Vous êtes sur la page 1sur 30

Origem da palavra: Directum corresponde a ideia de regra, direo, sem desvio Roma: jus

Regra de conduta obrigatria (Direito objetivo); Sistema de conhecimento cientficos (Cincia do

Direito)
Faculdade ou poderes que tem ou pode ter uma

pessoa, ou seja, o que pode um pessoa exigir de outra (direito subjetivo)

Caracterstica principal: essencialmente humana, instrumento necessrio para o convvio social. ubi homo, ibi jus (onde h homem h direito). Kant, filsofo alemo do sculo XVIII, "direito o conjunto das condies, segundo as quais o arbtrio de cada um pode coexistir com o arbtrio dos outros, de acordo com uma lei geral de liberdade".

Na concepo de Rudolf von Jhering, jurista alemo do sculo XIX, "direito a soma das condies de existncia social, no seu amplo sentido.

Limongi Frana o conjunto das regras sociais que

disciplinam as obrigaes e poderes referentes questo do meu e do seu, sancionadas pela fora do Estado e dos grupos intermedirios.

PAULO GUSMO DOURADO Norma que se inobservada poder ser aplicada coercitivamente pelo poder competente estatal ou internacional

MIGUEL REALE : Teoria Tridimensional do Direito: aspecto normativo:ordenamento e sua respectiva cincia. aspecto ftico: efetividade social e histrica. axiolgico: o Direito cuida de um valor, no caso, a Justia.

Direito Positivo o conjunto de normas jurdicas

vigentes em determinado lugar, em determinada poca.


.

A ideia do Direito Natural o eixo em redor do qual

gira toda a filosofia do Direito.

Compe-se de princpios inerentes prpria essncia humanas. O Direito Natural no escrito, no criado pela sociedade, nem formulado pelo Estado como o adjetivo natural indica, um direito espontneo, que se origina da prpria natureza social do homem que revelado pela conjugao da experincia e razo. constitudo por um conjunto de princpios, e no de regras.

SEU CARTER UNIVERSAL, ETERNO E IMUTVEL E PERTENCEM A TODOS OS TEMPOS

O Direito objetivo a norma abstrata. Direito expresso em leis, em precedentes jurdicos e

em costumes jurdicos reconhecidos no mercado, no tribunais e parlamentos Carter obrigatrio garantido pelos aparelhos policiais e judiciais do Estado

Possibilidade concedida pela lei, a uma determinada pessoa, de exigir de outrem, uma conduta. Essa conduta, imposta pelo Estado, atravs dos preceitos de leis, denomina-se dever jurdico. Normalmente o sujeito ativo aquele que possui o Direito subjetivo, enquanto que o sujeito passivo possui o dever jurdico. O direito subjetivo pe a disposio de seu titular uma pretenso, que a possibilidade de recorrer ao judicirio para que exigir o cumprimento do dever jurdico a que a outra parte estaria obrigada.

O ato lcito o que permitido pelo direito, como o que lhe indiferente.
Pratica ato ilcito o indivduo que, por sua ao ou omisso, que age com culpa (em seu sentido amplo, envolvendo o dolo, ou seja, a inteno de causar o dano; e a culpa, quando o agente agir de forma negligente, imprudente ou com impercia), provocando dano a outrem.

Vale dizer que o Cdigo Civil Brasileiro impe quele

que pratica ato ilcito a obrigao de reparar o dano mediante indenizao, pelo instituto da responsabilidade civil, conforme depreende-se do art. 927 do CCB.
Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo..

Depende da competncia para legislar da autoridade

que o prescrever; Vlido o direito estabelecido conforme as normas constitucionais reguladoras de sua produo: competncia e contedo
Kelsen: hierarquia das normas; Teoria sociolgica : legitimizao Governo/

governados;

Art. 153 - Compete Unio instituir impostos sobre:

I - importao de produtos estrangeiros;


II - exportao, para o exterior, de produtos nacionais

ou nacionalizados; III - renda e proventos de qualquer natureza; V - operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios; VI - propriedade territorial rural; VII - grandes fortunas, nos termos de lei complementar.

A Lei de Introduo ao Cdigo Civil, art. 1 , disciplina

que a lei entrar em vigor 45 (quarenta e cinco dias) aps a sua publicao.
Dessa forma, esse lapso de tempo entre a publicao e a vigncia, denominado vacatio legis, que, como regra geral, dever ser respeitado.

Entretanto, dependendo da lei, o legislador pode

alterar o tempo da vacatio legis, ou at mesmo, deixar de observar qualquer prazo se assim o definir, caso em que a vigncia coincidir com a publicao. Por outro lado, a revogao o fenmeno pelo qual uma lei perde a sua vigncia. Esse fenmeno deve ocorrer haja vista o dinamismo da vida social e a complexidade das relaes, se fazendo necessrias inmeras adaptaes da Ordem Jurdica.

Uma lei perde sua vigncia em algumas situaes especficas, quais sejam: revogao por outra lei, desuso e decurso de tempo.

Quando for revogada por outra lei: nesse caso, a nova

lei ter algumas opes, podendo revogar a totalidade do contedo da lei anterior, (resultando a ab-rogao) ou revogar to somente alguma parte determinada (verificando a derrogao).

Revogao expressa: quanto revogao, diz

claramente qual lei ou parte dela que perder seus efeitos, Revogao tcita: quando a lei nova no diz expressamente o que veio revogar, mas se mostra incompatvel com a norma existente (lei posterior revoga a anterior), ou a lei nova regulamenta a totalidade do assunto abordado em uma anterior (lei especial prevalece sobre lei geral).

Quando ocorre o desuso: ocorre quando a lei no aplicada

da forma prevista, ou seja, a autoridade a quem incumbia garantir a observncia da lei no a aplica.
Pode o desuso se dar, tambm, de forma espontnea, quando as pessoas deixam, aos poucos, de observar a norma em suas relaes sociais. As caractersticas do desuso so: a falta de observncia da lei por um considervel perodo de tempo, e que essa inobservncia ocorra em todos os mbitos de atuao da lei, expressando assim seu carter genrico.

Vale dizer que o Direito Brasileiro veda a repristinao,

ou seja, probe que uma lei que perdeu a sua vigncia em virtude de outra, retorne a produzir seus efeitos se a lei que a havia revogado, por qualquer motivo, perder a sua vigncia.
Em outras palavras, uma vez revogada, uma lei no mais poder recuperar a sua vigncia.

Princpio da Irretroatividade das Leis: uma lei presente

ou futura no dever atingir fatos passados.


Esse princpio est consagrado pela Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, no art. 5, XXXVI, dentro dos direitos e garantias fundamentais do indivduo.

Ressalta-se a importncia desse princpio uma vez que

assegura a ordem e a segurana Jurdica necessria a um Estado de Direito.

Em relao s leis de Direito Penal, quando forem

beneficiar o ru (caso em que a lei nova no considera crime a conduta pelo qual o mesmo est sendo acusado, ou esteja prevista uma pena menor para a conduta).

Eficcia: depende do fato de sua observncia no meio

social no qual vigente. Eficaz o direito efetivamente observado e que atinge a sua finalidade.

Kelsen: direito aplicado e obedecido Efetividade: depende da eficcia; depende se a norma

for observada pela maioria de seus destinatrios e pelos orgos administrativos e judiciais

Condio mnima para cumprimento da lei Ex.: criao de presidios.

Apoio da sociedade civil;

Obedincias a construo das normas: Constituio/

princpios do Direito

Observncia de regras e princpios disciplinadores da

criao do direito pr-estabelecidos pela constituio.

Vous aimerez peut-être aussi