Vous êtes sur la page 1sur 29

FERRO e do Ao 1

A Histria do

FERRO e do Ao 2
A primeira vez que o homem viu o ferro foi sob a forma de meteoritos, estes pedaos de estrelas cados do cuda a etimologia da palavra siderurgia: sidus significa estrela ou astro em latim

A Histria do

Este metal raro, vindo do cu, manteve durante muito tempo um carter mgico... entre as jias do fara Tutankamon havia um amuleto feito de ferro

FERRO e do Ao 3
Mas a primeira indstria do ferro apareceu ao sul do Cucaso, 1.700 anos antes de Cristo, entre os hititas... O minrio de ferro era encontrado sob a forma de pequenas rochas flor da terra. Os hititas aqueciam uma mistura de mineral e de carvo vegetal dentro de um simples buraco feito no solo.

A Histria do

Dessa maneira eles obtinham uma massa pastosa que era em seguida batida para desprender as impurezas. O que restava da massa de ferro era depois forjado.

FERRO e do Ao 4
Os hititas se tornaram exportadores. Seus punhais eram famosos e eles forneciam as espadas e armaduras de malha do exrcito assrio.

A Histria do

O forno primitivo se aperfeiou e evoluiu at se tornar uma espcie de forno semienterrado no qual se colocava, em camadas, minrio de ferro e carvo vegetal, de acordo com os princpios aplicados pelos hititas.

O ar insuflado por um fole manual ativava a combusto. A temperatura atingia de 1.000 at 1.200 C e assim se obtinha por reduo (remoo do oxignio do minrio) uma massa pastosa de ferro pesando alguns quilos.

FERRO e do Ao 5
Depois do Cucaso, o ferro foi aparecer no Egito em torno de 1.100 a.C., difundindo-se em seguida pela Europa.

A Histria do

O ferro tambm era um antigo conhecido do extremo oriente: na ndia, h 2.000 anos, foi erguida uma coluna de ferro de mais de 7 metros de altura e pesando cerca de 4 toneladas...

Para impedir que as pedras do Pathernon escorregassem, os antigos gregos as prendiam com grampos de ferro... E na China, no sculo V a.C., j se dominavam tcnicas de produo do ferro...

FERRO e do Ao 6
Os romanos, apesar de no utilizarem tcnicas metalrgicas muito sofisticadas, eram timos na fabricao de objetos teis, como pregos. Quando Jlio Csar tentou conquistar a hoje Inglaterra, seus exrcitos esqueceram algumas toneladas desses objetos pontiagudos por l...

A Histria do

Seguindo sua poltica de civilizar os povos brbaros, o imprio romano contribuiu para disseminar o uso do ferro. Aps as campanhas na Glia (atual Frana), os gauleses possuam quantidade suficiente do metal para cercarem seus acampamentos com estacas reforadas de ferro...

Os gauleses passaram a fabricar, alm de espadas e escudos, diversos objetos e instrumentos de ferro...

FERRO e do Ao 7

A Histria do

Enxadas...

...serras...

...arados, entre outros.

...plainas...

FERRO e do Ao 8
Depois de sucessivas melhorias, os fornos aumentaram e se aperfeioaram, suas cubas se elevando acima do solo. A combusto passou a ser ativada por foles acionados por energia hidrulica, que tambm passou a movimentar os martelos empregados para bater a massa de metal sada do forno, removendo suas impurezas. A produo aumentou, mas ainda permanecia modesta...

A Histria do

FERRO e do Ao 9
Os ferreiros fabricavam espadas de acordo com as famosas receitas de Damasco, que consistiam em soldar juntas, tiras de ferro malevel e de ferro carburado. Uma tcnica que vinha dos rabes, que por sua vez, a aprenderam na ndia.

A Histria do

A produo das ferramentarias no se limitava a armas. Os ferreiros produziam tambm ferragens para cofres, grades e toda sorte de objetos.

Comearam os problemas ecolgicos. A produo de alguns quilos de ferro exigia a derrubada de muitas rvores, a fim de obter o carvo vegetal indispensvel. Em nome da proteo Natureza, o rei Henrique II, no sculo XII, proibiu os monges de Flaxley de cortarem mais de dois carvalhos por semana...

FERRO e do Ao 10

A Histria do

Dentro das minas, o trabalho era feito luz de velas. O minrio de ferro era retirado em cestos puxados por cordas... Enquanto do lado de fora os camponeses dispunham de campos cada vez maiores, cultivados com foices, arados e ferramentas feitas de ferro...

FERRO e do Ao 11

A Histria do

FERRO e do Ao 12
No comeo do sculo XIV a altura dos fornos tinha aumentado e as condies de sopro se aperfeioado. Assim a temperatura aumentou o suficiente para que o ferro absorvesse quantidades maiores de carbono. A temperatura de fuso da liga ferro-carbono diminui. Pela primeira vez, obtm-se um metal lquido (anteriormente o ferro era produzido na forma pastosa).

A Histria do

Duro e quebradio, o ferro fundido slido no pode ser soldado, nem forjado. Em compensao, funde com maior facilidade e pode ser vazado em moldes.

FERRO e do Ao 13
Reduzindo-se o seu teor de carbono e de certas impurezas, obtinha-se novamente o ferro. Vantagem dessa dupla operao: ao invs de alguns quilos de metal pastoso por dia, obtidos pelo mtodo tradicional, o forno, transformado em alto-forno, permitia a produo de vrias toneladas de ferro lquido por ms. o nascimento de uma nova indstria. J no se forja mais o ferro, mas em compensao, pode-se vaz-lo. Comea assim a fabricao de objetos de uso domstico, como panelas e caldeires, alm de ferramentas agrcolas, ncoras de navios... ...canhes e balas de canho.

A Histria do

FERRO e do Ao 14
Com a fundio, a indstria siderrgica ganha novo impulso a partir da segunda metade do sculo XV. Passa-se a se produzir ferro pelo refino do ferro gusa. O uso crescente da fora motriz da gua permite o aperfeioamento do martelo hidrulico empregado nas forjas.

A Histria do

Permite ainda fazer girar os cilindros dos laminadores.

Consegue-se trefilar o fio. A utilizao de todas essas mquinas explica o fato de que a indstria do ferro, desde o seu incio, tenha se instalado s margens dos rios. O desaparecimento progressivo das florestas leva substituio do carvo de madeira pela hulha nos altos-fornos.

FERRO e do Ao 15
Sado do forno, o ferro passa pelos laminadores, pelas trefiladoras e pelos martelos de forja, sendo transformado em uma srie de utenslios.
Agulhas...

A Histria do

...facas...

...chaves e fechaduras...

As mulheres usam alfinetes para o chapu e grampos para o cabelo feitos de ferro. Os homens, a navalha de barbear. O ferro modifica a vida.

FERRO e do Ao 16
Ainda no sculo XV, publicam-se as primeiras obras consagradas produo do ferro. O trabalho com metais deixa de ser uma atividade artesanal, assumindo uma orientao para a produo em massa. A obra De Re Metallica, publicada em 1556 pelo mineralogista alemo Agricola, apresenta fudamentos da metalurgia e da siderurgia. reeditada em toda a Europa durante dois sculos. E o progresso segue sua marcha. Em 1665, instalase uma tubulao de ferro fundido com 40 km de extenso para levar gua at o palcio de Versalles.

A Histria do

No comeo do sculo XVIII, o consumo de ferro sofre um grande aumento. Mas isso traz um grande problema de combustvel: no o minrio de ferro que falta, mas sim o carvo vegetal.

FERRO e do Ao 17

A Histria do

Na Inglaterra, usinas so fechadas, esperando-se que as florestas voltem a crescer...

FERRO e do Ao 18
Em 1709, Abraham Darby consegue a primeira corrida de ferro gusa a partir do coque. Na Inglaterra, o desenvolvimento da mquina a vapor de Watt (1770), permite que se extraiam as quantidades necessrias de hulha. Em 1745, Hunstsman obtm pequenas quantidades de ao fundido no cadinho.

A Histria do

Ainda na Inglaterra, Cort desenvolve o processo de pudlagem, em que o gusa lquido convertido em ferro com um maior rendimento.

Enquanto isso, na Frana, Ren-Antoine de Raumur realiza estudos tericos sobre a converso do ferro gusa em ao, lanando as bases da moderna siderurgia.

FERRO e do Ao 19
Na metade do sculo XIX, em 1856, a descoberta do ingls Bessemer permite uma produo realmente industrial do ao atravs do refino do ferro gusa: em um conversor soprada uma corrente de ar que atravessa o banho de gusa, transformando-o, por oxidao, em ao lquido. O processo de Bessemer adaptado em seguida, em 1878, para o refino do gusa fosforoso de Lorraine por Thomas e Gilshrist. Por sua vez, Pierre-mile Martin, reformulando o forno baseado em recuperadores, inventado pelos irmos Siemens, consegue obter, em 1864, ao lquido de uma mistura de gusa e sucata.

A Histria do

A partir dessa poca pde-se obter, graas a esses processos, grandes quantidades de ao, o qual apresenta propriedades mecnicas notveis. Essas propriedades foram progressivamente melhoradas e diversificadas, incorporandose, aps 1890, elementos de liga, como cromo, nquel, entre outros, obtendo-se assim aos especiais.

FERRO e do Ao 20
Aos de uso geral e especiais permitiram as maravilhas tecnolgicas do sculo XX. Em 28 de outubro de 1886, o presidente Grover Cleveland inaugura a esttua da liberdade, na entrada do porto de Nova Iorque. A idia foi do francs Laboulaye Bartoldi, que concebeu um esqueleto de ao de 50 metros, recoberto de chapas de cobre. Sobre seu pedestal, a esttua mede 97 metros de altura.

A Histria do

FERRO e do Ao 21
A Revoluo Industrial est em marcha. Tudo muda, tudo se agita.

A Histria do

Primeiro viaduto (Garabit, com 564 m de comprimento e 122 m de altura): 1861.

Primeiro automvel (que alcanava a incrvel velocidade de 20 km/h): 1886.

E s vsperas da exposio mundial de 1889, Paris, meio zombeteira, meio admirada, olha um certo senhor Gustave Eiffel construir uma estrutura esquisita...

FERRO e do Ao 22
Entre as duas grandes guerras, a produo diria de um alto-forno, que era de 100 toneladas em 1913, chega a quase 500 toneladas em 1940. O forno Siemens-Martin v sua capacidade aumentar de 20 para 100 toneladas e os conversores Thomas, de 15 para 30 toneladas. A introduo de novos aos especiais com desempenho inigualvel (aos para contruo mecnica e aos rpidos) permite, particularmente, impulsionar as indstrias automobilstica e aeronutica. Em 1900 a Ford lana o automvel em srie, logo seguida pela Citron, depois a Renault e a Peugeot.

A Histria do

FERRO e do Ao 23
Nessa poca, os Estados Unidos j contavam com 390 mil km de ferrovias, a Frana com 42 mil e a Inglaterra com 37 mil...

A Histria do

Os Estados Unidos experimentam o laminador contnuo: o ao incandescente passa atravs de inmeros cilindros de laminao, a uma velocidade de 60 km/h. Na sada, a chapa formada se enrola em torno de uma bobina...

FERRO e do Ao 24
Paris cava seu metr...

A Histria do

O ao inoxidvel se torna utenslio domstico. Fazem-se, desde 1925, talheres que toda dona de casa sonha ter sobre sua mesa...

FERRO e do Ao 25
A siderurgia moderna nasceu durante os anos 60, conservando do sculo XIX apenas os princpios bsicos.
Enormes usinas integradas de 6 a 10 milhes de toneladas foram criadas. Os processos e os equipamentos mudaram muito: preparao das cargas dos altos-fornos (alguns produzem at 30 mil toneladas de ferro gusa por dia), aciarias a oxignio (com conversores de 300 a 400 toneladas de capacidade)... ... fornos eltricos (onde elaborada boa parte dos aos especiais), lingotamento contnuo, laminadores contnuos com velocidade de sada cada vez maior...

A Histria do

FERRO e do Ao 26
O minrio de ferro, triturado, peneirado, aglomerado junto com o combustvel, chega ao alto-forno, cuja produtividade dobra e cujo consumo de coque cai metade...

A Histria do

A operao da maioria das instalaes automatizada: ela acompanhada e controlada a partir de uma central de controle informatizada...

FERRO e do Ao 27
Graas aos conversores a oxignio a qualidade dos aos comuns consideravelmente melhorada...

A Histria do

O processo de lingotamento contnuo permite passar diretamente do ao lquido para produtos semi-acabados. Mais lingotes a laminar, menor perda de material...

FERRO e do Ao 28
Para onde vai o ao produzido pelas grandes e modernas instalaes siderrgicas? Direta ou indiretamente, cada um de ns usurio do ao, em cada aspecto do nosso cotidiano...

A Histria do

... ao acordar...

... ao tomar o caf ... ao abastecer... ... no da manh... transporte...

... no trabalho...

... para saber as horas...

... para refrescar...

... para cozinhar...

... mesa...

FERRO e do Ao 29
Construes, transportes terrestres, martimos e areos, equipamentos para agricultura, extrao de matrias-primas, gerao de energia, produo industrial de bens de toda espcie, para tudo isso o ao se faz necessrio. Quase nada pode ser fabricado sem mquinas e equipamentos que, em sua maioria, so feitos de ao.

A Histria do

Tudo isso proporciona uma idia do papel desempenhado pelo ao no mundo atual, um papel que no parou de crescer desde o primeiro captulo dessa histria, e cujo FIM , certamente, provisrio...

Vous aimerez peut-être aussi