Vous êtes sur la page 1sur 32

Entendendo o Ciclo de Krebs

Introduo
O ciclo de Krebs foi descoberto por Hans Krebs em 1937. tambm conhecido por: Ciclo do cido tricarboxilco; Ciclo do cido ctrico.

O propsito do ciclo de krebs e ligar as fases anaerbica e aerbica do metabolismo afim de maximizar a ressntese de ATP. Esta acompanhada pela oxidao de compostos orgnicos ricos em energia na matriz mitocondrial.

Os eltrons livres liberados em reaes de oxidao devem ser transferidos para uma molcula carreadora. Dentro das clulas, reaes de oxidao e reduo ocorrem sempre juntas. Ou seja, quando uma substncia oxidada a outra imediatamente reduzida.
Estas reaes so conhecidas como reaes de xidoreduo.

O que oxidao?
Oxidao a remoo de um ou mais eltrons de uma molcula, diminuindo a quantidade de energia da mesma.

A maioria das oxidaes biolgicas envolvem a perda de um tomo de hidrognio , reao conhecida como desidrogenao.

As enzimas que catalizam estas reaes so as desidrogenases

Reduo
Reao oposta a de oxidao, ou seja, a adio de eltrons a uma molcula. Quando uma molcula oxidada, os ons Hliberados no ficam livres na clula. Para que a energia liberada no seja prejudicial estes eltrons so imediatamente transferidos a coenzimas.

Coenzimas
Duas coenzimas so utilizadas para transferir eltrons no ciclo de krebs: Nicotinamida Adenina Dinucleotdio (NAD+); Flavina Adenina Dinucleotdio (FAD). NAD+ e FAD oxidam intermedirios do ciclo de krebs, e so subsequentemente reduzidos. As reaes so ento acopladas.

ATP
Em clulas humanas, a adenosina trifosfato (ATP) serve de fonte de energia para a maioria das reaes qumicas. Nossas clulas no conseguem estocar ATP, por isto as mesmas precisam ser ressintetizadas aps o uso. A ressntese de ATP acompanhada da transferncia de um grupo fosfato (Pi) para o ADP. Este processo denominado fosforilao.

Devido a carga negativa dos grupos fosfatos, suas ligaes so instveis e muito energticas.

A ressntese de ATP ocorre na membrana da mitocndria. A energia para a fosforilao do ADP gerada pela passagem de eltrons atravs da cadeia transportadora de eltrons.

Os eltrons so fornecidos para a cadeia de transporte de eltrons pelo NADH e FADH2 gerados no ciclo de krebs.

O objetivo ltimo do ciclo de krebs gerar coenzimas (NADH e FADH2) que transportam eltrons da matriz mitocondrial, onde o ciclo de krebs ocorre para a membrana mitocondrial.

Em sumrio, o ciclo de krebs uma srie de reaes que ocorrem na matriz mitocondrial. Estas reaes desempenham um papel essencial no metabolismo ao capturar a energia qumica do Acetil-CoA e fornecendo esta energia a cadeia de transporte de eltrons via coenzimas. Por sua vez, as coenzimas entregam a energia atravs da cadeia de transporte de eltrons para a ressintese de ATP.

Passo a passo do ciclo de krebs

O primeiro passo do ciclo de krebs envolve a introduo de 2 carbonos, vindos do acetil-CoA. Esta reao catalizada pela enzima citrato sintase.

O segundo passo uma reao de isomerao de citrato para isocitrato. A reao catalizada pela enzima aconitase
A transformao de isocitrato a -cetoglutarato gera NADH aps uma descarboxilao (retirada de carbono) oxidativa. O carbono liberado pela enzima isocitrato desidrogenase na forma de CO2.

Esta a segunda reao do ciclo a gerar NADH. Esta reao catalizada pelo complexo enzimtico -cetoglutarato desidrogenase.

O complexo requer 5 co-enzimas: tiamina pirofosfato, cido lipico, co-enzima A, FAD e NAD+.

As prximas reaes do ciclo transformam o Succinil-CoA (com 4 carbonos) a uma molcula com baixa energia, o oxaloacetato.

O primeiro passo para isto o uso da energia do succinil-CoA para a formao de guanosina trifosfato (GTP). GTP armazena tanta energia quanto o ATP podendo ser utilizado para a ressntese deste. GTP + ADP GDP + ATP

O FAD a enzima requerida para a primeira reao pois so agentes oxidantes mais poderosos do que o NAD+. Em outras palavras, o FAD mais capaz de remover eltrons do succinato do que o NAD+. A seguir, gua adicionada ao fumarato eliminando uma dupla ligao. Aps a transformao de malato em oxaloacetato que pode se unir ao acetil-CoA para formar a molcula de 6 carbonos, citrato, que reinicia o ciclo de Krebs.

Resumindo
O ciclo de Krebs gera: 2 CO2; 3 NADH; 1 FADH2; 1 GTP, que transformado em ATP.

Referncias
http://www2.ufp.pt/~pedros/bq/krebs.htm

Vous aimerez peut-être aussi