Vous êtes sur la page 1sur 70

ENTOMOLOGIA AGRICOLA

PRAGAS GERAIS
Cupins Formigas

Gafanhotos

CUPINS

Ordem Isoptera.

As principais famlias que ocorrem no Brasil so: Kalotermitidae, Termopsidae, Rhinotermitidae, Termitidae e Serritermitidae.

CUPINS
Descrio e Biologia
Os cupins ou trmitas so insetos sociais que vivem em colnias populosas representadas por castas de indivduos pteros e alados. Sua sociedade constituda de grande nmero de indivduos, abrigados em ninhos denominados termiteiros ou cupinzeiros.

CUPINS
Existem duas categorias de indivduos adultos:
A primeira formada pelos reprodutores; nesse grupo, distinguem-se sexuados alados, machos e fmeas, que propagaro a espcie fora do cupinzeiro em que se originaram, comumente conhecidos como sirisiris, aleluias ou formigas-de-asas.

O casal real representado pelo rei e pela rainha da colnia, destinados proliferao no interior do cupinzeiro.

CUPINS
Os alados, machos e fmeas, so encontrados somente em determinada poca do ano. Quando falta o casal real, a proliferao da colnia mantida custa de indivduos que se apresentam como formas jovens e sexualmente pouco desenvolvidos. So os reis e rainhas de substituio, originrios de indivduos especiais que possuem apenas tecas alares.

Essas rainhas de substituio nunca atingem o desenvolvimento de uma verdadeira rainha. Nesses cupinzeiros encontram-se sempre muitas rainhas, na falta da rainha verdadeira.

CUPINS
A segunda categoria compreende formas pteras de ambos os sexos, mas estreis devido aos rgos reprodutores no terem se desenvolvido completamente. So formados por indivduos neutros, denominados obreiros ou operrias e soldados. As operrias, em geral, so de colorao branca ou amarelo-plida e pteras e geralmente desprovidas de olhos compostos e ocelos. So elas que constituem a maior parte da populao do cupinzeiro, desempenhando todas as funes da colnia, menos a de procriao.

CUPINS
Os soldados, semelhantes s operrias, por serem na maioria espcies pteras e usualmente cegas, diferenciamse morfologicamente delas por terem a cabea mais volumosa, de colorao marrom-amarelada e as manchulas mais desenvolvidas, no servindo para mastigao. Sua funo de defesa da colnia, colaborando tambm com as operrias em seu trabalho.
Em espcies primitivas encontram-se as formas sexuadas e os soldados, sendo que as ninfas sexuadas funcionam como operrias. Em espcies mais evoludas no existe a casta dos soldados, sendo que as operrias e adultos possuem longas manchulas, funcionando como soldados.

Cupins
por meio da enxameagem que se propagam as espcies. Anualmente, as formas aladas (siri-siris, aleluias ou formigas-de-asa) deixam os cupinzeiros aos milhares, em nmero similar de machos e fmeas.

Na poca da enxameagem, as operrias abrem galerias que sero protegidas pelos soldados. Pelas aberturas das galerias saem as formas aladas, sendo posteriormente fechadas pelas operrias.

CUPINS
Na enxameao, contrastando com as formigas e abelhas, os cupins so sexualmente imaturos. Aps a revoada, os indivduos que no foram destrudos perdem as asas e renem-se, formando o casal real e, em local apropriado, iniciam a construo de novo cupinzeiro, abrindo uma cavidade mais ampla, onde instalaro a cmara nupcial. Somente a que os cupins efetuaro a primeira cpula. Nessa fase, precisam estar em contato com a madeira ou o solo.

Cupins
Aps a primeira cpula, a fmea inicia a postura, sendo que, decorridos 30 dias em mdia, saem as primeiras formas jovens, que so criadas pelo casal real, at que possam mover-se, quando ento a fmea passa a desempenhar somente a funo reprodutiva. O macho coabita com a fmea na cmara real, e a fecunda periodicamente. Aps o nascimento das primeiras operrias e soldados, o casal real fica preso na clula real, com a nica funo de procriao. As operrias trazem os alimentos e levam os ovos para locais propcios.

Cupins

A formao do cupinzeiro pela enxameao o processo normal de propagao, mas podem ser formados novos cupinzeiros a partir de uma pequena parte da colnia, por meio de reis e rainhas de substituio ou por adoo de um casal real oriundo de outra enxameagem.

Cupins
A rainha, quando completamente desenvolvida, apresenta notvel desenvolvimento abdominal. Este pode atingir cerca de 200 vezes o volume do resto do corpo. Isso se deve presso exercida pelas bainhas ovarianas cada vez mais cheias de ovos.
A esse fenmeno d-se o nome de fisogastria.

Cupins
A capacidade de postura das rainhas em algumas espcies primitivas, pode chegar a 12 ovos por dia; outras, que constroem grandes cupinzeiros, pem 7.000 ovos por dia; Em uma espcie de Bellicositermes, a rainha pe um ovo por segundo, o que d cerca de 80.000 ovos por dia, havendo um mnimo de 30.000 ovos dirios. As rainhas tm uma vida mdia de 10 anos.

Cupins
O nmero de indivduos da colnia bastante variado, sendo que em espcies primitivas encontram-se apenas cerca de 1.000 indivduos, enquanto em espcies mais evoludas, a populao colossal, chegando a vrios milhes.

CUPINS
A origem das castas ainda no est clara, havendo, no entanto duas teorias para explic-la: Uma diz que a separao das castas hereditria, comparvel com os fenmenos de diferenciao dos sexos, de natureza blastogentica. So diferenciados por caracteres estruturais internos. A outra baseia-se na alimentao. Os indivduos seriam iguais no inicio e depois, com a alimentao, se modificariam. As operrias e soldados, recebendo alimentao comum, ficariam com os intestinos repletos de simbiontes, impedindo o desenvolvimento do aparelho reprodutor.

CUPINS
Os cupins so fitfagos xilfagos. Alimentam-se de celulose, mas a ingesto feita por microrganismos simbiontes, como protozorios (nos cupins primitivos ou inferiores), e bactrias e/ou fungos (nos cupins mais evoludos ou superiores). Esses simbiontes ficam no intestino posterior dos cupins. Os cupins podem, s vezes, atacar produtos de origem animal, como couro e l. Muitos se alimentam de madeira morta, outros de madeira viva, alm de hmus e razes de plantas. Outros se alimentam de excrementos, e existem ainda espcies africanas que se alimentam de cogumelos. A digesto da madeira fornece aos ispteros as protenas e os sais minerais, enquanto a celulose proporciona energia para seu metabolismo.

CUPINS
A alimentao pode ser de dois tipos: pela regurgitao ou alimentao estomodica e por defecao ou alimentao proctodica. As operrias alimentam as formas jovens pela regurgitao, e a saliva que determina a transformao dessas formas jovens em indivduos sexuados de substituio. Outro alimento muito procurado pelos cupins so os exsudatos do abdome, principalmente da rainha. As operrias chegam at "a escarificar seu abdome para obter maior quantidade de alimento. O canibalismo frequente entre os cupins.

CUPINS
Dependendo do local onde se forma o ninho, os cupins podem ser agrupados em: cupins que vivem na madeira, cupins que vivem no solo, ou na superfcie em montculos, os arborcolas e os que constroem simples cmaras no solo. Os cupins que vivem na madeira atacam mveis, portas, assoalhos etc. Constroem galerias e cmaras medida que vo destruindo o material do local onde se estabeleceram. Os ninhos subterrneos so construdos a certa profundidade, de modo que no se v nada na superfcie. Os ninhos arborcolas so construdos sobre as rvores ou semienterrados no solo.

CUPINS
Pode-se encontrar vrios tipos de ninhos arborcolas, como por exemplo, o chamado cabea-de-negro, semi-enterrado no solo, arredondado e de cor escura. Alguns so do tipo cartonado e outros em forma de chapu, sustentados por troncos de rvores mortas. Os ninhos de montculos so tambm chamados de "murunduns". So formados por montculos de terra endurecidos por saliva, de consistncia quase ptrea.

H cupins que constroem ninhos de simples cmaras e galerias escavadas no solo, em troncos de rvores e em cupinzeiros de outras espcies, j abandonados, ou ainda habitados.

CUPINS
Termitfilos so insetos que vivem no interior dos cupinzeiros, apresentando uma adaptao muito interessante. Entre os termitfilos encontram-se uns como verdadeiros hspedes, sendo bem tratados pelos cupins, outros sendo apenas tolerados e outros como intrusos, predadores e parasitides. A simbiose existente entre os termitfilos e os cupins devida alimentao. Os cupins alimentam os termitfilos e estes, atravs da pele ou cerdas, exsudam um lquido avidamente ingerido por aqueles. Na Amrica do Sul, a maioria das espcies termitfilas pertence famlia Staphylinidae.

CUPINS- Famlia Kalotermitidae


A essa famlia pertencem as espcies que atacam a madeira (seca ou mida), em colnias em geral pequenas que se abrigam em cmaras e galerias. Compreendem cerca de 240 espcies, entre as quais podem ser citadas:
Cryptotermes breuis (Walker, 1853) Cryptotermes hauilandi (Sjostedt, 1900) Neotermes fuluescens (Silvestri, 1901) Rugitermes occidentalis (Silvestri, 1901)

CUPINS - Famlia Rbinotermitidae


Compreende os cupins com ninhos subterrneos (causam, em todo o mundo, os maiores danos). Essa famlia rene cerca de 174 espcies, destacando-se as seguintes:

Coptotermes hauilandi Holmgren, 1911 Coptotermes testaceus (L., 1758) Heterotermes longiceps (Snyder, 1858) Heterotermes tenuis (Hagen, 1858)

CUPINS - Famlia Termitidae


So cupins que constroem seus ninhos principalmente na forma de montculos. Algumas dessas espcies fazem de terra cimentada com saliva construes que podem s vezes atingir a altura de 3 m com uma base de 60 a 70 cm de dimetro. No Brasil, as espcies maisjmportantes dessa famlia so:

Cornitermes cumulans (Kollar, 1832) Cornitermes bequaerti Emerson, 1952 Procornitermes striatus (Hagen, 1858) Syntermes molestus (Burmeister, 1839)

CUPINS - Famlia Termitidae

Syntermes insidians Silvestri, 1945

Syntermes obtusus Holmgren, 1911


Nasutitermes globiceps (Holmgren, 1910)

CUPINS - Famlia Termitidae


Anoplotermes spp. Armitermes spp. Termes saltans (Wasmann, 1897) Neocapritermes spp.

CUPINS
Os cupins subterrneos so os que causam maiores danos agricultura; algumas espcies danificam consideravelmente as sementeiras, destruindo as sementes e plantas novas; prejudicam igualmente toletes de cana, cereais e tubrculos. As razes do caf, socas de cana e de abacaxi so igualmente danificadas; no plantio dos toletes de cana ou de tubrculos, quando o ataque intenso, toma-se necessrio o replante.

Controle de Cupins
Qumico - Fipronil e o Imidacloprid,
Biolgico - fungos Metarhizium anisopliae, para o controle do cupim-de-montculo Cornitermes cumulans em pastagens e do cupim subterrneo Heterotermes tenuis e outras espcies em cana-de-acar. Para o controle de C. cumulans pode-se usar 10 a 12 g de Boveril ou Metarril/ninho.

Controle de Cupins
Para o cupim-de-montculo so recomenda: endosulfan (CE 35%), 400 mL/100 L de gua; fention (500),250 mL/ 100 L de gua. abamectin (18 CE), 30 mL/100 L de gua; e clorpirifs (22,4 E), 400 mL/100 L de gua. Qualquer um desses produtos, diludos em gua, pode ser colocado na razo de um litro de calda (inseticida + gua) usando-se um funil na abertura feita previamente no montculo. Podem ser introduzidas pastilhas de fosfina (4 grandes ou 20 pequenas, em cada montculo), ou ainda fipronil (20 G), aplicando-se 7 a 10 g por cupinzeiro.

FORMIGAS
Ordem Hymenoptera.

Famlia Formicidade.

Existem no Brasil 1.015 espcies de formigas.

FORMIGAS

FORMIGAS-CORTADEIRA
1. Formiga-quenqum
Descrio e biologia - Os formigueiros desse gnero so pequenos e geralmente constitudos de poucas panelas. As operrias variam de tamanho de acordo com a funo que exercem, porm so menores que as savas, diferindo destas ainda pela presena de 4 pares de espinhos no trax. Ocorrem em todos os estados do Brasil, num total de 20 espcies e 9 subespcies, sendo que em So Paulo so apontadas 11 espcies e 6 subespcies.

Principais espcies de Acromyrmex spp. so:


Acromyrmex niger (F. Smith, 1858) ou quenqum-mineira-deduas-cores. Acromyrmex landolti balzani (Emery, 1890) ou formiga-de-raspa ou formiga-boca-de-capim. Acromyrmex disciger (Mayr, 1887) ou quenqum-mirim. Acromyrmex subterraneus (Forel, 1893) ou formiga-caiap. Acromyrmex crassispinus (Forel, 1909) ou quenqum-de-cisco. Acromyrmex rugosus rugosus (F. Smith, 1858). Acromyrmex coronatus (Fabr., 1804) ou quenqum-de-rvore.

Acromyrmex ambiguus; A. aspersus; A. heyeri; A. hispidus fallax; A. laticeps nigrosetosus; A. multicinodus; A. rugosus rochai; A. subterraneus brunneus ; A. subterraneus molestans

Formiga sava Atta spp.


Descrio e biologia - As savas diferem das quenquns por serem maiores e possurem apenas trs pares de espinhos no dorso do trax. Ocorrem somente no Continente Americano, sendo que sua rea de disperso vai do sul dos Estados Unidos (latitude 33N) at o centro da Argentina (latitude 33S). No h savas no Chile, em algumas ilhas das Antilhas e no Canad, sendo que no Brasil no foi registrada a presena de savas apenas em Fernando de Noronha. "sauveiros", seus ninhos so de fcil reconhecimento, devido ao monte de terra solta na superfcie, proveniente das escavaes. Das 14 espcies de savas existentes, 9 ocorrem no Brasil.

Principais espcies de Atta spp. so:


Atta sexdens (1758)

Atta capiguara (Gonalves, 1944) - sava-parda.

Principais espcies de Atta spp. so:

Atta laevigatta (F. Smith, 1858).

Atta bisphaerica (Forel, 1908) sava-mata-pasto.

Principais espcies de Atta spp. so:


Atta cephalotes (1758)

Atta opaciceps (Borgmeier, 1939) -sava-do-serto


Atta vollenweideri (Forel, 1893). Atta robusta (Borgmeier, 1939).

BIOLOGIA DE SAVAS
A populao dos sauveiros composta por indivduos que se diferenciam morfologicamente (polimorfismo) de acordo com os trabalhos que executam na colnia (polietismo), constituindo as seguintes castas:

BIOLOGIA DE SAVAS
As is ou tanajuras so em nmero menor do que os bitus, mantendo uma relao de 6 machos para cada fmea. Esses indivduos reprodutores so alados. apresentando trax e abdome muito desenvolvidos; sua colorao geralmente marrom-avermelhada a preta. A i tem a cabea e as mandbulas bem desenvolvidas enquanto os bitus possuem a cabea e as mandbulas pouco desenvolvidas, tendo as pernas mais avantajadas.

Algumas recomendaes para o controle da sava


1. Para a sava-mata-pasto recomenda-se aplicar 20% a menos de inseticida. 2. Para as savas-limo e sava-cabea-de-vidro, sauveiros com monte de terra acima de 0,80 m de altura, aumentar a dose em 20%. 3. Para quantidade acima de 30 formigueiros por alqueire, de sava-parda, a aplicao de formicidas toma-se bastante anti-econmica. Recomendam-se arao e gradagem do terreno infestado, mantendo-o limpo de vegetais durante 120 dias. 4. Fazer repasse nos sauveiros tratados, aps 80 dias. 5. No aplicar formicida granulado em solos midos. 6. No aplicar formicida gasoso em solo seco.

Algumas recomendaes para o controle da sava


7. No controlar as is por ocasio da revoada, pois apenas 0,05% deles conseguem fundar seu sauveiro. 8. Uma das espcies mais difceis de ser controlada A. capiguara, vindo a seguir A. sexdens, A. laevigata e A.

bisphaerica.

9. Para a sava-parda (A. capiguara) no se recomenda a formula gasosa. 10. A retirada da terra solta ao redor dos olheiros 24 a 48 horas antes da aplicao do formicida gasoso influi consideravelmente na eficcia do tratamento. Essa operao, alm de evitar que os formicidas fiquem retidos pela terra fofa. Nos cultivos orgnicos pode-se utilizar o fungo Metarhizium anisopliae (Metarril) e Beauveria bassiana (Boveril) em p.

Formigas-doceiras
So formigas que procuram substncias adocicadas em residncias e plantas, associando-se freqentemente com insetos sugadores como pulges e cochonilhas. Todavia, erroneamente se atribui a essa espcie uma ao predatria, como inimigo das savas, e ela s vezes vendida aos incautos para controlar savas. Os formigueiros so constitudos por numerosas operrias, diversas rainhas, larvas e pupas e alguns machos, sob a terra, em ladrilhos, ao p das plantas, nas habitaes, entre os muros e particularmente nas cozinhas.

Formigas-doceiras
Descrio e biologia: a rainha mede cerca de 6 mm de comprimento, possui trs ocelos e de colorao marrom-escura com as pernas e antenas avermelhadas. Perde as asas aps o vo nupcial. O macho mede cerca de 3 mm de comprimento, alado e negro, de cabea pequena e com 3 ocelos. A operria tem cerca de 2,5 mm de comprimento, cabea e trax marrom-claros, abdome marrom com pubescncia cinza. O pednculo apresenta um ndulo. As larvas so branco-acinzentadas, de cabea pequena, marrom-clara, medindo cerca de 2,5 mm de comprimento. A pupa de colorao branca, com cerca de 3 mm de comprimento.

Principais gneros de formigas doceiras

lridomyrmex humilis (Mayr, 1868); Camponotus spp.; Paratrechina fulva (Mayr, 1862); Solenopsis saevissima (F. Smith, 1855) ; Monomorium spp.
Controle - Devido simbiose existente entre as formigas-doceiras e os insetos sugadores (pulges, cochonilhas etc.), o controle dessas formigas pode ser indireto, pela eliminao desses sugadores.

GAFANHOTOS

Ordem Orthoptera,

Famlia Acrididae.

Gafanhoto migratrio sul-americano (Schistocerca spp.)


Descrio e biologia - No Brasil, os Estados mais sujeitos invaso eram Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paran, So Paulo, Mato Grosso do Sul, sendo o mais atingido o Rio Grande do Sul. Raramente os Estados mais ao norte eram atingidos por essa praga. O adulto mede cerca de 45 a 55 mm de comprimento, respectivamente, para o macho e para a fmea; a colorao geral marrom-avermelhada. Prejuzos - As formas jovens, logo aps o nascimento, comeam a se alimentar de plantas rasteiras e, posteriormente, atacam arbustos e at rvores.

GAFANHOTOS
Controle - O controle de gafanhotos deve ser feito visando tanto as formas jovens ("mosquitos" e "saltes"), como os adultos.
Para "mosquitos" e "saltes", observar o seguinte: a) marcar rigorosamente os locais de postura, bem como as dimenses das reas e datas das posturas; b) evitar revolver a terra onde os gafanhotos colocaram ovos; c) quinze dias aps as posturas, observar diariamente a ecloso dos "mosquitos";

GAFANHOTOS
d) iniciar o controle logo aps a ecloso, antes que se espalhem; e) caso j se tenham espalhado, identificar os locais de reunio e iniciar o controle ao anoitecer ou ao amanhecer, pois ficam concentrados devido ao frio, sendo o controle bem mais fcil; f) O controle pode ser feito por meio de iscas ou pulverizaes, utilizandose malation e fenitrotion. g) Existem formulaes comerciais em UBV de malation e fenitrotion que tm dado timos resultados no controle dos gafanhotos.

Iscas podem ser de dois tipos:


Iscas base de inseticidas Farelo de trigo, arroz ou milho..................... Triclorfon 50%.................................................. Acar mascavo................................................. Ou melao........................................................... gua..................................................................... 100 kg 5 kg 4 kg 8 kg 60-70 L

Preparo: misturar bem o inseticida com o farelo e depois juntar a gua mais o acar dissolvido ou gua com melao, at dar uma consistncia moldvel massa.

Isca microbiana
Preparada de forma semelhante anterior, substituindo-se o triclorfon por 10 g de esporos do protozorio Nosema locustae ou de outro microspordeo especfico.

Gafanhoto-crioulo ou "tucura" Rhammatocerus schistocercoides (Rehn, 1906)


Descrio e biologia - Atualmente so os gafanhotos que tm ocorrido mais freqentemente em So Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais. Cada instar dura em mdia 26 dias, sendo observados cinco nstares

Prejuzos - Esses gafanhotos so polfagos, tendo preferncia pelas gramneas nativas de cerrado, seguindo-se as culturas de arroz, cana, milho, sorgo, pastagens, soja e feijo.

Chromacris speciosa (Thunberg, 1824)


Descrio e biologia - De caractersticas semelhantes ao gafanhoto crioulo consome em mdia o equivalente metade do seu peso, ou seja, 1,15 g de capim. Nessas condies, o nvel de infestao para incio de controle deve ser de 7 gafa nhotos/m2, aproximadamente.

Controle - Adultos: pulverizao de fenitrotion (300 g i.a/ha) ou malation (1.000g.i.a/ha) na formulao UBV.
malation (800 g i.a /ha) nas formulaes CE, em aplicaes terrestres ou areas.

Saltes - pulverizao de fenitrotion (200 g i.a/ha) ou

Gafanhoto-do-coqueiro Eutropidacris cristata (L., 1758)


Descrio e biologia - Gafanhoto conhecido por tucuro e gafanhoto, medindo 110 mm de comprimento por 15 mm de largura do corpo (com extensa rea distribuio no Brasil). Suas asas anteriores medem 90 mm de comprimento e so de colorao verde-pardacenta. As asas posteriores so esverdeadas, com leve tonalidade azul.
Prejuzos - So polfagos, atacando folhas de muitas plantas, entre as quais destacam-se o abacateiro, algodoeiro, arroz, bananeira, cana-de-acar, pastagens, carnaba, citros, coqueiro, mandioca, mamona etc.

BIBLIOGRAFIA CITADA
GALLO, D. et al. EntomologiaAgrcola. Piracicaba: IL: (Biblioteca de Cincias Agrrias Luiz de Queiroz, 10), FEALQ. 2002.. 920p.

Vous aimerez peut-être aussi