Vous êtes sur la page 1sur 87

Auditoria a tcnica contbil que atravs de procedimentos tcnicos que consistem no exame de documentos, livros e registros, inspees, obteno

o de informaes e confirmaes internas e externas com o objetivo de verificar se as demonstraes contbeis representam adequadamente a situao nelas demonstrada, de acordo com os princpios fundamentais e normas de contabilidade.

Os Princpios de Contabilidade representam a essncia das doutrinas e teorias relativas Cincia da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos cientfico e profissional de nosso pas.

ENTIDADE
CONTINUIDADE; OPORTUNIDADE; REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; COMPETNCIA; PRUDNCIA.

O Princpio da entidade reconhece o Patrimnio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a

necessidade da diferenciao de um Patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes........ Obs. O patrimnio pertence entidade, mas a recproca no verdadeira.

O Princpio da Continuidade pressupe que a Entidade continuar em operao no futuro e, portanto, a mensurao e a

apresentao dos patrimnio levam circunstncia.

componentes do em conta esta

O Princpio da Oportunidade refere-se ao processo de mensurao e apresentao dos componentes patrimoniais para produzir informaes ntegras e tempestivas. Pargrafo nico. A falta de integridade e tempestividade na produo e na divulgao da informao contbil pode ocasionar a perda de sua relevncia, por isso necessrio ponderar a relao entre a oportunidade e a confiabilidade da informao.

Art. 7. O Princpio do Registro pelo Valor

Original determina que os componentes do patrimnio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transaes, expressos em moeda nacional. 1. As seguintes bases de mensurao devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas: Custo Histrico Variao do Custo Histrico Custo Corrente Valor Realizvel Valor Justo Valor Presente Atualizao Monetria.

O Princpio da Competncia determina que os efeitos das transaes e outros eventos sejam reconhecidos nos perodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

Pargrafo nico. O Princpio da Competncia pressupe a simultaneidade da confrontao de receitas e de despesas correlatas.

O princpio da prudncia determina a adoo do menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os

do Passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente vlidas para quantificao das mutaes patrimoniais que alterem o patrimnio lquido.

AUDITORIA OPERACIONAL
a anlise e avaliao do desempenho de uma organizao no todo ou em partes objetivando formular recomendaes e comentrios que contribuiro para melhorar os aspectos de economia, eficincia e eficcia.

Auditoria Integral

Auditoria Operacional

Auditoria Contbil

SEGUNDO JUND (2004, p. 26):

A auditoria externa uma das tcnicas utilizadas pela contabilidade, ou seja, aquela destinada a examinar a escriturao e demonstraes contbeis, a fim de confirmar sua adequao.

AUDITORIA INTERNA
A auditoria Interna uma atividade de avaliao independente e de assessoramento da administrao,

voltada para o exame e avaliao da adequao, eficincia e eficcia dos sistemas de controle, bem como da qualidade do desempenho das reas.

ELEMENTOS

AUDITORIA INTERNA

AUDITORIA EXTERNA

Profissional
Ao e objetivos

Funcionrio da Empresa
Exame dos processos( Operacionais)

Prestador de servios independentes


Demonstraes Financeiras

Finalidade

Promover melhorias nos controles da empresa de forma a assegurar a proteo ao patrimnio Recomendaes de controle interno e eficincia administrativa
Menos Amplo A empresa Trabalhista Maior

Opinar sobre as demonstraes financeiras

Relatrio principal
Grau de independncia Interessados Responsabilidade Intensidade dos trabalhos

Parecer
Mais Amplo A empresa e o Pblico Profissional, civil e criminal Menor

Continuidade

Maior

Menor

REFLEXO DA AUDITORIA SOBRE O PATRIMNIO


ASPECTO ADMINISTRATIVO Contribui para reduo de ineficincia, negligncia, incapacidade e improbidade de empregados e administradores

REFLEXO DA AUDITORIA SOBRE O PATRIMNIO


ASPECTO PATRIMONIAL

Possibilita melhor controle dos bens, direitos e obrigaes que constituem o patrimnio ASPECTO FISCAL fator de mais rigoroso cumprimento das obrigaes fiscais, resguardando o patrimnio contra multas e o proprietrio contra penalidades decorrentes da lei de sonegao de impostos.

REFLEXO DA AUDITORIA SOBRE O PATRIMNIO


ASPECTO TCNICO Contribui para mais adequao das contas, maior eficincia dos servios contbeis, maior preciso das informaes e garantia de que a escriturao e as demonstraes contbeis foram elaboradas de acordo com os princpios e normas de contabilidade.

REFLEXO DA AUDITORIA SOBRE O PATRIMNIO


ASPECTO FINANCEIRO Resguarda crditos de terceiros fornecedores e financiadores contra possveis fraudes e dilapidaes do patrimnio, permitindo maior controle dos recursos para fazer face a esses compromissos. ASPECTO ECONMICO Assegura maior exatido dos custos e veracidades dos resultados, na defesa do interesse dos investidores e titulares do patrimnio

REFLEXO DA AUDITORIA SOBRE O PATRIMNIO


ASPECTO TICO Examina a moralidade do ato praticado, pois o registro poder estar tecnicamente

elaborado e o fato legalmente comprovado, porm, o ato da administrao poder ser moralmente indefensvel, cabendo auditoria apont-lo para julgamento dos titulares do patrimnio ou de seus credores.

POR QUE AS EMPRESAS SO AUDITADAS ?


AUDITORIA EXTERNA INDEPENDENTE
CVM * BACEN * * Sociedades Annimas de Capital Aberto * Bancos: Comerciais e de Investimentos * Financeiras * Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios * Corretoras de Cmbio e Valores Mobilirios * Sociedades de Arrendamento Mercantil * Sociedades de Crdito Imobilirio * Companhias e Sociedades Seguradoras

AUDITORIA INTERNA
* Art. 70 CF/88 * - Empresas e rgos da Administrao Pblica * Por determinao da Matriz ou Controladora para as empresas auditadas, essa auditoria similar a uma auditoria independente

SUSEP *

* Por determinao da Administrao

ANS *
SPS/MPAS *

* Operadoras de Planos e Seguros de Sade


* Regime de Previdncia dos Servidores Pblicos Municipais

Comisso de Valores Mobilirios uma entidade autrquica em regime especial, vinculada ao Ministrio da Fazenda, com

personalidade jurdica e patrimnio prprios, dotada de autoridade administrativa independente, ausncia de subordinao hierrquica, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, e autonomia financeira e oramentria

Atribuies da CVM So disciplinadas e fiscalizadas pela CVM as seguintes atividades:


(art. 1 da Lei n 6.385, de 7 de dezembro de 1976, redao dada pela Lei n 10.303, de 31 de outubro de 2001) I - a emisso e distribuio de valores mobilirios no mercado; II - a negociao e intermediao no mercado de valores mobilirios; III - a negociao e intermediao no mercado de derivativos; IV - a organizao, o funcionamento e as operaes das bolsas de valores; V - a organizao, o funcionamento e as operaes das Bolsas de Mercadorias e Futuros; VI - a administrao de carteiras e a custdia de valores mobilirios; VII - a auditoria das companhias abertas; VIII - os servios de consultor e analista de valores mobilirios;

O IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil tem a funo de discutir, desenvolver e aprimorar as

questes ticas e tcnicas da profisso de auditor e de contador e, ao mesmo tempo, atuar como porta-voz dessas categorias diante de organismos pblicos e privados e da sociedade em geral.

Criando exigncias que geram restries ao mercado de trabalho

REGISTRADO NO CRC; COMPROVAO DA ATIVIDADE DE AUDITORIA DE 5 ANOS; QUALIFICAO TCNICA

SOCIEDADE SIMPLES;

QUADRO SOCIETRIO ( CONTADORES);


RESPONSABILIDADE ILIMITADA; REGISTRO CRC.

1.1 COMPETNCIA TCNICO-PROFISSIONAL


1.1.1

O contador, na funo de auditor independente, deve manter seu nvel de competncia profissional pelo conhecimento atualizado dos Princpios Fundamentais de Contabilidade e das Normas Brasileiras de Contabilidade, das tcnicas contbeis, especialmente na rea de auditoria, da legislao inerente profisso, dos conceitos e tcnicas administrativas e da legislao especfica aplicvel entidade auditada.

1.2 INDEPENDNCIA 1.2.1 O auditor deve ser independente, no podendo deixar-se influenciar por fatores estranhos, por preconceitos ou quaisquer outros elementos materiais ou afetivos que resultem perda, efetiva ou aparente, de sua independncia. 1.2.2 Est impedido de executar trabalho de auditoria independente, o auditor que tenha tido, no perodo a que se refere a auditoria ou durante a execuo dos servios, em relao entidade auditada, suas coligadas, controladas, controladoras ou integrantes do mesmo grupo econmico:

a) vnculo conjugal ou de parentesco consangneo em

linha reta, sem limites de grau, em linha colateral at o 3 grau e por afinidade at o 2 grau, com administradores, acionistas, scios ou com empregados que tenham ingerncia na sua administrao ou nos negcios ou sejam responsveis por sua contabilidade; b) relao de trabalho como empregado, administrador ou colaborador assalariado, ainda que esta relao seja indireta, nos dois ltimos anos; c) participao direta ou indireta como acionista ou scio; d) interesse financeiro direto, imediato ou mediato, ou substancial interesse financeiro indireto, compreendida a intermediao de negcios de qualquer tipo e a realizao de empreendimentos conjuntos;

e) funo ou cargo incompatvel com a atividade de auditoria independente; f) fixado honorrios condicionais ou

incompatveis com a natureza do trabalho contratado; e g) qualquer outra situao de conflito de interesses no exerccio da auditoria independente, na forma que vier a ser definida pelos rgos reguladores e fiscalizadores.

1.3 RESPONSABILIDADES DO AUDITOR NA EXECUO DOS


TRABALHOS 1.3.1 O auditor deve aplicar o mximo de cuidado e zelo na realizao dos trabalhos e na exposio de suas concluses. 1.3.2 Ao opinar sobre as demonstraes contbeis o auditor deve ser imparcial. 1.3.3 O exame das demonstraes contbeis no tem por objetivo precpuo a descoberta de fraudes. Todavia, o auditor independente deve considerar a possibilidade de sua ocorrncia. 1.3.4 Quando eventuais distores, por fraude ou erro, afetarem as demonstraes contbeis de forma relevante, cabe ao auditor independente, caso no tenha feito ressalva especfica em seu parecer, demonstrar, mediante, inclusive, a exibio de seus papis de trabalho s entidades referidas no item 1.6.5, que seus exames foram conduzidos de forma a atender as Normas de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis e as presentes normas.

1.4 HONORRIOS 1.4.1 O auditor deve estabelecer e documentar seus


honorrios mediante avaliao dos servios, considerando os seguintes fatores: a) a relevncia, o vulto, a complexidade do servio, e o custo do servio a executar; b) o nmero de horas estimadas para a realizao dos servios; c) a peculiaridade de tratar-se de cliente eventual, habitual ou permanente; d) a qualificao tcnica dos profissionais que iro participar da execuo dos servios; e e) o lugar em que os servios sero prestados, fixando, se for o caso, como sero cobrados os custos de viagens e estadas.

1.4.2 Os honorrios devero constar de carta-proposta

ou documento equivalente, elaborada antes do incio da execuo do trabalho que tambm contenha: a) a descrio dos servios a serem realizados, inclusive referncias s leis e regulamentos aplicveis ao caso; b) que o trabalho ser efetuado segundo as Normas de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis e as presentes normas; c) o prazo estimado para realizao dos servios; d) os relatrios a serem emitidos; e e) as condies de pagamento dos honorrios. 1.4.3 A inobservncia de qualquer dos itens referidos nos itens 1.4.1 e 1.4.2 constitui infrao ao Cdigo de tica do Contabilista.

1.5 GUARDA DA DOCUMENTAO


1.5.1 O auditor, para fins de fiscalizao do

exerccio profissional, deve conservar a boa guarda, pelo prazo de 5 (cinco) anos, a partir da data da emisso de seu parecer, toda a documentao, papis de trabalho, relatrios e pareceres relacionados com os servios realizados.

1.6 SIGILO
1.6.2 O auditor deve respeitar e assegurar o

sigilo relativamente s informaes obtidas durante o seu trabalho na entidade auditada, no as divulgando, sob nenhuma circunstncia, sem autorizao expressa da entidade, salvo quando houver obrigao legal de faz-lo.

1.7 RESPONSABILIDADE PELA UTILIZAO DO TRABALHO DO AUDITOR INTERNO 1.7.1 A responsabilidade do auditor no ser modificada, mesmo quando o contador, na funo de auditor interno, contribuir para a

realizao dos trabalhos.

1.8 RESPONSABILIDADE PELA UTILIZAO DO

TRABALHO DE ESPECIALISTAS 1.8.1 O auditor pode utilizar especialistas legalmente habilitados como forma de contribuir para a realizao de seu trabalho, mantendo integral a sua responsabilidade profissional. 1.8.2 A responsabilidade do auditor fica restrita sua competncia profissional, quando o especialista legalmente habilitado for contratado pela entidade auditada, sem vnculo empregatcio, para executar servios que tenham efeitos relevantes nas demonstraes contbeis, quando tal fato for mencionado em seu parecer.

1.9 INFORMAES ANUAIS AOS CONSELHOS REGIONAIS DE CONTABILIDADE

1.9.1 O auditor dever enviar, at 30 de junho de cada ano,

ao Conselho Regional de Contabilidade, na forma a ser regulamentada pelo Conselho Federal de Contabilidade: a) as informaes sobre os seus clientes, cuja sede seja a da jurisdio do respectivo Conselho, e que o objeto do trabalho seja a auditoria independente, realizado em demonstraes contbeis relativas aos exerccio encerrado at o dia 31 de dezembro do ano anterior; b) a relao dos nomes do seu pessoal tcnico existente em 31 de dezembro do ano anterior; e c) a relao de seus clientes cujos honorrios representem mais de 10% do seu faturamento anual, bem como os casos onde o faturamento de outros servios prestados aos mesmos clientes de auditoria, ultrapassarem, na mdia dos ltimos 3 anos, os honorrios dos servios de auditoria.

1.10 EDUCAO CONTINUADA


1.10.1 O auditor independente, no exerccio de sua atividade, dever comprovar a participao

em programa de educao continuada, na forma a ser regulamentada pelo Conselho Federal de Contabilidade.
2003 = 12 hs. 2004 = 24 hs. 2005 = 32 hs.

Objetivo de atualizar e aprimorar os conhecimentos dos Auditores Independentes.

32 horas de Educao Profissional Continuada por ano/calendrio

Aquisio de conhecimentos por meio de seminrios, conferncias, painis, Cursos de Ps Graduao e

programas de extenso ; Exercer Docncia ; Atuaes em Comisses; Produo intelectual.

1.11 EXAME PROFISSIONAL

DE

COMPETNCIA

1.11.1 O auditor independente, para poder

exercer sua atividade, dever submeter-se a exame de competncia profissional, na forma a ser regulamentada pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Como forma de aumentar o nvel da capacitao tcnica dos auditores. Desta forma, o auditor deve ter no mnimo 5 anos de experincia e submeter-se, ainda, a um exame de qualificao tcnica para que possa obter registro como auditor independente na CNAI e CFC.

Reviso pelos pares visa fazer com que um Programa de Reviso Externa de Qualidade, composto de auditores, avaliem, a cada 4 anos, os procedimentos de auditoria adotados pelas empresas de auditoria.

Visando evitar a perda da independncia do auditor devido a um longo perodo de prestao de servio, exige-se uma rotatividade de auditores a cada intervalo de 5 anos consecutivos s podendo retornar num intervalo de mnimo de 3 anos.

1. SOLICITAO AUDITORIA;

DOS

SERVIOS

DE

2. DIMENCIONAMENTO DOS TRABALHOS; 3. CARTA PROPOSTA.

PR-PROPOSTA
O auditor deve estabelecer e documentar seus honorrios mediante avaliao dos servios, considerando os seguintes fatores: a) a relevncia, o vulto, a complexidade do servio, e o custo do servio a executar;

Finalidade;
Levantar informaes sobre a empresa auditada;( risco e relevncia)

FATORES ECONOMICOS E NEGCIOS DO CLIENTE INFORMAES SOBRE O MERCADO EM QUE ATUA - Abrangncias: Regional Estadual Nacional Significativa Mdia

- Posio no Ramo/Mercado :

- O volume das vendas :

Concentrado em poucos clientes em

Os produtos tm preos controlados? Sim No, caso positivo: Todos Alguns


(no segundo caso mencionar quais)

- A empresa enfrentou algum problema de mercado (venda) nos ltimos trs anos? Sim No A situao atual do mercado em:10/X/XXXX ), bem como as perspectivas futuras, so: Boas Estveis Mdias Apresentam problemas (neste ltimo caso, desenvolva comentrio em apndice) - Os fornecedores so: Muitos Poucos Um nico, neste ltimo caso existe a alternativa de adquirir de outros fornecedores, se isto se fizer necessrio? Sim No

SISTEMA CONTBIL Sistema : Mecanizado Registros: informatizado

Listagem p/cociliao. Ficha Comum Analticos (todos os registros do dia)

Histricos detalhados

Documentos:

Hist. Resumidos Hist. Por cdigos

Arquivados junto aos Slips

Arquivados em

separado

N. de lanamentos por ms : (mdia)


Data da informao _____/______/______ Outras Observaes:

- A empresa enfrentou alguns problema de fornecimento nos ltimos trs anos? Sim No; Em caso positivo EFEITO DE ORDEM ECONMICA, MUDANAS NA TECNOLOGIA E OUTROS FATORES EXTERNOS QUE POSSAM TER EFEITO NO DESEMPENHO E/OU NEGCIOS DA EMPRESA. SITUAO FINANCEIRA

- O capital em giro :

prprio parte prprio (%)

e parte de terceiros (%) inteiramente de terceiro - Oramento de caixa para os seis meses seguintes apresenta uma situao: Boa (sobra) Mdia (um pouco justa) Razovel (bastante justa) Ruim (falta)

Existem obrigaes a longo prazo (mais de 1 ano)?

Sim No; Em caso positivo especifique sucintamente essas obrigaes (espcie, valor, vencimento).
Existem obrigaes vencidas e no pagas?

Sim No; Em caso positivo especifique sucintamente (espcie, valor, data do vencimento e garantias).
A empresa enfrentou algum problema de ordem financeira nos ltimos trs anos? Sim No; Em caso positivo descreva em apndice.

PLANOS DE AMPLIAO E/OU EXPANSO (das instalaes, das unidades, da produo, dos negcios PARTICIPAO EM OUTRAS EMPRESAS (Coligadas/Controladas)

Nome, Local e Estado

Capital R$

Participao R$ e %

- REA DE PESSOAL N. de Empregados: Na rea administrativa: Na rea de produo:

Sistema de Registro do Ponto :

Relgio Outros

Livro

Pgto. Empregados: Semanal , Quinzenal, Mensal Em dinheiro Por cheque Crdito em Conta
AUDITORIA INTERNA N. de Auditores: Esquema de Trabalho: reas Abrangidas: Composio do Quadro:

Fases

Metodologia de Trabalho 100PORCENTO


GESTO DO PROJETO Avaliar o Risco de Desenvolver Auditoria
Planejar as Atividades; Entrevsitar os Lderes; Compreender o Ambiente de Controle; Fluxogramar os Macro Processos; Identificar, Analisar e Validar os Riscos a Nvel de Controle; Identificar, Analisar e Validar os Riscos a Nvel de Conta. Elaborar Matriz de Risco Identificado e No Identificado; Elaborar Matriz de Controles Internos Confiveis e No Confiveis; Criar Plano de Trabalho.

Planejar
Planejamento das Atividades; Formao do Comit de Auditoria C.A; Reunio de Equalizao de Conhecimento do C.A; Reunio de Entendimento do Negcio; Definir Objetivos Formalizao do Planejamento.

Registrar

Gerir
Planejar atividades; Elaborar Cronograma da Auditoria; Definir Programao da Equipe; Realizar Reunies de Acompanhamento e Avaliao do Projeto de Auditoria.

Planejar atividades; Planejar atividades; Testar Controles Elaborar Minuta do Internos; Relatrio; Controles Confiveis: Elaborar Relatrio Final; Executar Testes Substantivos Dirigidos; Elaborar e Obter Carta de Representao Controles No Confiveis: Nvel Baixo: da Administrao. Executar Testes Substantivos; Controles No Confiveis Nvel Intermedirio: Executar Testes Substantivos; Avaliar Efeito nas DFS do Risco do Controle; Revisar Eventos Subsequentes;

O planejamento da auditoria envolve a definio de estratgia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria.

NATUREZA E EXTENSO

auxiliar o auditor a dedicar ateno apropriada s reas importantes da auditoria; auxiliar o auditor a identificar tempestivamente problemas potenciais; e resolver

auxiliar o auditor a organizar adequadamente o trabalho de auditoria para que seja realizado de forma eficaz e eficiente; auxiliar na seleo dos membros da equipe de trabalho com nveis apropriados de capacidade e competncia para responderem aos riscos esperados e na alocao apropriada de tarefas;

Atividades preliminares do trabalho de auditoria


O auditor deve realizar as seguintes atividades no incio do trabalho de auditoria corrente: (a) realizar os procedimentos exigidos pela NBC TA 220 Controle de Qualidade da Auditoria de Demonstraes Contbeis( aceitao e continuidade) (b) avaliao da conformidade com os requisitos ticos, inclusive independncia, conforme exigido pela NBC TA 220, itens 9 a 11; e (c) estabelecimento do entendimento dos termos do trabalho, conforme exigido pela NBC TA 210 Concordncia com os Termos do Trabalho de Auditoria, itens 9 a 13 (ver itens A5 a A7).

NBC TA 210 Concordncia com os Termos do Trabalho de Auditoria

(a) determinar se a estrutura de relatrio financeiro a ser aplicada na elaborao das demonstraes contbeis aceitvel; (b) obter a concordncia da administrao de que ela reconhece e entende sua responsabilidade; (i) Demonstraes Contbeis (ii) Pelo controle interno; e (iii) Fornecer ao auditor informaes e acesso.

Envolvimento de membros-chave da equipe de trabalho O scio do trabalho e outros membros-chave da equipe de trabalho devem ser envolvidos no planejamento da auditoria, incluindo o planejamento e a participao na discusso entre os membros da equipe de trabalho

Atividades de planejamento O auditor deve estabelecer uma estratgia global de auditoria que defina o alcance, a poca e a direo da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria. Ao definir a estratgia global, o auditor deve: (a) identificar as caractersticas do trabalho para definir o seu alcance; (b) definir os objetivos do relatrio do trabalho de forma a planejar a poca da auditoria e a natureza das comunicaes requeridas; (c) considerar os fatores que no julgamento profissional do auditor so significativos para orientar os esforos da equipe do trabalho; (d) considerar os resultados das atividades preliminares do trabalho de auditoria e, quando aplicvel, se relevante o conhecimento obtido em outros trabalhos realizados pelo scio do trabalho para a entidade; e (e) determinar a natureza, a poca e a extenso dos recursos necessrios para realizar o trabalho (ver itens A8 a A11).

NATUREZA; EXTENSO; POCA;

ESTRATGIA GLOBAL; O PLANO DE AUDITORIA; EVENTUAIS ALTERAES;

Consideraes adicionais em auditoria inicial O auditor deve realizar as seguintes atividades antes de comear os trabalhos de auditoria inicial: (a) aplicar procedimentos exigidos pela NBC TA 220, itens 12 e 13, relativos aceitao do cliente e do trabalho de auditoria especfico; e (b) entrar em contato com o auditor antecessor, caso haja mudana de auditores, de acordo com os requisitos ticos pertinentes (ver item A20).

Materialidade Planejada
Procedimentos de auditoria que devem se concentrar na deteco de erros materiais, individuais ou no conjunto, portanto, deve-se considerar at que ponto, erros identificados, podem se tornar materiais para que os procedimentos de auditoria selecionados possam evidenciar adequadamente que as demonstraes contbeis esto isentas de tais erros. Varia segundo as circunstncias de cada cliente e no pode ser expressa como um percentual ou valor absoluto, sendo que sua funo no depende somente da magnitude do erro, como tambm da natureza deste.

Clculo da Materialidade Planejada


Descrio Patrimnio Liquido Critrio da MP Materialidade Planejada Valor (R$) 1.000.000 2% 20.000,00

Critrio do ET
Erro Tolervel (ET)

75%
15.000,00

NBC TA 200 OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA

Esta Norma de Auditoria trata das responsabilidades gerais do auditor independente na conduo da auditoria de demonstraes contbeis em conformidade com as normas brasileiras e internacionais de auditoria.

NBC TA 200 OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA

Estrutura de relatrio financeiro aplicvel a estrutura de relatrio financeiro adotada pela administrao e, quando apropriado, pelos responsveis pela governana na elaborao das demonstraes contbeis, que aceitvel em vista da natureza da entidade e do objetivo das demonstraes contbeis ou que seja exigida por lei ou regulamento.
Risco de auditoria o risco de que o auditor expresse uma opinio de auditoria inadequada quando as demonstraes contbeis contiverem distoro relevante. Evidncias de auditoria so as informaes utilizadas pelo auditor para fundamentar suas concluses em que se baseia a sua opinio.

NBC TA 200 OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA

Risco de distoro relevante o risco de que as demonstraes contbeis contenham distoro relevante antes da auditoria.
Risco de deteco o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nvel aceitavelmente baixo no detectem uma distoro existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distores;

NBC TA 200 OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA

Julgamento profissional a aplicao do treinamento, conhecimento e experincia relevantes, dentro do contexto fornecido pelas normas de auditoria, contbeis e ticas, na tomada de decises informadas a respeito dos cursos de ao apropriados nas circunstncias do trabalho de auditoria.
Ceticismo profissional a postura que inclui uma mente questionadora e alerta para condies que possam indicar possvel distoro devido a erro ou fraude e uma avaliao crtica das evidncias de auditoria.

Assegurao razovel , no contexto da auditoria de demonstraes contbeis, um nvel alto, mas no absoluto, de segurana

NBC TA 200 OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA

Objetivos gerais do auditor 11. Ao conduzir a auditoria de demonstraes contbeis, os objetivos gerais do auditor so: a) obter segurana razovel, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinio sobre se as demonstraes contbeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatrio financeiro aplicvel; e (b)apresentar relatrio sobre as demonstraes contbeis e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs, em conformidade com as constataes do auditor.

NBC TA 200 OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA

Em todos os casos em que no for possvel obter segurana razovel e a opinio com ressalva no relatrio do auditor for insuficiente nas circunstncias para atender aos usurios previstos das demonstraes contbeis, as NBC TAs requerem que o auditor se abstenha de emitir sua opinio ou renuncie ao trabalho, quando a renncia for possvel de acordo com lei ou regulamentao aplicvel.

NBC TA 200 OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA

Como base para a opinio do auditor, as NBC TAs exigem que ele obtenha segurana razovel;

O conceito de materialidade aplicado pelo auditor no planejamento e na execuo da auditoria;


A forma da opinio expressa pelo auditor depende da estrutura de relatrio financeiro aplicvel e de lei ou regulamento aplicveis ; O auditor tambm pode ter outras responsabilidades de comunicao e de relatrio, perante os usurios, a administrao, os responsveis pela governana ou partes fora da entidade

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC TA 315 IDENTIFICAO E AVALIAO DOS RISCOS DE DISTORO RELEVANTE POR MEIO DO ENTENDIMENTO DA ENTIDADE E DO SEU AMBIENTE

Esta Norma trata da responsabilidade do auditor na identificao e avaliao dos riscos de distoro relevante nas demonstraes contbeis por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente, inclusive do controle interno da entidade.

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC TA 315 IDENTIFICAO E AVALIAO DOS RISCOS DE DISTORO RELEVANTE POR MEIO DO ENTENDIMENTO DA ENTIDADE E DO SEU AMBIENTE

Afirmaes so declaraes da administrao, explcitas ou no, que esto incorporadas s demonstraes contbeis, utilizadas pelo auditor para considerar os diferentes tipos de distores potenciais que possam ocorrer.

Risco de negcio o risco que resulta de condies, eventos, circunstncias, aes ou falta de aes significativas que possam afetar adversamente a capacidade da entidade de alcanar seus objetivos e executar suas estratgias, ou do estabelecimento de objetivos ou estratgias inadequadas.

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC TA 315 IDENTIFICAO E AVALIAO DOS RISCOS DE DISTORO RELEVANTE POR MEIO DO ENTENDIMENTO DA ENTIDADE E DO SEU AMBIENTE

Procedimentos de avaliao de riscos so os procedimentos de auditoria aplicados para a obteno do entendimento da entidade e do seu ambiente, incluindo o controle interno da entidade, para a identificao e avaliao dos riscos de distoro relevantes, independentemente se causada por fraude ou por erro, nas demonstraes contbeis e nas afirmaes. Risco significativo o risco de distoro relevante identificado e avaliado que, no julgamento do auditor, requer considerao especial na auditoria

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC TA 315 IDENTIFICAO E AVALIAO DOS RISCOS DE DISTORO RELEVANTE POR MEIO DO ENTENDIMENTO DA ENTIDADE E DO SEU AMBIENTE

Os procedimentos de avaliao de riscos incluem o seguinte: (a) indagaes administrao e a outros na entidade que, no julgamento do auditor, possam ter informaes com probabilidade de auxiliar na identificao de riscos de distoro relevante devido a fraude ou erro; (b) procedimentos analticos; (c) observao e inspeo.

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC TA 315 IDENTIFICAO E AVALIAO DOS RISCOS DE DISTORO RELEVANTE POR MEIO DO ENTENDIMENTO DA ENTIDADE E DO SEU AMBIENTE

O auditor deve considerar se as informaes obtidas no processo de aceitao ou continuao do cliente so relevantes para a identificao de riscos de distoro relevante.

Se o scio do trabalho executou outros trabalhos para a entidade, o scio do trabalho deve considerar se a informao obtida relevante para a identificao de riscos de erro relevante.
Quando o auditor pretende usar as informaes obtidas em sua experincia prvia junto entidade e em procedimentos de auditoria executados em auditorias anteriores, o auditor deve determinar se as mudanas que ocorreram desde a auditoria anterior podem afetar a sua relevncia para a auditoria corrente

Vous aimerez peut-être aussi