Vous êtes sur la page 1sur 34

Quem Nietzsche?

-Friedrich Wilhelm Nietzsche -Nascimento: 15 de outubro de 1844 em Rcken, localidade prxima a Leipzig. - Karl Ludwig, seu pai, pessoa culta e delicada, e seus dois avs eram pastores protestantes

- 1849: seu pai e seu irmo faleceram; por causa disso a me mudou-se com a famlia para Naumburg, onde Nietzsche cresceu, em companhia da me, duas tias e da av. - Criana feliz, aluno modelo, dcil e leal, seus colegas de escola o chamavam "pastorzinho - Com esses amigos criou uma pequena sociedade artstica e literria, para a qual comps melodias e escreveu seus primeiros versos.

- 1858: Obtm uma bolsa de estudos, ingressando no Colgio Real de Pforta. Influenciado por alguns filsofos e professores, Nietzsche progressivamente comea a afastar-se do cristianismo. Exmio aluno em grego e nos estudos bblicos alm do alemo e latim, dedicou-se leitura dos clssicos de Plato e squilo.

- 1864: Inicia a carreira acadmica na Universidade de Bonn, onde se dedicou aos estudos de filosofia e teologia, mas tarde acaba por abandonar a teologia.

-1864: Inicia a carreira acadmica na Universidade de Bonn, onde se dedicou aos estudos de filosofia e teologia, mas tarde acaba por abandonar a teologia.

- 1865: Transfere-se para a Universidade de Leipziz onde sob a influncia de um professor, passa a dedicar-se ao estudo da filologia clssica. Nesta poca entra em contato com as obras de Arthur Schopenhauer.

-1867: Incorporado ao servio militar sofre um acidente de montaria e dispensado, voltando a se dedicar aos estudos em Leipziz, onde consegue o cargo precoce de professor de Filologia Clssica na Universidade de Leipziz. Ainda em Leipziz, conhece Richard Wagner onde a notvel influncia deste homen o faz a dedicar-se a msica e poesia. Nesta mesma poca apaixona-se por Cosima, filha de Liszt que vem a ser a musa inspiradora de sua obra posterior a "Sonhada Ariane".

-1869: nomeado professor de Filologia Clssica na Universidade de Basilia, na Sua. Todas as manhs, de segunda a sbado, a partir das sete horas, dava cursos sobre squilo e sobre a poesia lrica grega. Para um pblico numeroso faz palestras Sobre a Personalidade de Homero, Scrates e a Tragdia e O Drama Musical Grego. Redige A Viso Dionisaca do Mundo, primeiro captulo de um ensaio que pretendia escrever sobre a Origem e Finalidade da Tragdia

-1870: Por Causa da guerra entre Alemanha e Frana convocado ao servio militar como enfermeiro, permanecendo por pouco tempo, pois adoece ao contrair difteria e dessinteria. Retorna a Basilia a fim de prosseguir em seus cursos.

- 1871: Acaba de redigir, O Nascimento da Tragdia no Esprito da Msica, publicado em janeiro de 1872.

-1872: Passa todo o ano imerso em ocupaes: prepara os cursos para a Universidade, escreve e, de quando em quando, compe. Redige, nessa poca, um pequeno ensaio sobre A Kusta de Homero e dedica-se ao estudo dos filsofos prsocrticos.

- 1873: Redige "A Filosofia na poca Trgica dos Gregos" e "Introduo Teortica sobre Verdade e Mentira no Sendito Extra-Moral". David Strauss, o devoto e o escritor. Primeiras crises de sade.

-1878: Publica Humano, demasiado Humano.


- 1879: Apresenta carta de demisso junto Universidade de Basilia, doente abraa uma vida errante.

- 1880: Nietzsche publica O Andarilho e sua sombra.


- 1881: Publica Aurora - pensamentos sobre os preconceitos morais. Comea a pensar na viso do eterno retorno. Durante o vero, teve a intuio de O Eterno Retorno, redigido logo aps.

-1882: Aparece Gaia Cincia. Em abril, conheceu em Roma uma jovem russa chamada Lou Salom. Sua presena de esprito e capacidade de escuta o atraram; seu ardor intelectual e desejo de vida o seduziram. Aos trinta e sete anos, apaixonou-se. Embora o pedido de casamento tivesse sido recusado, uma afetuosa amizade nasceu entre eles.
A famlia de Nietzsche interps-se: temia que uma ligao escandalosa viesse a macular sua reputao. Arrastado por sentimentos contraditrios, ele no sabia mais em quem confiar, rompendo com todos. Idias de suicdio o perseguiram; por trs vezes, chegou a tomar uma quantidade abusiva de narcticos. Retorna Itlia.

-1883/5: De volta Alemanha escreve: Assim falou Zaratustra: Um Livro Para Todos e Para Ningum. -1886: Surge Para Alm de Bem e Mal - preldio a uma filosofia do porvir. - 1887: Redige "O Niilismo Europeu" e publica Para a Genealogia da Moral . Instala-se em casa de sua me, em Naumburgo. Aps a morte dela a irm leva-o para sua residncia em Weimar e ali ficaram a viver os dois.

-1888: Escreve O Caso Wagner, Crepsculo dos dolos, O Anticristo, Ecce Homo e elabora Nietzsche contra Wagner e Ditirambos de Dioniso. Alguns de seus livros s foram editados depois de sua morte. Em vida financiou todas as suas obras. Neste perodo passa a escrever cartas estranhas aos amigos. At ento no havia sinal decisivo de loucura, tratava-se de uma doena orgnica do crebro com carter de paralisia, onde constatou-se a loucura psicolgica.

-1889: Em Turim, no auge da sua enfermidade, passa a assinar as suas cartas ora como Dionsio, ora como o crucificado. Sendo internado nesta poca, numa clnica psiquitrica em Basilia, com o diagnstico de paralisia progressiva, provavelmente de origem sifiltica. - 1900: Morre a 25 de agosto em Weimar, vitimado por uma pneumonia. A irm refere hora do seu passamento, precedido duma grande trovoada, o que a fez supor que ele patiria deste mundo entre relmpagos e troves. Assim partiu Zaratrusta. Nietzsche foi sepultado em Rchen.

Quais foram suas Obras Principais?


- A origem da tragdia (1871)
o primeiro livro de Nietzsche, um tanto potico, mais um estudo sobre a decadncia de um gnero teatral do que propriamente uma investigao histrica ou uma incurso mtica na esfera da vida sobrenatural. Este livro, em primeiro lugar, representa uma homenagem a Richard Wagner, uma interpretao dos seus dramas musicais como obras de arte totais que igualam as tragdias antigas.

- A Filosofia na Idade Trgica dos Gregos (1873) -Sobre a verdade e a mentira em sentido extramoral (1873) - Consideraes Intempestivas (1873 a 1876)

- Humano, Demasiado Humano, um Livro para Espritos Livres (1886) Este livro marcou o afastamento de Nietzsche em relao ao romantismo de Wagner e ao pessimismo de Schopenhauer. Neste livro aborda temas como metafsica, moral, religio, arte, literatura, amor, poltica e relaes sociais.

-Aurora, Reflexes sobre Preconceitos Morais (1881)

-A Gaia Cincia (1882) Nesta obra, Nietzsche discute arte, moral, o conceito da verdade, entre outros temas. O filsofo, tambm conhecido por seu texto nada rido, apresenta aqui ampla diversidade de estilos literrios como versos humorsticos, aforismos, parbolas, poemas em prosa e pequenos ensaios.

-Assim Falou Zaratustra, um Livro para Todos e para Ningum (1883 1885)

Zaratustra, na verdade uma anttese, um anti-profeta e um anti-mstico, que poderia tambm ser um anti-Cristo ou antiBuda, um inversor dos valores, um destruidor de dolos e um exaltador dos valores da vida, da existncia e da terra.
Alm de divulgar a morte de Deus, isto , o fim da noo judico-crista da divindade e crepsculo dos valores metafsicos e ticos que exaltam o alm-tmulo e a vida espiritual transcedente, Zaratustra anuncia o advento do superhomem, um paradigma de humanidade que extingue e supera o modelo da religio peidosa dos fracos e oprimidos. Nada tem a ver com o Zaratustra mtico e religioso dos antigos persas.

- Alm do Bem e do Mal, Preldio a uma Filosofia do Futuro (1886) - Genealogia da Moral, uma Polmica (1887) -O Crepsculo dos dolos, ou como Filosofar com o Martelo (1888)

-O Anticristo - Praga contra o Cristianismo (1888)

Escrito em 1888, ltimo ano antes de Friedrich Nietzsche perder a lucidez, este ensaio uma das mais afiadas anlises de que o cristianismo j foi objeto.

Dando continuidade ao exame sobre a moral praticado na maioria de seus livros, em O anticristo o autor firma sua posio sobre a doutrina religiosa.

Ele mostra como o cristianismo, ao qual chama de maldio, a vitria dos fracos, doentes e rancorosos sobre os fortes, orgulhosos e saudveis, persuadindo e induzindo a massa por meio de idias prfabricadas. A partir da comparao com outras religies, Nietzsche critica com veemncia a mudana de foco que o cristianismo opera, uma vez que o centro da vida passa a ser o alm e no o mundo presente. At mesmo Jesus Cristo e o apstolo Paulo so questionados, assim como grande parte de todos os dogmas cristos, em um grande exerccio filosfico.

-Ecce Homo, de como a gente se torna o que a gente (1888)

- Nietzsche contra Wagner (1888)

Quais foram as ideias principais de sua filosofia?


A principal contribuio filosfica de Nietzsche o conceito da vontade de potncia. Baseado nas ideias de Schopenhaeur e dos gregos antigos, ele concluiu que a humanidade impelida por um desejo de potncia que se modifica ao longo dos sculos. Nietzsche diz que o que a humanidade fazia antes por amor a Deus ela o faz agora por amor ao dinheiro.

- Para ele, o cristianismo foi uma perverso dessa vontade, j que suas ideias de humildade, amor fraterno e compaixo significam o oposto desse desejo. Ao aplicar a vontade de potncia na anlise da motivao humana, Nietzsche mostra que atos que parecem nobres ou louvveis no passam de atitudes decadentes ou doentias.

-Outro importante e famoso conceito desenvolvido por Nietzsche o do super-homem. Representado pela figura de Zaratustra, ele prega a destruio dos valores cristos.

Num mundo sem Deus, cada indivduo deve forjar seus prprios valores com total liberdade, j que seus atos no estaro sujeitos a qualquer sano divina ou de outra natureza. Segundo Nietzsche, o objetivo da humanidade no pode residir em seu fim, mas em seus espcimes mais elevados.

- Um pensamento desenvolvido por Nietzsche foi o do eterno retorno, que segundo ele seria a frmula para a grandeza de um ser humano. Para isso, deveramos agir como se a vida que vivemos continuasse a se repetir para sempre. Assim, cada momento ter de ser revivido repetidas vezes eternamente. Trata-se, na verdade, de uma exortao para que vivamos nossas vidas ao mximo.

- Mas, do ponto de vista filosfico ou moral, o eterno retorno torna-se sem sentido, uma vez que se tivermos lembranas dessas vidas recorrentes certamente faramos mudanas, e se no tivermos, elas so irrelevantes. A grande fora do conceito de eterno retorno mais potica do que filosfica.

-Por fim, um dos pensamentos mais polmicos, o da morte de Deus. A morte de Deus, para Nietzsche, representa o fim e o declnio da formulao do Deus que a metafsica clssica ocidental construiu: o de ser absoluto e supremo. -Quer dizer que a idia do Deus do cristianismo deveria morrer na conscincia do ser humano enquanto mantenedor do sistema tradicional de valores. Como resultado disso, algum deveria ocupar o seu lugar o prprio homem.

-No passado, o ser humano obedecia irrestritamente ao fars e no fars, da parte de Deus ou dos cdigos doutrinais rigidamente patrocinados e construdos pela religio burocratizada. Para Nietzsche, esse ditos e sentenas estavam com os dias contados. Uma nova ordem de valores estava para ser estabelecida. O homem no mais podia se inclinar aos mandamentos divinos.

- Mas deveria ele mesmo conduzir os seus prprios desgnios. Somente ele que poder fazer as suas escolhas. E, acima de tudo, optar por uma delas, sejam elas boas ou ms

A grande contribuio de Nietzsche reside na exaltao da vontade humana num sentido bem amplo, como oposio e superao de qualquer forma de determinismo, ambiental ou religioso.

Pesquisa da Web:

http://existencialismo.sites.uol.com.br/nietzsche.htm http://www.mundodosfilosofos.com.br/nietzsche.htm http://nietzschefilosofo.blogspot.com/2010/11/principais -obras-de-nietzsche.html http://pt.wikisource.org/wiki/Pensar_%C3%A9_preciso/V II/Existencialismo:_Kierkegaard,_Heidegger,_Sartre,_Scho penhauer,_Nietzsche

Grupo: Maria da Paz Roberta Avelar Stephanie Zuma Lacerda Vitor Bernardes Vitor Tefilo

Vous aimerez peut-être aussi