Vous êtes sur la page 1sur 6

Reproduo animal

Reproduo dos gatos

Realizado por: Ana Beatriz Pereira n15194 Marta Ricardo n15191 Mlanie Milho n15198 Raquel Abelha n15526

Prof. Gouveia __ de Maio de 2012

Gestao nas gatas

As gatas so animais polistricos estacionais, pois o seu cio depende da poca do ano, normalmente mais quente, e tem vrios cios durante essa poca(1). A sua ovulao induzida pelo macho atravs da cpula (monta) Depois da cpula pode existir ou no fecundao. Se no houver fecundao a gata volta a entrar em cio se houver fertilizao dos vulos a gata entra em gestao. A gestao pode definir-se pelo perodo compreendido entre a fecundao e o nascimento(2) das crias. Quanto maior for a gata, maior a probabilidade de ter gatitos. Normalmente o numero de vulos fertilizados(3) maior do que o numero de gatitos. Os gatinhos que nascem muito cedo, antes dos 58 dias, nascem mortos(3), e se nascerem mais tarde do que o normal (a gestao vai aproximadamente at aos 64-70 dias), eles vo ser mais desenvolvidos e consequentemente vo ser maiores o que vai dificultar o parto. Se se suspeita que a gata est grvida, pode-se confirmar verificandose se os mamilos esto maiores e avermelhados, o seu peso aumenta e a barriga incha. A partir da 4 e 5 semana aps a concepo, j possvel sentirem-se papos do tamanho de bolas de golf(4). No entanto, apertar ou enfiar os dedos na barriga pode danificar os embries ou dar origem a um aborto. Por estes motivos o diagnstico de gestao por palpao deve

Antes do parto a gata tende a procurar o local onde se sente mais confortvel para ter as crias, impregnando-o com o seu cheiro. A gata comea a comportar-se de forma mais maternal. Na ultima fase da gravidez os gatitos podem causar obstipao. Se isto acontecer deve-se misturar algumas gotas de parafina na alimentao da gata. Deve-se preparar uma caixa para a gata, num local escolhido por ela, que deve ficar num local quente e calmo, feito de madeira ou de papelo, com uma lmpada de infravermelho pendurada(3). Nas ultimas duas semanas de gestao, a gata no deve sair de casa.

Imagem sobre a gestao de gatos

Desmame

O desmame introduzir algum tipo de alimentao para que o gato deixe de mamar a me.

Os recm-nascidos devem manter-se com a me por 60 dias, j que o gatinho ter recebido os nutrientes necessrios. Separ-los antes desse perodo seria um erro, devido possibilidade de que eles morram por falta de alimentao adequada.
De um bom desmame dependem a sade do gatinho e o seu desenvolvimento at a vida adulta. Durante o perodo de desmame, o gatinho passa pela transio do alimento lquido para o slido, sendo o alimento intermedirio o semislido (rao para gatinhos umedecida com leite). A funo do alimento umedecido nesta fase da vida a de fazer transio suave da alimentao lquida para a alimentao slida sem prejudicar nutricionalmente o gatinho. As necessidades energticas dos gatinhos so 2 a 3 vezes superiores s de um gato adulto em manuteno, pois os filhotes possuem uma capacidade estomacal reduzida. Um alimento concentrado, portanto altamente energtico, particularmente indicado.

No incio do crescimento os filhotes digerem mal o amido devido a baixa actividade das enzimas digestivas, desta forma se um alimento para gatos adultos, rico em amido, for utilizado para o gatinho poder ocorrer diarreia. Alm da grande exigncia em protenas, os gatos necessitam receber um acrscimo do aminocido taurina, pois uma falta prolongada em taurina favorece o aparecimento de cegueira e problemas cardacos. A falta de cidos-gordos pode provocar problemas de crescimento e reproduo. Assim sendo, os alimentos para gatos devem ser introduzidos para cada fase da vida. Algumas semanas aps o desmame, a maioria dos gatos perdem a capacidade de digerir a lactose e o leite no apropriado aps o desmame, pois transforma as fezes dos gatos amolecidas ou at mesmo com diarreia. Transio do leite para o alimento seco: A mudana do leite para um alimento seco faz-se de maneira progressiva atravs da mistura de alimento seco para gatinhos com leite para gatos na temperatura de 60C. deixar esta mistura arrefecer at obteno de uma refeio temperatura ambiente e servir a papinha aps uma hora da preparao. Durante as semanas seguintes, a papinha reduzida at a administrao de uma refeio seca na idade de 8-9 semanas. Deve-se dividir a quantidade diria recomendada de papinha em 3-4 refeies ao longo do dia at o fim do desmame e depois 2 refeies ao dia de alimento seco para gatos filhotes.

Bibliografia

(1) http://www.saudeanimal.com.br/2mil_008.htm - Dra. Maria Tereza Cera Galvo do Amaral (Mdica Veterinria) (visitado a 13 de Maro de 2012) (2) http://www.proac.uff.br/fisiovet/index.php?option=com_

content&task=view&id=195&Itemid=152 (visitado a 13 de Maro de 2012)


(3) http://mundodospets.blogs.sapo.pt/1205.html - (visitado a 13 de Maro de 2012) (4) FOGLE, Bruce(2007). Se o seu gato falasse. Dorling Kindersley Civilizao, Editores, Lda. pp. 32,33 http://www.webanimal.com.br/gato/index2.asp?menu=desmamegato.ht m (visitado 21/03/2012)

Apontamentos da aula

Vous aimerez peut-être aussi