Vous êtes sur la page 1sur 40

C.F.P. Alvimar Carneiro de Rezende.

Fundamentos de Bombas

Contagem, Minas Gerais 31/Maio/2012

Diego Erivelton Felipe Cassiano Marcos Henrique Oliveira Neilson

Professor: Adriano Antnio

Vedao

Processo usado para impedir a passagem, de maneira esttica ou dinmica, de lquidos, gases e slidos particulados (p) de um meio para outro.

Vedao Principal
Conjunto de elementos mecnicos cuja funo bsica impedir o vazamento de produto ou no permitir a infiltrao de ar para dentro das bombas. composto por: Elemento vedador (gaxetas e selos mecnicos); Caixa de vedao; Sobreposta.

A vedao principal feita num plano perpendicular ao eixo por meio do contato deslizante entre as faces altamente polidas de duas peas, geralmente chamadas de sede e anel de selagem. A sede estacionria e fica conectada numa parte sobreposta. O anel de selagem fixado ao eixo e gira com ele. Para que as faces do anel de selagem e da sede permaneam sempre em contato e pressionadas, utilizam-se molas helicoidais conectadas ao anel de selagem.

Vedao secundria
Aplicada sede e ao anel de selagem, pode ser feita por meio de vrios anis com perfis diferentes, tais como: junta, anel oring, anel V, cunha, fole etc. utilizada nos selos mecnicos.

Caixa de vedao

Conhecida tambm como Caixa de gaxetas, usadas para evitar a entrada de ar na bomba. Normalmente as caixas so interligadas com a descarga da bomba, utilizando o prprio lquido bombeado para selagem.

Gaxetas
Elementos mecnicos utilizados para vedar a passagem de um fluxo de fluido de um local para outro, de forma parcial. Permite ajustes medida que a eficcia da vedao vai diminuindo. So usadas tambm para isolamento trmico, so macias e flexveis e com boa resistncia mecnica e qumica.
Permite-se, na prtica, um pequeno vazamento da ordem de 30 a 60 gotas por minuto, com a finalidade de resfriar e lubrificar os anis de gaxeta.

Tipos de Gaxetas
Plsticas Tranadas

Metlicas

Aplicao
Gaxetas impregnadas (lubrificadas):
Vedao de hastes de vlvulas; Eixos de mquinas rotativas como bombas, compressores radiais e outras.

Gaxetas secas:
Vedao de portas de forno; Estufas; Isolamento de tubulaes externas que conduzam fluidos aquecidos.

Seleo da gaxeta
Deve ser feita com base em dados fornecidos pelos catlogos dos fabricantes. Tambm leva-se em conta: Material utilizado na confeco da gaxeta; Tipo de equipamento; Caractersticas fsicas e qumicas do fluido Dimenses da caixa de gaxeta; Temperatura e presso dentro da caixa de gaxeta; Tipo de movimento da bomba (rotativo/alternativo); Material utilizado na construo do eixo ou da haste; Ciclos de trabalho da mquina; Condies especiais da bomba: alta ou baixa temperatura; Local de trabalho(submerso ou no); Meio (cido, bsico, salino) a que se encontra exposta.

Sobreposta

Tambm chamada de preme-gaxeta, tem a funo de regular o aperto dos anis de gaxeta. Seu formato geralmente losangular com os cantos arredondados ou elpticos.

Anel de lanterna
O anel de lanterna um guia do lquido de selagem e a ele est ligado a tubulao do liquido de selagem. colocado aproximadamente no meio da caixa de gaxeta, entretanto, para determinadas condies operacionais ele pode ser colocado junto bucha de garganta ou vizinho sobreposta. tambm chamado de castanha bipartida ou cadeado dgua, cadeado hidrulico ou lanternim.

Vedao hidrodinmica
Sistema hidrulico capaz de manter afastado do eixo todo o lquido contido numa caixa atravessada pelo prprio eixo. Essa caixa fica situada atrs do rotor (no caso das bombas centrfugas).
Ao girar, as palhetas do expelidor imprimem ao lquido existente nessa regio um movimento circulatrio semelhante a um vrtice forado. Essa ao arremessa o lquido para a periferia deixando a regio central isenta de lquido. O expelidor um dispositivo de vedao primria; enquanto a bomba estiver operando ele mantm o eixo dinamicamente selado. O engaxetamento convencional que vem depois evita o vazamento no perodo em que a bomba estiver parada.

Junta
Pea de espessura delgada e confeccionada de material compressvel usada para vedao. Atuam sob compresso, compensando as rugosidades da superfcie a vedar. Tm espessuras que vo de 1,6 at 5 mm, que - ao serem instaladas - so reduzidas devido carga de compresso proveniente do aperto das peas.

Selo mecnico
um dispositivo mecnico de forma cilndrica, de alta tecnologia e alta performance, que elimina e previne vazamentos de fludos, lquidos ou gases sob presso na caixa de selagem ou cmara do selo, de bombas centrfugas, bombas hidrulicas e reatores, onde o eixo rotativo atravessa seu corpo.

Partes de um selo mecnico:

Face Estacionria Face Rotativa Mecanismo de Mola Mecanismo de trava Vedao do eixo

Partes de um selo mecnico:

A sobreposta a parte que prende o conjunto e montada na caixa de selagem.

A junta funciona para evitar o vazamento entre a Sobreposta e a face da Caixa de Selagem.

Classificao de um selo mecnico

Rotativo

Estacionrio

Molas na parte rotativa.

Molas na parte estacionria.

Mecanismo de molas

Mola nica

Mltiplas molas

Fole metlico

Classificao de um selo
Selo de componentes Selo de cartucho

Montado direto no eixo da bomba.

Montado como pea nica. (preso na sobreposta).

Selo Simples: utiliza um jogo de faces.

Selo Duplo: utiliza dois jogos de faces.

Classificao de um selo
Pusher Selo que utiliza uma selagem Secundria no eixo que se move sobre o eixo a medida que as faces se desgastam.

No-Pusher Tem todas selagens secundrias estticas.

Material das faces de um selo mecnico


Carvo (80% carbono, 20% grafite);

Carbeto de tungstnio slido;


Carbeto de silcio sinterizado;

Metais (macios ou revestidos);


xido de alumnio;

Plsticos.

Vantagens de um selo mecnico:


Reduzir gerao de calor e Consumo de energia;
Aumentar a remoo do calor das faces; Suportar maiores presses de trabalho, temperaturas e velocidades;

Resistente a Abraso;
Proporcionar maior vida til e Baixas Emisses.

Gaxetas X Selos mecnicos


Parmetros Preo inicial Vedao principal Funcionamento a seco vazamento Ajuste manual em operao Gaxeta Baixo Ao longo do eixo No 60 gotas por minuto Necessrio Selo mecnico Alto Perpendicular ao eixo No 5 gotas por hora Desnecessrio

Perdas por atrito Potncia consumida Desgaste na luva Montagem Recuperao de peas Segurana operacional Vida til Custo operacional

Maior Maior Grande Fcil No h Menor Menor Maior

Menor Maior Pequeno ou inexistente Cuidadosa Possvel Maior Maior Menor

Sistemas auxiliares
Os principais fatores que prejudicam o bom funcionamento do selo so a alta temperatura e os abrasivos. A alta temperatura deve ser mantida dentro de uma faixa tolervel e os abrasivos devem ficar afastados da pelcula lubrificante formada entre as faces seladoras. Isto conseguido por meio de sistemas auxiliares. So eles: Refrigerao da caixa de selagem; Refrigerao da sede do selo; Lubrificao das faces seladoras; Lavagem ou circulao; Recirculao com anel bombeador; Abafamento; Selo duplo ;Suspiro e dreno.

Plano API 2

Utilizado para refrigerar ou aquecer, a caixa de selagem para prevenir o endurecimento ou volatizao do fludo bombeado. Utilizado tanto em selo duplo como simples.

Plano API 11

Utilizado para refrigerar o selo. Aumentar a presso na caixa de selagem. No deve ser usado em lquidos com slidos em suspenso.

Plano API 13

Utilizado para reduzir a presso na caixa de selagem. Remove slidos em suspenso. No utilizar em fluidos com baixa presso de vapor.

Plano API 21

Utilizado para refrigerar o selo e fludo bombeado. Aumentar a presso na caixa de selagem. Deve ser utilizado um orifcio de restrio.

Plano API 23

Utilizado para refrigerar o selo e o fludo. Proporciona melhor troca trmica.

Plano API 32

Prevenir a presena de slidos na caixa de selagem. Deve ser utilizado fludo limpo e compatvel com o fludo bombeado. Prever presso superior no mnimo de 0,5 a 1,5 Kgf/cm2 acima da presso na caixa de selagem.

Plano API 52

Utilizado com selo duplo. Presso do fludo no tanque inferior a presso estimada na caixa de selagem. A orientao de entrada e sada do fluido depende do sentido de rotao do eixo.

Plano API 53

Fludo de barreira deve ser compatvel com o fludo bombeado; Prevenir contaminao do meio ambiente em caso do rompimento do selo lado processo; Presso do fludo de barreira superior a presso do fludo na caixa de selagem; Utilizado em fludos perigosos ou quando da existncia de slidos em suspenso.

Plano API 62

Utilizado para limpeza interna das faces, evitando o acmulo de resduos. entre as faces e a luva, que possam vir a travar o selo. Utiliza baixas presses e vazes. Pode-se utilizar gua, vapor ou nitrognio.

ndice de falhas em bombas

ROLAMENTOS: 10.50 %

LUVAS: 5.45 % EIXOS: 4.80 %

OUTROS: 3.65%

SELOS & GAXETAS: 75.60 %

Bibliografia

CORREA LIMA, Epaminondas Pio. Mecnica das Bombas: Vedaes. 2 Edio. Editora Intercincia.

2000, Telecurso. Mecnica: Elementos de Mquinas. Volume 2: Aula 40. Editora Globo.

SELOS MECNICOS, DU-O-Lap Tecnologia em. Mecnica: o que um selo mecnico. Disponvel em http://www.du-o-lap.com.br/o_selo_mecanico.htm.

Agradecemos a todos pela ateno!


Boa noite!

Vous aimerez peut-être aussi