Vous êtes sur la page 1sur 29

Grupo: Danielle Gylvanne Litelton Luciana Viliane

Definio de Cloud Computing


Cloud computing, segundo do National Institute of

Standards and Technology NIST, um modelo para acesso a rede sob demanda, ubquo e conveniente para um pool compartilhado de recursos computacionais configurveis que podem ser rapidamente provisionados e lanados com mnimo esforo de gerenciamento ou interao com o provedor de servios. (NIST , 2011).

Cloud Computing Algumas vantagens


A computao em nuvem surge para atender a

necessidade de se construir infra-estruturas de TI complexas, onde os usurios no tm que realizar instalao, configurao e atualizao de softwares. (RUSCHEL, ZANOTTO E MOTA, 2010). Como recursos de computao como hardware tendem a ficar obsoletos rapidamente, a utilizao de plataformas computacionais de terceiros uma soluo inteligente para os usurios lidarem com infra-estrutura de TI. (RUSCHEL, ZANOTTO E MOTA, 2010).

Cloud Computing
A nuvem, baseada em uma abstrao que oculta a

complexidade de infra-estrutura, uma representao da comunicao existente entre os componentes arquiteturais desta infra-estrutura. (RUSCHEL, ZANOTTO E MOTA, 2010). Cada parte desta infra-estrutura provida como um servio e, estes servios so normalmente alocados em data-centers, utilizando hardware compartilhado para computao e armazenamento. (RUSCHEL, ZANOTTO E MOTA, 2010).

Cloud Computing
A definio do NIST (2011) lista 5 caractersticas

essenciais para cloud computing: autosservio sob demanda, acesso a rede de banda larga, pool de recursos, rpida elasticidade ou expanso e servio de mensurao. A definio tambm cita 3 modelos de

servio (software, plataforma ou infraestrutura) e 4 modelos de desenvolvimento


(privado, comunitrio, pblico e hbrido) que, juntos, categorizam modos de entrega de servios em nuvem.

Modelos de Servio

Modelos de Servio
O provedor responsvel por disponibilizar, gerenciar

e monitorar toda a estrutura para a soluo de computao em nuvem, deixando o desenvolvedor e o usurio final sem esse tipo de responsabilidade e fornecendo servios nos trs modelos de servios. Os desenvolvedores utilizam os recursos fornecidos e disponibilizam servios para osusurios finais.(SOUSA, MOREIRA E MACHADO, 2010).

Plataforma como Servio - PaaS


Oferece uma infra-estrutura para implementao,

teste e integrao de softwares na nuvem. O usurio no gerencia a infra-estrutura, incluindo servidores, sistemas operacionais ou armazenamento dentre outros, mas tem total controle sobre as aplicaes implantadas nesta infraestrutura. A PaaS fornece um sistema operacional, linguagens de programao e ambientes de desenvolvimento para as aplicaes, apoiando o desenvolvimento de sistemas de software . (RAMOS, FARIAS JNIOR, 2010).

Plataforma como Servio - PaaS


Os desenvolvedores tm a sua disposio um

ambiente escalvel, tendo apenas como inconveniente algumas restries sobre o tipo de software que se pode desenvolver, seja limitaes do tipo de linguagem de programao, SGBD e etc. (SOUSA, MOREIRA E MACHADO, 2010).

PaaS - Microsoft Azure

PaaS - Microsoft Azure


Plataforma para a implementao de computao em

nuvem que oferece um conjunto especfico de servios para desenvolvedores [Azure 2010]. Pode ser usada por aplicaes em execuo em nuvem ou fora desta. Plataforma Azure formada pelo sistema operacional Windows Azure e um conjunto de servios: Live Services, .NET Services, SQL Services, SharePoint Services e Dynamics CRM Services. (SOUSA, MOREIRA E MACHADO, 2010).

PaaS - Microsoft Azure


Windows Azure um sistema operacional para

servios na nuvem que utilizado para o desenvolvimento, hospedagem e gerenciamento dos servios dentro do ambiente Azure. Microsoft .NET Services um conjunto de servios escalveis, orientados ao desenvolvedor e que oferecem os componentes necessrios para a maioria das aplicaes baseadas em nuvem.(SOUSA, MOREIRA E MACHADO, 2010).

PaaS - Microsoft Azure


O Live Services um conjunto de componentes

dentro do Azure para o tratamento de dados do usurio e recursos da aplicao O SQL Services um servio de armazenamento de dados e de processamento de consultas escalvel, sendo construdo com base na tecnologia do SQL Server. (SOUSA, MOREIRA E MACHADO, 2010).

PaaS - Microsoft Azure


O componente SharePoint Services permite colaborar

e criar aplicaes Intranet . O Dynamics CRM Services um sistema totalmente integrado de CRM. (SOUSA, MOREIRA E MACHADO, 2010).

PaaS Google App Engine


Plataforma para o desenvolvimento de aplicaes Web

escalveis que so executados na infraestrutura do Google. Fornece um conjunto de APIs e um modelo de aplicao que permite aos desenvolvedores utilizarem servios adicionais fornecidos pelo Google, como o email, armazenamento, entre outros. (SOUSA, MOREIRA E MACHADO, 2010).

PaaS Google App Engine


Os desenvolvedores podem criar aplicaes Java e

Python e utilizar diversos recursos tais como armazenamento, transaes, ajuste e balanceamento de carga automticos, ambiente de desenvolvimento local e tarefas programadas. O Google App Engine possui um servio de armazenamento baseado no BigTable , um sistema distribudo de armazenamento de dados em larga escala.

PaaS Aneka
plataforma para a implementao de aplicaes em

computao em nuvem baseada em .NET. O Aneka fornece servios de persistncia, segurana (autorizao, autenticao e auditoria), comunicao e manipulao de mensagens. Aneka fornece aos desenvolvedores um conjunto de APIs para explorar esses recursos de forma transparente e expressar a lgica de negcio das aplicaes usando abstraes de programao. (SOUSA, MOREIRA E MACHADO, 2010).

PaaS Aneka
Os desenvolvedores de sistema podem utilizar uma

coleo de ferramentas para monitorar e controlar a infraestrutura implantada. O Aneka possui um Software Development Kit (SDK) que permite aos desenvolvedores criarem aplicaes no contexto de nuvens em qualquer linguagem suportada pelo .NET runtime e um conjunto de ferramentas para criao rpida de nuvens, estando disponvel para o Windows e sistemas baseados em Linux. (SOUSA, MOREIRA E MACHADO, 2010).

Desafios - Segurana dos Servios de Dados


A computao em nuvem um modelo que utiliza a

Internet para disponibilizar seus servios. Visto que os recursos computacionais utilizam diferentes domnios de redes, sistemas operacionais, software, criptografia, polticas de segurana, isso se torna mais complexo. Questes de segurana devem ser consideradas para prover a autenticidade, confidencialidade e integridade. (SOUSA, MOREIRA E MACHADO, 2010).

Desafios - Segurana dos Servios de Dados


Tcnicas de criptografia podem ser utilizadas para

garantir a privacidade dos dados . No entanto, estas tcnicas tm implicaes significativas de desempenho de consultas em SGBDs. Dessa forma, alternativas para a integrao de tcnicas de criptografia com SGBDs devem ser investigadas e desenvolvidas, j que a complexidade computacional da criptografia de dados aumenta o tempo de resposta da consulta. (SOUSA, MOREIRA E MACHADO, 2010).

Desafios Gerenciamento de Dados


Os servios em nuvem para dados oferecem APIs mais

restritas do que os SGBD relacionais, com uma linguagem minimalista de consulta e garantia de consistncia limitada. Aspectos de armazenamento de dados, processamento de consultas e controle transacional tem sido flexibilizados por algumas abordagens para garantir a escalabilidade, mas ainda no existem solues que combinem estes aspectos de forma a melhorar o desempenho sem comprometer a consistncia dos dados. (SOUSA, MOREIRA E MACHADO, 2010).

Desafios Disponibilidade de Servios


A disponibilidade de servios permite aos usurios

acessar e utilizar a nuvem onde e quando desejarem. Como se trata da Internet podem ocorrer atrasos e sistemas indisponveis. Deve ser desenvolvidas tcnicas ou aplicaes para que os ambientes de computao em nuvem possam prover alta disponibilidade. (SOUSA, MOREIRA E MACHADO, 2010).

Desafios Escalabilidade e Desempenho


Como os ambientes de computao em nuvem

possuem acesso pblico, imprevisvel e varivel a quantidade de requisies realizadas, tornando mais complexo fazer estimativas e garantias de QoS. (SOUSA, MOREIRA E MACHADO, 2010).

Desafios Descrio, Descoberta e Composio


dos Servios
um desafio desenvolver tcnicas eficazes para

descrever, descobrir e/ou compor servios na nuvem de forma a auxiliar os usurios em suas tarefas, dada a grande quantidade de servios. (SOUSA, MOREIRA E MACHADO, 2010).

Desafios Integrao de Servios


Dada a evoluo da computao em nuvem, as

empresas necessitam integrar os diferentes ambientes de TI, devido ao fato de utilizarem modelos hbridos. No existem padres de integrao de sistemas de computao em nuvem. A utilizao de APIs pode auxiliar neste processo de integrao. Contudo, a quantidade de tecnologias envolvidas muito grande, tornando-se um desafio padronizar as diversas interfaces e servios, bem como fornecer interoperabilidade entre recursos heterogneos.

CONCLUSO
Considerando-se que a Computao em nuvem tem

vrios desafios para serem superados, como os citados nesta apresentao , conclui-se que ainda h muito a ser analisado, descoberto, desenvolvido para se chegar (s) tecnologia(s) de Cloud Computing ideal(is).

Referncias Bibliogrficas
MELL,

Petter, GRANCE, Timothy.The NIST definition of Cloud Computing.Disponvel em : http://csrc.nist.gov/publications/PubsSPs.html#800145 - Acessado em 28.11.11.

RUSCHEL, Henrique ; ZANOTTO, Mariana Susan,

MOTA, We lton Costa da. Computao em Nuvem. Disponvel em: <http://200.242.232.6/pdf/nuvem.pdf> - Acesso em 24.11.2011.

Referncias Bibliogrficas
RAMOS, Paulo Henri que; FARIAS JNIOR, Ivaldir H. de.

Os desafios da computao em nuvem como servio.Disponvel em: <http://www.enacomp.com.br/2010/cd/artigos/completos/ enacomp2010_34.pdf -> Acessado em 27.11.11.
SOUSA, Flvio R.C.; MOREIRA, Leonardo O.; MACHADO,

Javam C. Computao em Nuvem: Conceitos, Tecnologias, Aplicaes e Desafios. Disponvel em: <http://www.es.ufc.br/~flavio/files/Computacao_Nuvem.p df >- Acesso em 24.11.2011.

OBRIGADA!!!

Vous aimerez peut-être aussi