Vous êtes sur la page 1sur 33

Auto-replicao do DNA

Auto-replicao do DNA

Auto-replicao do DNA
O que replicao? Porque importante a Auto-replicao do DNA? Como este processo ocorre? O que so enzimas? Quem pareia com quem?

Sentido da replicao

Para a formao da molcula de DNA necessrio que ocorra a ligao entre os nucleotdeos.

Os nucleotdeos esto ligados covalentemente por ligaes fosfodister formando entre si pontes de fosfato. O grupo hidroxila do carbono-3 da pentose do primeiro nucleotdeo se liga ao grupo fosfato ligado a hidroxila do carbono-5 da pentose do segundo nucleotdeo atravs de uma ligao fosfodister

Auto-replicao do DNA

Como as informaes so passadas

Auto-replicao do DNA

Observe:

Sentido de Replicao

A replicao semi-conservativa do DNA exige que duas cadeias polinucleotdicas que formam a hlice do DNA se separem, de modo a expor as bases que iro orientar o emparelhamento dos nucleotdeos para formao das novas cadeias complementares s cadeias moldes.

Sentido de Replicao

A separao de duas cadeias da hlice do DNA ocorre medida que as novas cadeias vo sendo sintetizadas. A regio de separao das cadeias tem a forma de uma letra Y e denominada forquilha de replicao.

Sentido de Replicao

Os experimentos mostraram que ambas as cadeias filhas so sintetizadas na forquilha de replicao por um complexo de enzimas que inclui a polimerase III do DNA.

Sentido de Replicao

A explicao para esse paradoxo que, na forquilha de replicao, uma das cadeias sintetizada continuamente por uma polimerase que se move no mesmo sentido do deslocamento da forquilha

Sentido de Replicao

Como, no entanto, as duas cadeias moldes so antiparalelas, em uma delas a sntese da cadeia complementar ocorre no sentido 5 => 3, mas na outra cadeia essa sntese teria que se dar no sentido inverso, ou seja, 3 => 5. No entanto, as duas cadeias so sintetizadas pela polimerase III do DNA, que s catalisa o crescimento da cadeia no sentido 5 => 3.

Sentido de Replicao

A cadeia que cresce no mesmo sentido que o deslocamento da forquilha de replicao, e cuja sntese ocorre continuamente, chamada de cadeia leading

Sentido de Replicao

A cadeia que cresce no sentido oposto ao deslocamento da forquilha de replicao, e cuja sntese ocorre descontinuamente, chamada de cadeia lagging

Sentido de Replicao

Esse modo de replicao do DNA, em que uma das cadeias sintetizada continuamente e a outra, descontinuamente, chamado de sntese semidescontnua

Sentido de Replicao

Para que a polimerase III do DNA comece uma polimerizao necessrio que uma outra enzima adicione os primeiros nucleotdeos. Essa enzima uma polimeraze especial que catalisa a sntese de um pequeno fragmento de RNA sobre a cadeia molde do DNA, o qual atua como iniciador para a polimerase III do DNA adicionar desoxirribonucleotdeos.

REPLICAO DO DNA
O incio do processo de replicao do DNA o desenrolamento das fitas seguindo pela separao das duas fitas da dupla hlice parental, por ao de uma enzima denominada DNA helicase. Essa enzima quebra as ligaes de pontes de hidrognio existentes entre as duas bases nitrogenadas das cadeias complementares de nucleotdeos. As fitas complementares permanecem abertas devido a protenas que se ligam a elas

medida que as duas fitas se separam vai se formando uma regio de replicao denominada zona de replicao ou forquilha de replicao e que se move em ambas s direes ao logo da molcula de DNA, durante todo o processo de replicao. Iniciam as replicaes em ambas as fitas. Numa fita a replicao acontece de forma contnua e na outra de forma descontnua. A replicao da fita descontnua foi uma incgnita at o experimento realizado por Reiji Okasaki, em 1968, onde pode explicar a incompatibilidade entre a replicao simultnea entre as duas fitas antiparalelas.

O processo de replicao envolve a participao de vrias enzimas e cofatores que participam processo de replicao do DNA. O incio do processo de replicao requer o reconhecimento da regio de origem, que realizado por um grupo de protenas responsveis por desenrolar a dupla fita e as manter abertas, o mecanismo para continuar abrindo as fitas realizado por uma enzima especfica, a cpia do molde sintetizando uma nova fita complementar outra enzima. A seguir a descrio das principais enzimas e suas funes:
-Protena

DnaA So protenas que se ligam a seqncia de nucleotdeos especficos na origem da replicao e faz com as fitas de DNA se separem.
-DNA

helicase So enzimas que se ligam a fita simples de DNA, prximo a zona de replicao e se movem na direo da fita dupla, forando as fitas se separarem e provocando um desenrolamento. Assim que as fitas se abrem as protenas desestabilizadoras se ligam a fita simples. - Protena de ligao do DNA de fita simples SSB (single strand binding protein) Estas protenas denominadas de protenas desestabilizadoras da hlice, se ligam a fita simples de DNA, mantendoas separadas.

DNA Polimerase So as enzimas responsveis por catalizar o alongamento da cadeia adicionando nucleotdeos um de cada vez, complementar a seqncia das bases nitrogenadas da fita molde. Estas enzimas somente conseguem ler os nucleotdeos da fita de DNA parental na direo 3 5 e sintetizar novas fitas na direo 5 3 . Desta maneira, os alongamentos da fitas so em sentidos opostos, porm, o mecanismo no o mesmo para as duas fitas. A fita que cresce na direo da zona de replicao sintetizada continuamente, denominada fita lder. A fita que cresce na direo oposta a zona de replicao sintetizada descontinuamente, copiando pequenos fragmentos de DNA perto da zona de replicao, denominados fragmentos de Okazaki. Estes fragmentos so posteriormente unidos para se tornar uma nica fita contnua. A esta fita denominada de fita atrasada. extremamente importante para a sobrevivncia do organismo que a seqncia dos nucleotdeos sejam replicadas sem erros. Para assegurar esta fidelidade a DNA polimerase possui uma atividade de correo, ou seja, na direo 3 5, para certificar-se que o nucleotdeo adicionado de fato complementar a sua base no molde e corrige o erro.

DNA topoisomerase Um problema de superdobramento ocorre a medida que as fitas se separam. As enzimas DNA topoisomerase so responsveis pelo mecanismo para remover o superdobramento.
-Primase

a enzima responsvel por sintetizar primer. As DNA polimerases no conseguem iniciar a sntese de uma fita complementar de DNA atravs de um molde completamente composto de fita simples. Elas necessitam de oligonucleotdeo iniciador, denominado primer, que na realidade uma regio curta de aproximadamente 10 nucleotdeos de comprimento, com um grupo hidroxila livre no carbono-3, que serve como primeiro aceptor de um nucleotdeo. - DNA Ligase a enzima responsvel por realizar a juno entre os fragmentos de DNA (fragmentos de Okazaki) sintetizados na fita atrasada.

Auto-replicao do DNA

Tudo se inicia com a


DNA- Helicase Primase DNA- Helicase DNA- Polimerase DNA- Ligase DNA- Polimerase

Auto-replicao do DNA

Vous aimerez peut-être aussi