Vous êtes sur la page 1sur 29

Teorias

Liberdade e determinismo so compatveis? No

Ser o determinismo verdadeiro? Sim

Ser que temos livre-arbtrio?

Determinismo Radical

No

Libertismo Determinismo Moderado

No Sim

No Sim

Sim Sim

POSIO COMPATIBILISTA: O determinismo verdadeiro e existem aces livres.

POSIES COMPATIBILISTAS

DETERMINISMO MODERADO
Posio compatibilsta: O determinismo moderado defende que as nossas aces se encontram causalmente determinadas e so simultaneamente livres e o agente responsvel por elas.

Para os deterministas moderados o que caracteriza uma aco livre no a ausncia de causas anteriores deciso do agente, mas sim a ausncia de coaces imediatas (constrangimentos) que o impeam de fazer o que deseja ou que o obriguem a fazer o que no deseja.

POSIES INCOMPATIBILISTAS: Se o determinismo verdadeiro, ento no h aces livres.

POSIES INCOMPATIBILISTAS

DETERMINISMO RADICAL
O determinismo radical defende no h livre-arbtrio, isto , que as nossas aces se encontram determinadas por acontecimentos anteriores. CONCLUSO: as nossas aces no so livres; se as nossas aces no so livres, ento no somos responsveis por elas.

ARGUMENTO DOS DETERMINISTAS RADICAIS


1. Se o determinismo verdadeiro, ento no h livre-arbtrio 2. O determinismo verdadeiro 3. Logo, no h livrearbtrio

Explicao do Argumento

O determinista radical pensa que tudo o que acontece o efeito ou o resultado de um acontecimento anterior. Ora a causa de uma aco, tal como acontece com os acontecimentos naturais, est fora do controlo do agente.

Explicao do Argumento

Consequentemente se no existe livre-arbtrio (possibilidade de escolha), no pode haver responsabilidade moral por parte de quem praticou a aco.

INDETERMINISMO
O indeterminismo defende que algumas das nossas aces no se encontram causalmente determinadas e que so livres. Ora, se algumas das nossas aces no se encontram causalmente determinadas, ento as aces so realizadas de por mero acaso.

Concluso: 1. No existe nada que determine a minha aco; 2. No somos responsveis.

ARGUMENTO
1. Se o determinismo for falso, ento o mundo indeterminista 2. O determinismo falso 3. Logo, o mundo indeterminista

Libertismo
O libertismo defende que as nossas aces so o resultado de escolhas racionais e responsveis por parte do agente. Concluso: H livre-arbtrio (agimos de forma livre) e responsabilidade; Nem todas as aces esto determinadas.

ARGUMENTO
1. Se temos livre-arbtrio, ento o determinismo falso 2. Temos livre-arbtrio 3. Logo, o determinismo falso

Explicao do Argumento
Para o libertista, somos ns que determinamos as nossas aces, ou seja, as nossas aces so determinadas por um conjunto de causas que ocorrem na nossa mente.

Questo: Como temos conhecimento desse facto?

1. O argumento da responsabilidade: 2. O argumento da experincia: Sabemos que s aces de(temos livre-arbtrio) Ao reagirmos somos livres outros indivduos, porque cada um de osns como autores no conseguimos deixar de ver apercebe-se imediatamente de ser livre cadaConsideramo-los vez que faz uma das suas aces. escolha consciente. as suas aces objecto de responsveis, sendo censura ou admirao.

Objeces ao determinismo moderado


1. No se percebe como que o determinista moderado pode conciliar simultaneamente a determinao causal das nossas aces com a liberdade.

Se as nossas aces se encontram causalmente determinadas, como podemos afirmar que agimos livremente?

2. Se as aces depor determinado indivduo so previsveis, 3. No explica um que que ser constrangido por ser que esse indivduo pode ser responsabilizado pelas aces acontecimentos anteriores um acto livre e ser constrangido realizadas? j no um acto livre. por algum

4. O Determinismo Moderado ao restringir o livre-arbtrio ausncia de coaces empobrece esse conceito e s nessa medida parece torn-lo compatvel com o determinismo. Mas essa compatibilizao insatisfatria, na medida em que o livre-arbtrio, se existir, muito mais do que aquilo que o determinismo moderado afirma que .

Objeces ao indeterminismo
1. O indeterminismo torna o mundo irracional e a cincia impossvel. contrrio razo afirmar que as coisas acontecem aleatoriamente, sem uma causa.

Objeces ao indeterminismo
2. O indeterminismo rouba a responsabilidade moral dos seres humanos, j que estes no so a causa das aces. Se no so responsveis, por que deveriam ser culpados, no caso dessas aces serem reprovveis moralmente?

Objeces ao determinismo radical


1. Se o determinismo radical verdadeiro, os sentimentos de responsabilidade moral e de arrependimento ou remorso parecem perder o sentido.

Se no somos livres para escolher as aces, como poderemos ser responsveis por elas?

Objeces ao libertismo
1. Como que uma aco pode ser realmente livre (no determinada por acontecimentos anteriores) e no aleatria?

Objeces ao libertismo
2. Segundo os libertistas, a experincia do livre-arbtrio ocorre quando fazemos escolhas, como por exemplo quando escolhemos entre estudar ou no estudar para um exame. Ora o facto de escolhermos estudar para um exame significa que temos interesse no que estvamos a fazer e que naquela situao no nos era dado outra escolha. Se no estudssemos, ento no passaramos de ano.

Questes?

Vous aimerez peut-être aussi