Vous êtes sur la page 1sur 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP CENTRO DE EDUCAO A DISTNCIA TECNOLOGIAS APLICADAS EDUCAO PROF LUCIANA HADDAD FERREIRA

A IMPORTNCIA DA TECNOLOGIA NA EDUCAO

CLEONICE COELHO PEREIRA DE ALBUQUERQUE 383515 KATIA RAMONA FERNANDES VIEIRA DA CUNHA 385426 MAURA MENEZES AZEVEDO NETA 385794 PATRCIA SANTANA VILELA 380670 RENATA MARIA DA SILVA TEIXEIRA 380977 SUELI DE MELO SILVA 386383

Neste trabalho vamos entender a importncia da incluso da tecnologia como mtodo de ensino, facilitando o aprendizado dos alunos e diversificando o modo de ensino.

Segundo o Prof. Sergio Amaral, em sua entrevista a TV Dante, a formao, informao e valorizao so condies necessrias para o desenvolvimento das perspectivas relacionadas ao desempenho do profissional da rea de educao, alm da elaborao de um plano pedaggico voltado a incluso dos recursos tecnolgicos ao ambiente escolar. Os recursos a serem utilizadas, suas dificuldades, suas necessidades, em sua viso, fazem parte da formao social-escolar. Recursos como as redes sociais, no espao escolar, que consiste em uma ferramenta de grande alcance, atravs delas pode-se realizar uma grande troca de informaes, os docentes e discentes podem de um modo atual ensinar e interagir, esclarecendo de modo no hostil, que esse recurso permitido ao lazer, mas fora do espao escolar, com isso ensinando direitos e obrigaes; TV digital, uma forma de comunicao totalmente diferente da televiso comum, sendo que a responsabilidade do professor na manuteno do interesse do aluno, em adquirir as informaes, dispondo de conhecimento, dedicao para oferecer o melhor aprendizado, alm de equipamentos de acesso tecnologia, os quais boa parte da sociedade tem acesso, sendo celulares, notebooks, tabletes e net books que acessam a internet com melhor qualidade, do que o meio fornecido hoje pela educao publica, salientando que esses equipamentos fazem parte das necessidades da sociedade. Hoje, esses recursos tecnolgicos, ainda no fazem parte do material escolar como o caderno e caneta. Cabe aos professores a orientao de modo que minimize o mximo as duvidas dos alunos, que esto no processo de formao de cidado. Para tanto precisamos qualificar nosso quadro docente, ai ento, conscientizar nossos futuros profissionais de se tornar cidado racional, e saber escolher sua profisso, seus governantes, ter um senso critico ativo, e no velado.

Aps a elaborao da Lei de n 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), com o intuito de tornar possvel a educao para todos , surgiu assim o mtodo de ensino EAD ( Educao Distancia ), tornando possvel o acesso a educao para todos, incluindo at mesmo pessoas com dificuldades de locomoo.
Porem, o profissional da educao deve estar bem capacitado e atualizado, para que ele possa saber trabalhar de maneira eficaz e sanando as duvidas dos alunos, utilizando a tecnologia em sala de aula de maneira correta dinmica. O professor pode utilizar a tecnologia de varias formas, dentro como fora das salas de aula, em sala ele pode utilizar a internet, data show, retro projetor dentre outros mecanismos, j fora da sala de aula, ele pode continuar auxiliando seus alunos com redes sociais tirando duvidas dos alunos, como orientar a fazer as atividades pedaggicas. Infelizmente ainda hoje nem todos os alunos tem acesso facilitado a este tipo de metodologia da educao, por isso que o professor deve saber utilizar estes instrumentos tanto em sala de aula como fora dela, para que no prejudique nenhum aluno e nem excluindo estes alunos mesmo que seja inconscientemente.

Aps pesquisar realizadas em escolas e faculdades, sobre o uso de tecnologias dentro e fora das salas de aula, podemos perceber em relatos de professores e alunos as dificuldades e vantagens com a implantao da tecnologia como material de trabalho na educao.

Foi realizado um questionrio com alunos e professores de uma escola municipal, em Campo Grande MS, sobre o uso da tecnologia nas escolas. Alguns professores admitiram uma pequena dificuldade em manusear o computados e em como agregar a tecnologia nas prticas pedaggicas, outros sentiram desde o inicio um grande aproveitamento em economia de tempo, agilidade e rendimento dos alunos, porem ambos gostaram da incorporao de uso de tecnologias como ferramenta pedaggica. J os alunos apoiaram a ideia, por serem da gerao Z considerada a gerao da internet, eles sentiram uma facilidade em utilizar as tecnologias como auxlio para estudar e realizar trabalhos na escola.

Uma parte importante da aprendizagem acontece quando conseguimos integrar todas as tecnologias,as telemticas ,as Audi visuais, as textuais, as orais, musicais, ludicas e corporais. Passamos muito rapidamente do livro para televiso e o vdeo e destes para o computador e a internet,sem aprender e explorar todas as possibilidades de cada meio. O professor tem um grande leque de opes metodologicas,de possibilidades de organizar sua comunicao com os alunos presencial e virtualmente de avali-los. Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as varias tecnologias e os muitos procedimentos tecnolgicos .

Mas tambm e importante que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicao udio visual/telemtica. No se trata de dar receitas, porque as situaes so muito diversificadas. importante que cada docente encontre sua maneira de sentir-se bem, comunicar-se bem ajudar os alunos a aprender melhor.

Referencias
Tecnologia na educao - Disponvel em: <http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/tecnologiana-educacao.htm> acesso em 20 Maio.2012 Desafio aos professores: Aliar tecnologia e educao Disponvel em: <http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/desafio-aos-professores-aliar-tecnologia-e-educacao> acesso em 20 Maio.2012 Novas tecnologias na educao Disponivel em: <http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_NgydZE3r5oc/S8huHWYzV0 I/AAAAAAAAAAc/ZgqNn9PoOnA/s1600/316.jpg&imgrefurl=http://novastecnologiasec21.blogsp ot.com/&usg=__R4treh64UK3PqKU-oRwdAbKeZPY=&h=480&w=640&sz=42&hl=ptBR&start=45&zoom=1&tbnid=KXv3roCPYQkUM:&tbnh=103&tbnw=137&ei=y3C5T5_QAsboggf31rCrCg&prev=/search%3Fq%3Dtecnologia% 2Bna%2Beduca%25C3%25A7%25C3%25A3o%26start%3D40%26um%3D1%26hl%3DptBR%26sa%3DN%26biw%3D1280%26bih%3D675%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1> acesso em 20 Maio.2012 Tv Dante Entrevista com o Prof. Srgio Ferreira do Amaral Disponivel em : <http:// lantec.fae.unicamp.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=16&itemid=19>. Acesso em 04 jun.2012 Entrevista efetuada com professores e alunos E.E. Riachuelo / E.M. Prof. Nelson de Souza Pinheiro Artigo Disponivel em : <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2263>. Acesso em 10 jun.2012

Vous aimerez peut-être aussi