Vous êtes sur la page 1sur 27

Ombro: Patologias e Incidncias Especiais

Tr. Davi Roedel davi.roedel@gmail.com

Anatomia:
O

ombro formado por trs ossos: a escpula (omoplata), o mero (osso do brao) e a clavcula.

Articulaes:

Alm

dos ossos e articulaes o ombro tambm constitudo de musculos, ligamentos e tendes.

Ombro uma estrutura extremamente complexa, superdesenvolvida, com um design que prov mxima mobilidade e amplitude de movimento. Quando voc percebe todos os movimentos capazes e posies que ns usamos nossas mos todos os dias, fcil de entender como dficil nossa vida com um ombro que no est funcionando bem ou doloroso

Patologias do Ombro:

Sndrome do Impacto - Bursite / Tendinite

. O termo bursite significa que a parte do ombro chamada bursa est inflamada. Tendinite quando um tendo fica inflamado. Muitos problemas diferentes podem causar a inflamao da bursa e dos tendes. Sndrome do impacto um desses problemas. Sndrome do impacto ocorre quando os tendes do manguito rotador e a bursa esfregam contra o teto do ombro, o acrmio.

Luxaes

Acromioclavicular e Glenoumeral:

Acromioclavicular

Glenoumeral

Capsulite

Adesiva Ombro Congelado:


No ombro congelado existe uma inflamao da cpsula articular que se "enruga, diminui de tamanho e fica mais rgida. Isto limita seriamente a capacidade do ombro se movimentar, e faz com que o ombro "congele" causando muita dor.

Tendinite

Calcarea (calcificada):

Ocorre quando existe a formao de depsitos de clcio nos tendes do ombro. Os tecidos ao redor do depsito de clcio podem se tornar inflamados causando dor no ombro.

Ruptura

do Manguito Rotador: O manguito rotador liga o mero escpula. O manguito rotador formado pelos tendes dos quatro msculos: o supra-

espinhal, infra-espinhal, redondo menor e subescapular.

Causas: degenerao, fora excessiva, variaes do acrmio e espores sseos.

Artrose

do Ombro (Osteoartrose):
o desgaste da articulao gleno-umeral. A causa desse desgaste pode ser congnita, sequela de um distrbio metablico, sequela de trauma, infeco, necrose avascular, doena inflamatria como a artrite reumatide.

Fraturas:

Clavcula

mero

Proximal

Escpula

Incidncias Especiais:
Rotinas:

AP rotao neutra, rotao externa e rotao interna. Rotina para Trauma: rotao neutra em AP perfil transtorcico (Mtodo de Lawrence) ou perfil escapular em Y.

Especiais:
AP

Rockwood

Utilizada para avaliao do esporo ntero-inferior do acrmio na sndrome do impacto. Raio central: 30 graus caudal.

Ombro

Zanca

Utlizada para o estudo especfico da articulao acrmio-clavicular Raio central: 20 graus ceflico

Ombro

Perfil Axilar Utilizada no estudo de luxaes de repetio no ombro e avaliao de fraturas. Pode ser feita com o paciente sentado, deitado ou em p. Raio central: 5 10 graus na direo do cotovelo, e o raio central direcionado na articulao do ombro.

Infero-superior (met. De Lawrence): Paciente em dec. dorsal, com suporte embaixo do ombro. Abduzir o brao 90 graus se possvel. Mo em rotao externa e rosto virado para o lado oposto. Raio central: 25 30 graus medialmente, projetado horizontalmente em relao axila e a cabea do mero.
Axilar

Ombro West Point: Paciente em dec. ventral, brao abduzido 90 graus e a mo pendendo para baixo. Ochassi colocado por cima do ombro e o RC entrando pela axila com 25 graus de abduo em relao ao paciente e inclinao caudal de 25 graus.

Perfil

da Escpula (Neer): Para classificao dos tipos de acrmio, fraturas do tubrculo menor, luxaes. Raio central: 15 20 graus caudal (Tnel), perpendicular para Y escapular.

Ombro

Oblquo-apical (Garth): Paciente oblquo 45 graus em relao estativa. Raio Central: 45 graus caudal.

Ombro

Striker:

O paciente coloca sua mo atrs da cabea,o cotovelo deve apontar para mpola e no para o lado. Raio Central: perpendicular

Ombro

Trasns-torcica: Paciente em posio lateral verdadeira,ou com leve rotao anterior, o ombro de interesse encostado no 0bucky e o outro brao elevado. Raio Central: perpendicular ao filme direcionado atravs do trax para o clo cirrgico.

Muito Obrigado!!
Parabns aos Tcnicos em Radiologia aos futuros tcnicos tambm!!

Tr. Davi Roedel davi.roedel@gmail.com

Vous aimerez peut-être aussi