Vous êtes sur la page 1sur 49

Histria da enfermagem

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

5/30/12

A profisso tem sua origem milenar e data da

poca em que ser enfermeiro era uma referncia a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.

Durante

sculos, a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a sade e o bem-estar do ser humano.

5/30/12

S no Brasil, so mais de 100 mil enfermeiros,

alm de tcnicos e auxiliares de enfermagem, que somam cerca de 900 mil profissionais em todo pas. Essas variaes de cargos fazem com que mais profissionais se juntem ao setor e a novas possibilidades de trabalho nesta rea.

5/30/12

Origem da Profisso
Desde os tempos do Velho Testamento, a

profisso de enfermeiro j era reconhecida por aqueles que cuidavam e protegiam pessoas doentes, em especial idosos e deficientes, pois nessa poca, tais atitudes garantiam ao homem a manuteno da sua sobrevivncia. enfermagem estava associada ao trabalho feminino, caracterizado pela prtica de cuidar de grupos nmades primitivos.

Nessa poca e durante muitos sculos, a

5/30/12

Com o passar dos tempos, as prticas de

sade evoluram e, entre os sculos V e VIII, a Enfermagem surge como uma prtica leiga, desenvolvida por religiosos como se fosse mais um sacerdcio. Sendo assim, tornou-se uma prtica indigna e sem atrativos para as mulheres da poca, pois consideravam o trabalho como um servio domstico, o que atestava queda dos padres morais que sustentavam, at ento, o trabalho da enfermagem.

5/30/12

Mesmo

com essa crise da profisso, a evoluo do trabalho associado ao reconhecimento da prtica, em meados do sculo XVI, a Enfermagem j comea a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e, no sculo XIX, vista como Enfermagem moderna na Inglaterra.

5/30/12

A partir da, foram catalogadas definies e

padres para a profisso e a ANA (American Nurses Association) define a Enfermagem como "uma cincia e uma arte, levando em considerao que o objetivo principal do trabalho o de cuidar dos problemas reais de sade, por meio de aes interdependentes com suporte tcnico cientfico, bem como reconhecer o papel significativo do enfermeiro de educar para sade, ter habilidades em prever doenas e o cuidado individual e nico do paciente". 5/30/12

De onde vem o nome Enfermeiro

A palavra Enfermeira/o se compe de duas

palavras do latim: nutrix, que significa Me, e do verbo nutrire, que tem como significados criar e nutrir. Essas duas palavras, adaptadas ao ingls do sculo XIX, acabaram se transformando na palavra NURSE que, traduzida para o portugus, significa Enfermeira.

5/30/12

Os significados dados aos smbolos utilizados

SIMBOLOGIA APLICADA ENFERMAGEM


na Enfermagem, so os seguintes:

Lmpada: caminho, ambiente; Cobra: magia, Cobra + cruz: cincia; Seringa: tcnica Cor verde: paz, tranqilidade, cura, sade - Pedra Smbolo da Enfermagem: Esmeralda
5/30/12 - Cor que representa a Enfermagem: Verde

Enfermeiro: lmpada e cobra + cruz

5/30/12

Tcnico e Auxiliar de Enfermagem: lmpada e seringa

5/30/12

Enfermeiras Famosas
Nos ltimos trs sculos, alguns nomes da

Enfermagem mundial tornaram-se referncia da histria da profisso e dos ensinamentos que sua prtica propaga atravs dos tempos.

Imortalizadas, algumas delas como Florence e

Ana Nri, ainda servem como fonte de inspirao para novos profissionais, para estudiosos, romancistas e interessados na profisso de Enfermeiro.
5/30/12

Nascida a 12 de maio de 1820, em Florena,

Florence Nightingale Dama da Lmpada

Itlia, era filha de ingleses. Possua inteligncia incomum, tenacidade de propsitos, determinao e perseverana - o que lhe permitia dialogar com polticos e oficiais do Exrcito, fazendo prevalecer suas idias. Dominava com facilidade o ingls, o francs, o alemo, o italiano, alm do grego e latim. No desejo de realizar-se como enfermeira, passa o inverno de 1844 em Roma, estudando as atividades das Irmandades Catlicas. Em 1849 faz uma 5/30/12

Decidida

a seguir sua vocao, procura completar seus conhecimentos que julga ainda insuficientes. Visita o Hospital de Dublin dirigido pela Irms de Misericrdia, Ordem Catlica de Enfermeiras, fundada 20 anos antes. Conhece as Irms de Caridade de So Vicente de Paulo, na Maison de la Providence em Paris. grande misso.

Aos poucos vai se preparando para a sua Em 1854, a Inglaterra, a Frana e a Turquia 5/30/12

Florence

partiu para Scutari com 38 voluntrias entre religiosas e leigas vindas de diferentes hospitais. Algumas enfermeiras foram despedidas por incapacidade de adaptao e principalmente por indisciplina. A mortalidade decresce de 40% para 2%. e ela foi imortalizada como a "Dama da Lmpada" porque, de lanterna na mo, percorre as enfermarias, atendendo os doentes.

Os soldados fazem dela o seu anjo da guarda

5/30/12

Durante a guerra contrai tifo e ao retornar da

Crimia, em 1856, leva uma vida de invlida.

Dedica-se porm, com ardor, a trabalhos

intelectuais. Pelos trabalhos na Crimia, recebe um prmio do Governo Ingls e, graas a este prmio, consegue iniciar o que para ela a nica maneira de mudar os destinos da Enfermagem - uma Escola de Enfermagem em 1959.
Aps a guerra, Florence fundou uma escola de
5/30/12

Enfermagem no Hospital Saint Thomas, que

A disciplina rigorosa, do tipo militar, era uma

das caractersticas da escola nightingaleana, bem como a exigncia de qualidades morais das candidatas. O curso, de um ano de durao, consistia em aulas dirias ministradas por mdicos. mdico foi de fato a nica pessoa qualificada para ensinar.

Nas primeiras escolas de Enfermagem, o

5/30/12

A ele cabia ento decidir quais das suas

funes poderiam colocar nas mos das enfermeiras. Florence morre em 13 de agosto de 1910, deixando florescente o ensino de Enfermagem. Assim, a Enfermagem surge no mais como uma atividade emprica, desvinculada do saber especializado, mas como uma ocupao assalariada que vem atender a necessidade de mo-de-obra nos hospitais, constituindo-se como uma prtica social institucionalizada e especfica.

5/30/12

Juramento da Florence
Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida

profissional a servio da pessoa humana, exercendo a enfermagem com conscincia e dedicao; guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a concepo at a morte; no participar voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade fsica ou psquica do ser humano; manter e elevar os ideais de minha profisso, obedecendo aos preceitos da tica e da moral, preservando sua 5/30/12 honra, seu prestgio e suas tradies.

A organizao da Enfermagem na Sociedade

Histria da Enfermagem no Brasil

Brasileira comea no perodo colonial e vai at o final do sculo XIX. A profisso surge como uma simples prestao de cuidados aos doentes, realizada por um grupo formado, na sua maioria, por escravos, que nesta poca trabalhavam nos domiclios. Desde o princpio da colonizao foi includa a abertura das Casas de Misericrdia, que tiveram origem em Portugal.

5/30/12

A primeira Casa de Misericrdia foi fundada

na Vila de Santos, em 1543. Em seguida, ainda no sculo XVI, surgiram as do Rio de Janeiro, Vitria, Olinda e Ilhus. Mais tarde Porto Alegre e Curitiba, esta inaugurada em 1880, com a presena de D. Pedro II e Dona Tereza Cristina.

No

que diz respeito sade do povo brasileiro, merece destaque o trabalho do Padre Jos de Anchieta. Ele no se limitou ao ensino de cincias e catequeses. Foi alm. 5/30/12 Atendia aos necessitados, exercendo

Em seus escritos encontramos estudos de

valor sobre o Brasil, seus primitivos habitantes, clima e as doenas mais comuns.

A teraputica empregada era base de ervas

medicinais minuciosamente descritas. Supese que os Jesutas faziam a superviso do servio que era prestado por pessoas treinadas por eles. No h registro a respeito.

Outra figura de destaque Frei Fabiano

Cristo, que durante 40 anos exerceu atividades de enfermeiro no Convento de 5/30/12

Os escravos tiveram papel relevante, pois

auxiliavam os religiosos no cuidado aos doentes. Em 1738, Romo de Matos Duarte consegue fundar no Rio de Janeiro a Casa dos Expostos. Somente em 1822, o Brasil tomou as primeiras medidas de proteo maternidade que se conhecem na legislao mundial, graas a atuao de Jos Bonifcio Andrade e Silva. A primeira sala de partos funcionava na Casa dos Expostos em 1822. Em 1832 organizou-se o ensino mdico e foi criada a Faculdade de Medicina do Rio de 5/30/12

No comeo do sculo XX, grande nmero de

teses mdicas foram apresentadas sobre Higiene Infantil e Escolar, demonstrando os resultados obtidos e abrindo horizontes e novas realizaes. Esse progresso da medicina, entretanto, no teve influncia imediata sobre a Enfermagem. tempo do Imprio, raros nomes de destacaram e, entre eles, merece especial meno o de Anna Nery.

Assim sendo, na enfermagem brasileira do

5/30/12

Anna Nery
Aos 13 de dezembro de 1814, nasceu Ana

Justina Ferreira, na Cidade de Cachoeira, na Provncia da Bahia. Casou-se com Isidoro Antonio Nery, enviuvando aos 30 anos. oficial do exrcito, so convocados a servir a Ptria durante a Guerra do Paraguai (18641870), sob a presidncia de Solano Lopes. O mais jovem, aluno do 6 ano de Medicina, oferece seus servios mdicos em prol dos brasileiros.

Seus dois filhos, um mdico militar e um

5/30/12

Anna Nery no resiste separao da famlia

e escreve ao Presidente da Provncia, colocando-se disposio de sua Ptria. Em 15 de agosto parte para os campos de batalha, onde dois de seus irmos tambm lutavam. Improvisa hospitais e no mede esforos no atendimento aos feridos. com carinho e louvor, recebe uma coroa de louros e Victor Meireles pinta sua imagem, que colocada no edifcio do Pao Municipal.

Aps cinco anos, retorna ao Brasil, acolhida

5/30/12

Faleceu no Rio de Janeiro a 20 de maio de

1880.

A primeira Escola de Enfermagem fundada no

Brasil recebeu o seu nome. Anna Nery que, como Florence Nightingale, rompeu com os preconceitos da poca que faziam da mulher prisioneira do lar.

5/30/12

5/30/12

Introduo
Pode se considerar que a enfermagem

sempre esteve voltada para atender as necessidades de assistncia de sade da sociedade . Ela originou-se do desejo de manter as pessoas saudveis, assim como propiciar conforto, cuidado e confiana ao enfermo .

A enfermagem como profisso, a

nica na medida, em que se dedica humanista, s reaes dos pacientes e de suas famlias, frente aos problemas 5/30/12 reais e potenciais .

2 - SADE : um estado de completo

bem-estar fsico, mental e social, no meramente a ausncia de doena ou enfermidade . qual o funcionamento do organismo de uma pessoa est diminudo ou prejudicado em uma ou mais dimenses .

3 - DOENA : um processo anormal no

5/30/12

Necessidades fisiolgicas

NECESSIDADES HUMANAS BSICAS

-Estas so as necessidades mais bsicas (oxignio, hidratao, nutrio, temperatura, excreo, repouso, sexo). Uma vez satisfeitas estas necessidades passamos a nos preocupar com outras coisas.

5/30/12

Necessidades de segurana

No mundo conturbado em que vivemos procuramos fugir dos perigos, buscamos por abrigo, segurana, proteo, estabilidade e continuidade. A busca da religio, de uma crena deve ser colocada neste nvel da hierarquia

5/30/12

Necessidades sociais -

O ser humano precisa amar e pertencer. O ser humano tem a necessidade de ser amado, querido por outros, de ser aceito por outros. Ns queremos nos sentir necessrios a outras pessoas ou grupos de pessoas. Esse agrupamento de pessoas pode ser, no seu local de trabalho, na sua igreja, na sua famlia, no seu clube ou na sua torcida. Todos estes agrupamentos fazem com que tenhamos a 5/30/12 sensao de pertencer a um grupo .

Necessidades de status

- ou de estima O ser humano busca ser competente, alcanar objetivos, obter aprovao e ganhar reconhecimento.

5/30/12

Necessidade

de

auto-

realizao

- O ser humano busca a sua realizao como pessoa, a demonstrao prtica da realizao permitida e alavancada pelo seu potencial nico. O ser humano pode buscar conhecimento, experincias estticas e metafsicas, ou mesmo a busca de Deus.

5/30/12

Exerccios de fixao
a ) Diferencie sade e doena b)

O que significa enfermagem ( resposta pessoal )

c ) Realize uma resenha sobre a histria da

enfermagem :

c.1 ) Perodo Florence Nightingale : c.2 ) Perodo Anna Nery :


5/30/12

d)

Descreva a seqncia das necessidades humanas bsicas . Cite a funo da enfermagem em relao elas . Comente sobre os smbolos, cores, importncia do juramento na enfermagem

e)

5/30/12

1. O paciente tem direito a um atendimento

DIREITOS DOS PACIENTES

humano, atencioso e respeitoso, por parte de todos os profissionais de sade. Tem direito a um local digno e adequado para seu atendimento.

2. O paciente tem direito a ser identificado

pelo nome e sobrenome. No deve ser chamado pelo nome da doena o do agravo sade, ou ainda de forma genrica ou quaisquer outras formas imprprias, 5/30/12 desrespeitosas ou preconceituosa.

3. O paciente tem direito a receber um

profissional adequado, presente no local, receber auxlio imediato e oportuno para a melhoria de seu conforto e bem-estar.

4. O paciente tem direito a identificar o

profissional por crach preenchido com o nome completo, funo e cargo.

5.

O paciente tem direito a consultas marcadas, antecipadamente, de forma que o 5/30/12

6. O paciente tem direito de exigir que todo o

material utilizado seja rigorosamente esterilizado ou descartvel e manipulado segundo normas de higiene e preveno. O paciente tem direito de receber explicaes claras sobre o exame a que vai ser submetido e para qual finalidade ser coletado o material para exames.

7.

8. O paciente tem direito a informaes 5/30/12

9. O paciente tem direito a ser esclarecido se

o tratamento ou diagnstico experimental ou faz parte de pesquisa; se os benefcios a serem obtidos so proporcionais aos riscos e se existe probabilidade de alterao das condies de dor, sofrimento e desenvolvimento da sua patologia.

10. O paciente tem direito de consentir ou

recusar a ser submetido experimentao ou pesquisas. No caso de impossibilidade de 5/30/12 expressar sua vontade, o consentimento deve

12. O paciente tem direito de revogar o

consentimento anterior, a qualquer instante, por deciso livre, consciente e esclarecida, sem que lhe sejam imputadas sanes morais ou legais.

13. O paciente tem o direito de ter seu

pronturio mdico elaborado de forma legvel e de consult-lo a qualquer momento. Esse pronturio deve conter o conjunto de documentos padronizados do histrico do 5/30/12 paciente, princpio e evoluo da doena,

15. O paciente tem o direito de receber os

medicamentos bsicos, como tambm medicamentos e equipamentos de alto custo, que mantenham sua vida e a sade.

16. O paciente tem o direito de receber os

medicamentos acompanhados de bula impressa de forma compreensvel e clara e com data de fabricao e prazo de validade anexo.

5/30/12

18. O paciente tem direito de conhecer a

procedncia do sangue ou hemoderivados para a transfuso e antes de receber, verificar se os mesmos contm carimbo nas bolsas de sangue atestando as sorologias efetuadas e sua validade.

19. O paciente tem direito, no caso de estar

inconsciente, de ter anotado em seu pronturio, medicao, sangue ou hemoderivados, com dados sobre a origem, 5/30/12 tipo e prazo de validade.

21. O paciente tem direito a sua segurana e

integridade fsica nos estabelecimentos de sade pblicos ou privados.

22. O paciente tem direito a ter acesso s

contas detalhadas referentes s despesas de seu tratamento, exames, medicao, internao e outros procedimentos mdicos. (Portaria do Ministrio da Sade n1286 de 26/10/93 - art. 8 e n 74 de 04/05/94).
5/30/12

24.

O paciente tem direito de ser resguardado, atravs da manuteno do sigilo profissional, desde que no acarrete riscos a terceiros ou sade pblica. Os segredos do paciente correspondem a tudo aquilo que, mesmo desconhecido pelo prprio paciente, possa o profissional de sade ter acesso e compreender atravs das informaes obtidas no histrico do paciente, exame fsico, exames laboratoriais e radiolgicos.

5/30/12 25. O paciente tem direito a manter sua

26. O paciente tem direito ao cuidador, se

desejar, tanto nas consultas, como nas internaes. As visitas de parentes e amigos devem ser disciplinadas em horrios compatveis, desde que no comprometam as atividades mdico/sanitrias. Em caso de parto, a parturiente poder solicitar a presena do pai da criana.

27. O paciente tem direito indenizao

pecuniria no caso de qualquer complicao em suas condies de sade motivada por 5/30/12 imprudncia, negligncia ou impercia dos

28. O paciente tem direito assistncia

adequada, feriados

mesmo ou

em perodos durante

festivos, greves.

29. O paciente tem direito de receber ou

recusar assistncia moral, psicolgica, social e religiosa.


30. O paciente tem direito a uma morte digna

e serena, podendo optar ele prprio (desde que lcido), a famlia ou responsvel, por local 5/30/12

31. O paciente tem direito dignidade e

respeito, mesmo aps a morte. Os familiares ou responsveis devem ser avisados imediatamente aps o bito.

32. O paciente tem o direito de no ter

nenhum rgo retirado de seu corpo sem sua prvia aprovao ou de sua famlia.

33. O paciente tem o direito de recorrer a


5/30/12

rgo jurdico de direito especfico da sade,

Vous aimerez peut-être aussi