Vous êtes sur la page 1sur 19

COLEGIADO DE ENFERMAGEM

Juarez Dias Rocha Tadeu Dias Rocha

FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CINCIAS COLEGIADO DE ENFERMAGEM

DISCENTES: Juarez Dias Rocha, Tadeu Dias Rocha ARTICULADORA: Elisama DISCIPLINA: ESTGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2.

Anemia Falciforme
ESTUDO

DE CASO, APRESENTADO PARA A DISCIPLINA DE ESTGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2, COMO AVALIAO PARCIAL DA I UNIDADE.

INTRODUO

Este trabalho busca estudar as patologias de um determinado paciente, para analisar os cuidados e os medicamentos utilizados na unidade hospitalar, a partir do pronturio, tendo como decorrncia a avaliao da qualidade de vida do paciente. Abordando quais so as suas patologias, o que vem a ser a anemia falciforme, como feito o tratamento, como o portador reage diante dos problemas relacionados doena, como: aspectos psicolgicos, sociais, e metablicos. Visando esclarecer alguns fatores acarretados pela doena.

HISTRICO DO PACIENTE
Paciente T.O. 19 anos, do sexo feminino, solteira, estudante, de religio catlica natural de Iau - Ba. Foi admitida na emergncia vindo deambulado e acompanhada pela me, com provvel diagnostico de anemia falciforme, em uso de cateter venoso perifrico infundindo SF 0,9 % em MSD fluindo bem, orientada no tempo e espao, emocionalmente abatida e desanimada por ter que ficar internada em hospital, apresenta pele cianotica. Ao exame fsico, normoceflico, couro cabeludo integro e limpo, pavilho auditivo limpo e integro mucosa oftlmica hipocrmica, pupilas isocricas e foto reagente, esclerticas ictricas, septo nasal simtrico e sem sujidades, lbios hidratados, cavidade bucal higienizada e integra pescoo com mobilidade mantida, ausncia de gnglios palpveis na regio submaxilar e Antero posterior do pescoo, glndula tirodeana no palpvel. Trax simtrico e expansivo, mamas simtricas, pulmes limpo a ausculta, batimentos cardacos rtmicos e bulhas normofonticas, abdome flcido e indolor a palpao, a percusso timpnica, com rudos hidroareos presentes. MMSS com mobilidade e fora mantida, rede venosa visvel e palpvel extremidades cianticas. Genitlia sem anormalidades (SIC) com eliminaes intestinais e vesicais presentes (SIC). MMII com mobilidade e fora mantida, rede venosa visvel e palpvel, extremidades cianticas. Nega qualquer tipo de alergia medicamentosa, estando em uso de acido flico VO 1x ao dia. Informa possuir anemia falciforme desde criana, herana de seus genitores, porm s descobriu a doena h 8 anos. Afirma que seus genitores possuem o trao falciforme e que possui outros dois irmos de onze e treze anos com a mesma patologia.mudaram-se recentemente para a cidade de Vitoria da Conquista a trs meses e ainda no procurou um especialista para dar continuidade ao tratamento.Relata que comeou a sentir dores abdominais e nos MMII aproximadamente a dois dias, procurando a emergncia do H.G.V.C.para cuidados. Aferidos SSVV: T: 36,5C; P: 86 Bpm; FR: 20 inc\min e PA:110x80 mmhg, altura 1 metro e 68 cm, peso 65kg.

PATOLOGIA

Anemia Falciforme:
Tem origem desconhecida No Brasil estima-se que 3 de cada 100 pessoas so portadoras de trao de Anemia Falciforme

1 em cada 500 negros brasileiros nasce com a doena uma patologia gentica e hereditria Causada por anormalidade de hemoglobina dos glbulos vermelhos do sangue Glbulos vermelhos perdem a forma discide, enrijecem-se e deformam-se, tomando a forma de FOICE.

Os glbulos deformados, alongados, nem sempre conseguem passar atravs de pequenos vasos, bloqueando-os e impedindo a circulao do sangue nas reas ao redor.

Como resultado causa dano ao tecido circunvizinho e provoca dor.

O curso da doena varivel. H doentes que apresentam problemas com mais


frequncia e outros tm problemas espordicos de sade.

Diagnostico:

O diagnstico de anemia falciforme deve ser considerado, principalmente em pacientes de cor negra que se apresentem com anemia hemoltica. Inicialmente, pode-se lanar mo de um exame inespecfico como o hemograma, que normalmente revela anemia na maioria das vezes normocrmica e normoctica (podendo ser hipcrnoca e eventualmente macroctica), alm de sinais indiretos de hemlise caracterizados por hiperbilirrubinemia indireta e retilocitose. Leucocitose com neutrofilia moderada no necessariamente relacionada infeco e tyrombocitose completam o quadro hematolgico

Sinais e sintomas:

H a presena de todos os sintomas clssicos da anemia comum, que so causados pelo dficit de hemcias (uma vez que elas tm vida til muito curta). Desses podem-se citar fadiga, fraqueza, palidez (principalmente nas conjuntivas e palmas das mos - o que torna bastante difcil a visualizao, j que estas geralmente so as nicas partes que permanecem claras em indivduos mais escuros, mesmo quando os mesmos esto em situao de plena normalidade mdica).
h uma gama de sintomas caractersticos da anemia falciforme aguda, que so causados pelo aumento da viscosidade sangunea que a aglomerao de hemacias doentes. Por causa disso pode haver formao de trombos (cogulos) nas mais diversas reas do organismo, com dfice do transporte sanguneo para a rea. Em regies musculares ou conjuntivas, isso pode causar crises de dor intensa.

Tratamento:
O nico tratamento curativo para a anemia falciforme o transplante de medula ssea. Este tratamento, no entanto, foi realizado em um nmero relativamente pequeno de pacientes ao redor do mundo, com maior taxa de sucesso entre crianas. Ainda necessrio um nmero maior de estudos e a determinao de caractersticas clnicas que permitam indicar o transplante com maior segurana. Alguns trabalhos experimentais tem sido feitos com terapia gnica. Durante crises, deve ser administrada hidratao intravenosa e analgesia preferencialmente com opoiides. .Toda crise dolorosa tem de ser avaliada como prenncio de complicaes graves, como a sndrome torcica aguda. O tratamento deve evitar hiperhidratao e hiper-sedao e privilegiar a fisioterapia respiratria.

PRESCRIO MDICA

SF a 0,9% 1.000 ml 45 ml /h; SG a 10% 500 ml, IV 21 ml/h; Dipirona 1 ampola IV de 6/6 h. se temperatura > 37,8C; Plasil 1 ampola IV de 8/8 h. se vmito; O2 sob cateter nasal 3 litros/ min. ; Dieta branda ; Ranitidina 50mg IV de 12/12 h.; Tramadol 100 mg, + SF 0,9 % 100 ml IV de 8/8 h.;

APRESENTAO DAS MEDICAES


RANITIDINA (RANITION)
Apresentao: Comprimidos de 75mg, 150mg ou 300mg. Frascos com 100 ml
ou 120 ml de xarope. Ampolas com 2 ml ou 5 ml de soluo injetvel. Bolsas para infuso IV com 50 mg/ 100 ml. Indicao: profilaxia e tratamento de lceras gastroduodenal; esofagite e refluxo; profilaxia de pneumonite de aspirao; hemorragia GI alta e outras. Mecanismo de ao: Inibe a secreo, basal ou estimulada, do suco gstrico atravs da reduo do volume da secreoe de seu contedo em cido e pepsina. Usada como cloridrato. Contra- indicao: Hipersensibilidade; lactao; use cuidadosamente nos casos de disfuno heptica ou renal. Reaes adversas: alopecia; genecomastia; impotncia; perda da libido, constipao, diarria, nusea, vmito, dor abdominal, hepatite, cefalia, tontura etc.

APRESENTAO DAS MEDICAES


TRAMAL
Apresentao: Cloridrato de Tramadol: Cpsulas de liberao prolongada de 50mg ou 100mg. Ampolas com 1ml ou 2ml de soluo injetvel. Frascos com 10ml de soluo oral (gostas). Indicao: tratamento da dor moderada a grave.

Mecanismo de ao: Liga-se com os receptores opiides. Inibe as


recapturaes de serotonina e norepinefrina no SNC. Contra- indicao: Hipersensibilidade; pacientes com dependncia fsica com opiides; gestao ou lactao; use cuidadosamente em casos de epilepsia ou fatores de risco para convulses; pacientes geritricos (dose mxima; 300mg/dia em pacientes >75 anos). Cranas >16 anos, e outras. Reaes adversas: Vaso dilatao; sudorese; constipao; nusea; dor abdominal; boca seca; flatulncia; vmito; distrbios visuais; convulses; tontura e outras.

APRESENTAO DAS MEDICAES


PLASIL (METOCLOPRAMIDA)
Apresentao: comprimido de 10mg. Ampolas com 2 ml ( 10 ml ) de soluo injetvel. Frascos com 120 ml de xarope. Supositrios de 5mg ou 10 mg. Indicao: Preveno do vmito aps quimioterapia; Exames radiolgicos do trato GI; Gastroparesia diabtica; Nusea ou vmito no ps- operatrio e outros. Mecanismo de ao: Estimula a motilidade do trato GI sem, com tudo, estimular as secrees gtrica, biliar e pancretica. Relaxa o esfncter pilrico. Usada como cloridrato. Contra- indicao: Hipersensibilidade; hemorragia GI; Epilepsia; use cuidadosamente nos casos de cncer de mama e lactao. Reaes adversas: Hipertenso transitria; diarria; inquietao; sonolncia; insnia; tontura; ansiedade etc.

APRESENTAO DAS MEDICAES


DIPIRONA:
Apresentao: comprimidos de 320 mg e 500 mg. Frascos com 10 ml, 15 ml
ou 20 ml, ( 500 mg/ml) de4 soluo oral gotas. Indicao: Antitrmico, tambm pode ser usado como analgsico. Mecanismo de ao: derivado da pirazolona com propriedades analgsicas, antipirticas e antiinflamatrias. Usado na forma de sal sdico ou magnesiano. Usado na forma sdica e potssica. Contra- indicao: Hipersensibilidade, glaucoma de ngulo fechado, nefrites Crnicas, asmas e infeces respiratrias graves, gestao e lactao etc. Reaes adversas: Erupes cutneas, nusea, vmito, tremor, edema, reaes alrgicas e outras.

SAE SISTEMATIZAO DA ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM


PROBLEMA
1. Perfuso tissular perifrica alterada DIAGNSTICO 1. Perfuso tissular perifrica alterada 1. relacionada diminuda oxignio de e concentrao hemoglobina evidenciada no por RESULTADOS ESPERADOS Demonstrar perfuso melhora tissular, na como evidenciado por ausncia de dor e pulsos perifricos fortes.

sangue e transporte prejudicado do mudana da presso sangunea nas extremidades; 2. Dor 2. Dor aguda, relacionada agentes 2. lesivos biolgicos, evidenciados por relato verbal de dor e evidencia observada de dor; 3. Risco de Infeco 3. Risco de infeco relacionada a 3. defesas secundrias de inadequadas hemoglobina, (diminuio inflamatria);

O paciente dever relatar alivio satisfatrio de dor aps uma interveno evidenciada por melhora da dor. O paciente no dever

apresentar infeces que levem a piora do quadro clnico.

leucopenia, supresso da resposta

PRESCRIO DE ENFERMAGEM
DATA 02.05.2012 INTERVENES (NIC) Controle da dor Avaliar e registrar e PRESCRIO dor quanto caracterstica, 08 escala 10 HORRIOS 12 02 14 16 04 06 18 20 localizao intensidade (aplicar visual 22 24 analgica de 0 a 10) de 2 2 horas. Administrar O2 Observar a necessidade elevar o de oxignio terapia e

administra-la, ventilao.

decbito

para

melhor

Controle vitais

dos

sinais Avaliar e registrar os valores de TPPR (Temperatura, 08 pulso, presso arterial e respirao) em pronturio de 4 08 4 horas. Ofertar Hidratao EV e VO De

12

16

20

24

04

Ofertar Hidratao

acordo

prescrio

mdica.

Medicaes

Administrar medicaes prescritas pelo mdico.

De

acordo

prescrio

mdica.

EVOLUO DE ENFERMAGEM
Paciente, natural de Iau Ba. internada com crises de algia intensa em extremidades de MMSS e MMII devido ser portadora de Anemia Falciforme, refere, dificuldade de dormir, inapetncia, em uso de SF 0,9 % em MSD fluindo bem, em ventilao espontnea com suporte de O2 em cateter tipo culos, relata diurese e dejees intestinais presentes e verbalizando com clareza.

CONSIDERAES FINAIS
Estudos de observao como esse so de grande importncia para o curso de graduao, pois proporciona a oportunidade de conviver com o espao de atuao principalmente do enfermeiro, do mdico e conhecer as suas prticas, e principalmente, expandir os horizontes a respeito dos diversos mbitos que so necessrios a presena do profissional de Enfermagem. O trabalho foi realizado no HGVC (Hospital Geral de Vitria da Conquista), foi muito interessante para se conhecer um novo espao, pois a partir deste meio de atuao e pelo reconhecimento da necessidade de interveno, os prximos atendimentos a pacientes com a mesma patologia ali presente, podero ser diferenciados. Ser de grande valia tanto para autores do estudo de caso, como tambm para outros profissionais de sade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AME, Dicionrio de Administrao de Medicamentos na Enfermagem. Rio de Janeiro, EPUB, 2009. - NANDA. Diagnsticos de enfermagem: definies e classificaes, 2007-2008. (Org.). North American Nursing Diagnosis Association. Porto Alegre: Artmed, 396 p.2008. - Brunner/Suddarth. 1980. Tratato de Enfermagem. 11 ed. Vol.II. Rio de Janeiro. Guanabra Koogan. 2009. - CHAVES, Lucimara Duarte. SAE Sistematizao da Assistncia de Enfermagem: Consideraes Terica e Aplicabilidade. Martinari. So Paulo. 2009.

Vous aimerez peut-être aussi