sequncia do complexo foi desfeita, por meio da Experincia Emocional Corretiva, fazendo com que a sequncia passasse a se configurar de uma forma diferente.
16

Em Psicoterapia Breve, portanto, o que se pretende propiciar uma situao e manejar-se o enquadre de forma tal que seja possvel a aprendizagem instantnea caracterstica do insight gestltico. Em Psicoterapia Breve, pretende-se utilizar uma tcnica que favorea o maior nmero desses insights gestlticos e o mais frequentemente possvel. Essa seria a grande transgresso tcnica da Psicoterapia Breve em relao tcnica psicanaltica. 17

Para isso, muda-se o enquadre e o terapeuta torna-se mais ativo e participante, com o consequente aumento da frequncia de momentos criativos, de queda de fichas que evitaro um processo teraputico mais lento. A Experincia Emocional Corretiva representa, portanto, a possibilidade do paciente reviver situaes traumticas do passado penosamente reprimidas, reexperimentando-as na relao com o terapeuta.
18

O terapeuta vai adotar uma postura deliberadamente diferente da atitude da pessoa significativa do passado do paciente, a fim de que este possa chegar a uma reformulao interna de seus conflitos, e a uma reestruturao de sua vivncia de ansiedade frente a situaes emocionais antes insuportveis. essa oportunidade de enfrentar, sob circunstncias favorveis, aquelas vivncias emocionais penosas que vai permitir ao paciente vir a trat-las de forma diferente do 19 que fazia anteriormente.

As sesses teraputicas podem ser consideradas como agentes catalizadores que aceleram e tornam possveis novas relaes e experincias benficas na vida do paciente e por sua vez as conquistas e os progressos teraputicos resultaro em parte dessas experincias de vida. A repercusso na personalidade do indivduo dessas Experincias Emocionais Corretivas no cotidiano ser igual, ou s vezes at mesmo maior, do que as prprias sesses teraputicas.
20

Ainda hoje h psicanalistas que consideram que a anlise um processo cuja meta apenas o autoconhecimento e no se preocupa com modificaes na realidade externa do indivduo. Fromm-Reichman chama a ateno para o fato de que a meta da psicoterapia produzir uma mudana na personalidade do paciente. Sendo que nem ele nem o terapeuta podem prever o resultado dessa modificao.
21

Em Psicoterapia Breve entretanto, as experincias do indivduo so consideradas no s como objetivos a serem atingidos atravs do processo teraputico, mas tambm so consideradas parte integrante do prprio processo teraputico. Desenvolve-se uma espcie de espiral, englobando as experiencias benficas do cotidiano que retornam como deflagradoras de situaes na terapia que iro gerar novas Experincias Emocionais Corretivas ao longo do processo teraputico.
22

Freud, em 1933, na Conferncia XXXI sobre a personalidade psquica, afirma: o objetivo teraputico da psicanlise ser o de fortalecer o ego, torn-lo mais independente do superego, ampliar seu campo de percepo e desenvolver sua organizao de maneira que possa apropriar-se de novas partes do id. Onde estava o id, a estar o ego.
23

Em Psicoterapia Breve a meta tambm a de ampliar, organizar e delimitar o ego, atravs de tcnicas variadas que podem ou no incluir a rememorao do passado. Segundo Wolberg, s vezes se produzem reaes em cadeia, sem que haja interferncia de nenhuma deliberao consciente, em virtude de foras que escapam ao nosso conhecimento.

24

Encontra-se em Psicoterapia Breve relatos de resultados teraputicos favorveis, mesmo sem que o paciente se recorde de todos os detalhes importantes de sua histria, e mais ainda, relatam-se casos em que no teria surgido nenhuma recordao reprimida e mesmo assim teriam sido obtidas mudanas profundas na personalidade do paciente, sem a obrigatria resoluo da neurose de transferncia por um processo de elaborao. 25

Como em Psicoterapia Breve no se considera necessria a reconstituio da gnese do problema, ter apenas importncia acessria a compreenso que o paciente possa vir a obter durante a terapia acerca das causas de suas dificuldades atuais. Para o terapeuta ser essencial uma boa avaliao psicodinmica atravs da qual ele possa inferir essa gnese, podendo desta forma prescindir da reconstituio da origem problemtica do paciente. 26

Vous aimerez peut-être aussi