Vous êtes sur la page 1sur 25

O DESENHO INFANTIL

DESENHO E ESCRITA
Dentro da nossa cultura (dada a importncia que a

escrita desempenha nela) o lpis, combina ao mesmo tempo as funes do gesto e da marca. Pelo gesto, ele funciona como qualquer ponta gravante, mas ele deixa uma marca o que duplica a sua funo: objecto que se manipula (gestualiza) e em simultneo deixa marca originada por uma finssima pelcula de grafite que em consequncia do gesto praticado, adere superfcie contra a qual o lpis embateu.

DESENHO E CULTURA
Nesta fase o prazer da marca excede o prazer da cor, o que

lhe provoca uma certa indiferena perante a variedade das cores. Existiro traos permanentes do desenho infantil, independentes da influncia cultural? Merleau-Ponty
Segundo Merleau-Ponty a influncia est sempre sujeita a

factores temporais, culturais, ideolgicos. O momento determinante aquele em que a criana descobre o lao entre o gesto e a persistncia da marca, que confere ao acto significao diferente da actividade dos gatafunhos.

FASES DA EVOLUO
GARATUJA DOMNIO DA LINHA SIMBOLISMO DESCRITIVO REALISMO DESCRITIVO REALISMO VISUAL REPRESSO

GARATUJA
GARATUJA
Traado ocasional, verificao da marca, repetio intencional. Traados intencionalmente repetidos denotando uma certa

organizao do movimento que se repete e consolida. Movimentos da direita para a esquerda, partindo do ombro. Primeiro diagonal, segundo vertical, depois horizontal. Esta sequncia depende da capacidade crescente de controlar o eixo corporal. Traado que evolui para formas fechadas a que a criana d um nome.

Domnio da linha
DOMNIO DA LINHA

Traado mais controlado, o movimento passa do ombro


para o pulso e dedos. Por vezes antes de comear diz o que vai fazer. Surgem partes de um objecto, que para a criana funciona como o todo. Este fenmeno verifica-se, devido ao pensamento sincrtico da criana (Piaget). Circulo. Adquirida a forma, a figura humana ocupa o interesse principal.

DOMNIO DA LINHA CONT:


DOMNIO DA LINHA (cont)

Pernas e braos, cabelos, etc. tudo se encontra

includo no crculo . Princpio da diferenciao. Representao das figuras desenvolve-se num espao egocntrico. Tudo se vai diferenciando a pouco e pouco. O crculo ou figura equivalente, sucessivamente substitudo. Cor afectiva.

SIMBOLISMO DESCRITIVO
SIMBOLISMO DESCRITIVO
Figura humana em esquema rude. Caractersticas convencionais:

expresso sempre a mesma. Cor passa a ter a funo de corresponder s caractersticas reais dos objectos. O espao representa-se entre duas linhas : cu e solo, esta segunda por vezes subentendida. Dimenses afectivas, mudana de ponto de vista de close up para grande plano. Maior ligao visvelentre os objectos representados. Incio da narrativa.

REALISMO DESCRITIVO
REALISMO DESCRITIVO
Desenhos mais lgicos do que visuais. O seu poder de anlise permite-lhe fazer um levantamento

sobre as caractersticas do objecto . Transparncias, planificaes, diversidade de pontos de vista e simultaneidades temporais. Surge um interesse pelos detalhes decorativos, h como que uma sada da globalidade dos desenhos.
Tentativa do perfil pouco conseguida, conduz simultaneidade

na mesma figura.

REALISMO VISUAL

REALISMO VISUAL

A criana passa de uma fase de desenho de memria

para o desenho da natureza. Fase do desenho vista. De incio ainda bidimensional, mas passa para uma fase tridimensional em que tenta a consistncia atravs da opacidade, sobreposio, tentativas de perspectiva no entendidas mas integradas. Surge o sombreado. As cores correspondem sistematicamente realidade. Tentam-se as paisagens.

FASE DA REPRESSO

FASE DA REPRESSO

Pode-se considerar como uma fase do

desenvolvimento em que exigido criana integrar-se e utilizar um cdigo diferente daquele que lhe foi permitido usar at ento.
Por vezes a auto-exigncia to grande, que a

criana desiste optando pela expresso escrita.

LUQUET E O REALISMO
LUQUET FOI PIONEIRO NA CLASSIFICAO DAS TAPAS

DE EVOLUO DO DESENHO INFANTIL PORM, ERROU NA INTERPRETAO DO REALISMO DA CRIANA :


A CRIANA REALISTA NA SUA INTENCIONALIDADE DE

REPRESENTAR O REAL
A FORMA COMO O FAZ NO UMA INFERIORIDADE

RELATIVAMENTE AO ADULTO MAS SIM UM DIFERENTE PONTO DE VISTA .

SIMBOLIZAR APTIDO PARA:


Segundo Wallon desenho s se dever chamar

quando a marca for o motivo do gesto mesmo que a primeira experincia de deixar marca tenha sido fortuita. A semelhana fortuita no nasce da forma, mas de uma aptido imprevista e nova que leva a criana a encontrar analogia entre a forma e o dado perceptivo, pois a semelhana que ela descobre muito diferente e afastada da que se encontra nas imagens que lhe so apresentadas.

EVOLUO DO DESENHO INFANTIL

Segundo Wallon : pode-se dizer, que em suas origens, o desenho uma simples consequncia do gesto. o gesto deixando a marca de sua trajectria numa superfcie capaz de poder conserv-lo. Mas existem vrios nveis nas relaes entre o gesto e a marca. Eles no devem ser unilaterais. No existe origem do desenho seno quando a marca (ou o traado) se torna o motivo do gesto, mesmo se no comeo ela foi fortuita. Deve existir um choque reversivo do efeito sobre a causa. Por sua vez, o efeito deve tornar-se causa. Revista Enfance 1950 in Widlcher

O PRIMEIRO DESENHO
O primeiro desenho figurativo da criana surge do

encontro entre o desenvolvimento perceptivo motor com o progresso na decifrao de smbolos.


Este encontro profundamente determinado pelos

processos de maturidade (aptides motoras e perceptivas), bem como pelos efeitos scioculturais (uso educativo das imagens). Ele no pois fortuito, mas simplesmente varivel, segundo a frequncia desses factores.

CARACTERSTICA DO DESENHO INFANTIL


Segundo Merleau-Ponty:
O desenho espontneo a reproduo da sua viso

interior das coisas...o seu desenho exprime globalmente a sua percepo Merleau-Ponty
...o desenho infantil nunca ser considerado como uma

cpia do mundo que se oferece criana, mas como um ensaio de expresso. Para a criana o desenho uma expresso do mundo e nunca simples imitao Merleau-Ponty

SIMPLIFICAO/DIFERENCIAO
A criana simplifica a sua expresso utilizando formas de

grande compreenso, o caso do crculo que a figura geomtrica de total compreenso. Durante muito tempo o crculo serve para representar mltiplas formas (o corpo todo, as mos, a cabea e os braos, etc.). medida que a criana vai descriminando o real, vai substituindo o crculo (forma global) por formas descriminadas ex. a figura humana deixa de ser um crculo, para passar a ser um crculo com cabelos, com cabelos e braos, cabelos braos e pernas etc. Piaget chamou a esta manifestao a lei da diferenciao.

ATITUDE DO EDUCADOR
Criar um clima de liberdade/experimentao

Fornecer objectos traantes/cor/espao


Estimular o visionamento/interpretao das imagens Valorizar a aco de acordo com aquilo que ela representou para

a criana (no por aquilo que lhe agrada a ele educador) No exigir interpretao/intencionalidade antes que ela surja de forma evidente (perguntar o que vais fazer ou perguntar o que isto). Valorizar os esforos, as conquistas, notar as diferenas que vo surgindo (ex. Hoje usaste uma cor nova). Entender a forma como a criana se exprime:

TCNICAS PARA 3 INFNCIA


Atendendo s caractersticas do desenho nesta fase: Preocupao em ingressar num grupo social alargado

atravs do domnio da linguagem e comportamento social generalizado: Fomentar trabalhos em pequeno grupo cuja dinmica funcione como um facilitador da socializao. Representao grfica demonstradora das competncias intelectuais: Realismo visual que dever ser sustentado por situaes de observao do real como por exemplo tentativas de desenho vista

CONT.
Desenho de objectos simples mas interessantes como

por exemplo flores, animais, etc. Construo de maquetes sobre o circo, feira, grandes superfcies, etc. Estas situaes tm a vantagem de fomentar tambm a descoberta/procura de solues para a representao das rvores, dos macacos, das pessoas, etc. Aprendizagens de tcnicas que valham por sido ponto de vista esttico, exemplo: anilinas e lpis de cera, barro com pano, etc.

CONT.
Recorte da silhueta de um objecto reproduzido em vrias

cores: claras/escuras, quentes/frias, complementares,etc. Colar os recortes de vrias maneiras: em fila, na diagonal, etc. Aproveitamento de tcnicas ocasionais (pintura de borboleta), para criar novas formas. O que parece?, tcnica de aproveitamento de rasgagens para construir imagens do que parece. Trabalhos a partir das silhuetas retiradasde objectos incluindo o corpo humano. Estas silhuetas podem ser trabalhadas de diferentes formas : tinta, lpis, colagem.

CONT:
Recorte de imagens de revista. Recortar toda a imagem em

tiras, quadrados, etc. Recompor a imagem fazendo pequenas alteraes. Tcnica da tinta da china em cima de lpis de cera. Preenche-se uma folha a4 com lpis de cera. Por cima cobre-se tudo com tinta da china preta, deixa-se secar e em seguida raspa-se com uma ponta aguada fazendo um desenho livre. Tcnica do desenho mistrio (giz e lpis de cera). Folha a4, dobrada ao meio coberta de um lado com giz, em seguida lpis de cera. Dobra-se de novo e no verso faz-se um desenho com lpis de carvo carregando bem

CONT.
Recortes em repetio (ribombeles) utilizados de

vrias formas : base de pintura com rolo, colagens, estampagens etc. Para maior resistncia do material pode-se fazer o recorte em cartolina. Utilizao de pasta de papel (cozinha ou higinico, embalagens de ovos) para grandes maquetes, cobertura de objectos (potes de iogurte, garrafas), objectos em placa, que depois de bem secos pintam-se com tinta de esmalte ou guache envernizado em seguida.

CONT.
Construo de colagens a partir de figuras geomtricas

realizados com diferentes papeis, tecidos, etc. (mosaicos). Estampagens de texturas vrias: folhas das rvores, tecidos, legumes cortados, rolhas, etc. Placa de barro ornamentada com incrustaes: pedrinhas, folhas secas, etc. Figura em barro adornada com pano embebido em cola de barro.

CONCLUINDO
Na terceira infncia as propostas feitas devem ter

em considerao o interesse da criana em: Fazer parte do grupo Representar o real tal qual se v Dominar a tcnica Fomentar a criatividade no permitindo que abandone a sua competncia para criar as suas prprias formas.

Vous aimerez peut-être aussi