Vous êtes sur la page 1sur 17

Conceitos de gesto e diferena de preo e valor

Prof. Rodrigo von Mengden Tomasi

Gesto do que se trata?

Originria do latim gestione, a palavra se refere ao ato de gerir, gerenciar, administrar

Tcnica = a prtica do como fazer as coisas, o conhecido know how ou conhecimento emprico, derivado da experincia. Tecnologia = semelhante a tcnica, mas de forma lgica, cientifca, atravs de pesquisa. Arte = inspirao, criatividade e sensibilidade, a forma de liderar, embora sem mtodo cientifco Disciplina = organizao para o desempenho conjunto.
2

Gesto do que se trata?


gesto ou administrao a realizao dos objetivos organizacionais de uma forma eficaz e eficiente, atravs do planejamento, da organizao, liderana e controle dos recursos organizacionais.

A eficcia diz respeito ao atingimento efetivo dos resultados A eficincia diz respeito a qualidade das aes e dos recursos utilizados para atingir o resultado

Concepo de Valor, gerao, agregao, migrao

Gesto ou gerir criar, desenvolver ou agregar valor a uma organizao.


1 O que um produto de Valor Agregado?

Engrenagem = Matria prima

Indstria manufatura

Relgio = Produto de Valor Agregado


4

preciso criar ou agregar valor em tudo que importante. Valor para acionistas, clientes, parceiros estratgicos e funcionrios.

Como? Empenho

Estratgia
Capacidade Inovao

Mudana e migrao do valor


Estamos vivendo uma revoluo no conceito e na prtica de valor, inclusive globalizados. Os novos ambientes de negcios mudam rapidamente. E o valor tambm. Muda e migra. De uma empresa para outra, de um produto ou servio para outro, de uma marca para outra. Como combater?

Buscando criar vantagem competitiva..... Mas o que uma vantagem competitiva?


6

Vantagem competitiva Conceito amplamente divulgado por Philip Kotler, a vantagem competitiva uma estratgia que gera valor, que sua empresa capaz de praticar com competncia maior do que os concorrentes e difcil ou muito dispendiosa de ser imitada.

Qual o fator chave do valor?

A chave para o valor o cliente ou consumidor (custmer equity). O valor do cliente fundamental. Sem ele no h empresa viva.

Diferena entre preo e valor

"Preo o que voc paga . Valor o que voc leva".

Valor no algo facultado pela organizao. Os clientes que o determinam. Ele construdo por mltiplas componentes: utilidade do produto, qualidade, imagem resultante da propaganda e de promoes, disponibilidade, visibilidade, servios e outros cuidados anexos. Valor algo que advm do ponto de vista do comprador. Definir o preo apenas com base em custos um erro. Se por um lado o custo serve para definir o mnimo preo para que no se tenha prejuzo, por outro, no leva em conta a percepo do cliente
9

Percepo de Valor
Na verdade quando se trata de valor a percepo fundamental. O valor no um dado puramente objetivo, mas embora inclua dados objetivos subjetivo, dependendo da percepo de quem atribui um determinado valor a alguma coisa. Valor um equivalente em dinheiro, justo e apropriado, por alguma coisa a venda. (Jack Welch - GE)

10

Proposio de Valor

Toda a oferta de um produto ou servio por uma empresa uma Proposio de Valor.
Quando os produtos ou servios de uma empresa atendem s necessidades e desejos de um comprador e este considera justo o preo pago, o negcio produziu valor para o comprador. A Proposio de Valor funcionou.

11

Funes bsicas da Administrao/gesto

Planejamento, organizao, direo e controle


Para isso devemos enxergar a empresa dos mais deferentes ngulos possveis, quebrando paradigmas, fugindo do padronizado e facilmente copivel.....

Semana que vem veremos como obter e gerir informaes num contexto empresarial e como planejar a partir destas informaes, mas antes...
12

atividade aula 1

Para aprimorar a gesto de uma organizao, porm devemos saber como construir estratgias com esse foco, ento apresento a seguir os 3 modos principais de construo da estratgia na Gesto Empresarial:

13

atividade aula 1
Os Trs Modos da Construo da Estratgia de Gesto Empresarial

O modo empreendedor O modelo empreendedor de construo de estratgias dominado pela atividade de procurar novas oportunidades. A organizao empreendedora foca em oportunidades e os problemas so secundrios. Na organizao empreendedora o poder centralizado nas mos do executivo principal.

14

atividade aula 1
Os Trs Modos da Construo da Estratgia de Gesto Empresarial

O modo adaptvel No modo adaptvel a construo da estratgia caracterizada pela soluo relativa para problemas existentes como algo proativo procurando por novas oportunidades. A organizao adaptativa trabalha na dificuldade que o ambiente impe com muitos problemas e crises, A organizao adaptativa faz incrementos nas decises em etapas.

15

atividade aula 1
Os Trs Modos da Construo da Estratgia de Gesto Empresarial

O modo de planejamento No modelo de planejamento a anlise possui o papel principal na construo da estratgia. Planejamento o processo no qual direcionamos para produzir um ou mais cenrios de futuro no qual desejamos e escolhemos nossa expectativa para acontecer a menos que alguma coisa esteja terminada.

16

atividade aula 1
Responda as seguintes questes e entregue ao final da aula:
1.

Quais condies guiam a organizao a favor de um modelo da construo da estratgia em relao aos outros? Como as organizaes formulam importantes decises e fazem a conexo para integrar com suas estratgias?

2.

17

Vous aimerez peut-être aussi