Vous êtes sur la page 1sur 19

Logstica Internacional

EMBALAGENS

Logstica Internacional

As funes e objetivos das embalagens variam de

acordo com o sistema logstico, pois a estrutura


logstica que determinar quais as funes que a

mesma dever cumprir. Poder em alguns casos


at mesmo ter uma funo comercial que possibilite auxiliar e at mesmo induzir o consumo do produto.

As funes das embalagens so:

Logstica Internacional

- Preservar a qualidade dos produtos - Proteger o produto - Integridade fsica no transporte

- Funo de marketing
- Auxiliar o consumo - Orientao tcnica do consumo - Otimizar a movimentao do material - Melhorar o controle e a armazenagem

Logstica Internacional

O material de embalagem mais vulgar o carto. Vejamos algumas recomendaes no que diz respeito s caixas de carto:

1. Resistncia. As embalagens de carto devem ser suficientemente fortes para aguentarem o empilhamento, suportando o peso dos paletes sobrepostos.
2. Peso. O peso ideal da caixa de carto (carregada) para ser paletizada de 1,5 Kg. Pesos superiores a 20 Kg no so recomendveis.

Logstica Internacional

3. Volume. difcil manusear caixas muito pequenas ou muito grandes.

4. Altura. Por questes de estabilidade, a altura no deve ser superior s medidas de comprimento e largura.

Existem alguns tipos de embalagem que no devem ser paletizados:

Logstica Internacional

1. Muito fracas; 2. Muito pesadas; 3. Demasiadamente cheias; 4. Volumes com formas no usuais;

5. Mal identificados;
6. Materiais que possam ser movimentados sem palete.

A embalagem para consumo aquela que possibilita o uso do produto, numa quantidade certa, econmica, sem desperdcio, perda ou sem causar danos ou prejuzo, no caso de produtos perigosos. Nos produtos de limpeza e higiene pessoal encontramos bons exemplos dessas funes. Os desodorantes em spray, cremes de barba, alguns remdios em recipientes plsticos, comida de micro-ondas, refrigerantes, so casos tpicos, s para citar alguns. Suas embalagens so confeccionadas de modo a serem facilitadoras de seu consumo.

Logstica Internacional

Logstica Internacional

A integrao da embalagem em toda cadeia um dos motivos de padronizao em pallets e outros tipos de recipiente agrupados, objetivando facilitar a movimentao e consequentemente a reduo do custo logstico, dentro da exigncias legais e de segurana. Para a exportao a embalagem torna-se mais importante O conhecimento do destino e suas respectivas normas , idiomas, quantidades de consumo e simbologia so primordiais na exportao e as embalagens devero corresponder s expectativas e normas dos pases importadores.

Logstica Internacional

Acompanhar o fluxo de material e verificar a situao da embalagem no destino final determinante para o xito das exportaes. A embalagem parte de um sistema logstico, e alm de sua funo bsica de minimizar danos e facilitar o transporte das mercadorias pode agregar valor mercadoria, pois para determinados produtos a embalagem torna-se o principal veculo de comunicao. Possveis danos a mercadoria ou uma embalagem com dimenses e desing mal formatado podero danificar a imagem e a confiabilidade do negcio, impedindo a continuidade nas relaes comerciais.

Logstica Internacional

Nessa complexa visualizao do ambiente externo que pressiona e interage com as embalagens, seguramente a mesma sofrer o impacto de necessidades diferentes. Condies de transporte e estocagem boas ou pssimas, exposio a pragas e oscilao de temperatura so variveis presentes na cadeia de abastecimento internacional.

Logstica Internacional

Acoplamento de vages no transporte ferrovirio, umidade no transporte martimo, movimentaes manuais para algumas mercadorias e empilhamento em armazns so alguns dos fatores ambientais que podem danificar e prejudicar o produto e a embalagem deve ser configurada para resistir e proteger o produto. Todo risco do sistema logstico, os aspectos fsico inerentes s movimentao das mercadorias devero ser verificados para garantir a continuidade do negcio.

Logstica Internacional

Embalagens Reciclveis: A reciclagem de embalagem tornou-se muito importante para a reduo de custos. A reciclagem alm de um compromisso com o meio ambiente tambm dever atender a legislaes ambientais cada vez mais rigorosas. A embalagem reciclvel boa mas a reutilizvel melhor ainda.

Logstica Internacional

Logstica Reversa ou Inversa - No mercado considerada como o caminho que a embalagem toma aps a entrega dos materiais, no sentido da reciclagem das mesmas. Nunca voltando para a origem. Muitos profissionais tambm utilizam esta expresso para considerar o caminho inverso feito para a entrega, voltando para a origem, s que agora somente com as embalagens. Neste caso, tratam-se de embalagens reutilizveis ou retornveis, que so mais caras e especficas / prprias para acondicionar determinados materiais. Ocorre muito no setor automotivo para o transporte, por exemplo de pra-choques, painis, etc.

Logstica Internacional

Quanto a natureza e de acordo com a sua finalidade a embalagem pode ser dividida: Embalagem de consumo; Embalagem de transporte; e Embalagem industrial.

Logstica Internacional

A partir da Segunda Guerra Mundial, os supermercados se instalaram nas grandes cidades, impulsionando inmeras inovaes na produo de embalagens. A partir da, a embalagem comeou a proteger a mercadoria no transporte e nasceu a funo de proteo. Assim, a embalagem tem de conter, proteger, distribuir, vender e promover.

Logstica Internacional

At a industrializao, o velho e bom saquinho de papel foi a principal embalagem dos produtos de consumo, que at ento, eram vendidos a granel.

Logstica Internacional

As embalagens podem ser divididas em :

Primria: a embalagem que est em contato com o produto, que o contm. Exemplo: vidro de pepino, caixa de leite, lata de leite condensado.

Secundria: aquele que protege a embalagem primria. Exemplo: o fundo de papelo, com unidades de caixa de leite envolvidas num plstico. geralmente a unidade de venda no varejo.

Logstica Internacional

Terciria: So as caixas, de madeira, papelo, plstico.

Quaternria: So embalagens que facilitam a movimentao e a armazenagem, qualquer tipo de contenedor. Exemplo: Continer
Embalagem de Quinto nvel: a embalagem conteinerizada, ou embalagens especiais para envio a longa distncia.

Logstica Internacional

EXERCICIO
FAA UM RESUMO

SOBRE EMBALAGENS

Vous aimerez peut-être aussi