Vous êtes sur la page 1sur 51

Tratamento Endodntico em dentes decduos

Tratamento Endodntico em dentes decduos


Grupo: Anna Luiza da Silva Rocha Clarissa Moraes Gomes Lvia Faleiro da Silva Raquel Land da Silva Rose Gameiro Vaz

Importncia do dente decduo


Dentre os aspectos biolgicos do tratamento em odontopediatria, a manuteno dos dentes decduos no arco at a poca de sua esfoliao fisiolgica um dos escopos da especialidade, visto ser esse dente a base fundamental para que a correta ocluso da dentio permanente tenha xito.

Exame clnico e diagnstico


O mais importante e tambm mais difcil aspecto do tratamento pulpar estabelecer o grau de sade da polpa, seu estgio de inflamao ou necrose em que se encontra. Determinando assim a melhor forma de tratamento:

Tratamento:
Sinais Sintomas Exame radiogrfico Teste frio e quente Exame clnico Tecidos de suporte Cavidade cavitria

Exame clnico e diagnstico

Capeamentos Pulpares
Capeamento pulpar direto: Na maioria dos casos contra-indicado em decduos. A no ser em condies especialssimas:

Capeamentos Pulpares
Em molares de crianas com menos de 4 anos de idade Se no houver contaminao pela saliva Exposio pequena Tecido cariado totalmente removido

Capeamentos Pulpares
A tcnica de trabalho requer o uso de dique de borracha para isolamento absoluto. O capeamento pode ser feito com OZE ou hidrxido de clcio. Em qualquer dos casos, h grande interesse que a restaurao seja feita o mais rpido possvel, para no haver perda do agente capeador.

Capeamento pulpar indireto


Ocorre em casos de dentes com cries profundas, em que a continuidade da remoo do tecido cariado pode expor a polpa. Deve-se suspender a curetagem e colocar um curativo sobre a dentina remanescente. Este pode ser OZE ou hidrxido de clcio. Tanto o capeamento direto como o indireto requerem acompanhamento do caso, devendo-se fazer exames clnicos e radiogrficos de controle a cada 3 meses para avaliar o sucesso.

Anatomia dos dentes decduos


A camada de esmalte, e a dentina do dente decduo, mais delgada e menos calcificada que a do permanente. Proporcionalmente, o volume pulpar do decduo maior, consequentemente, na evoluo do processo carioso a possibilidade de exposio pulpar maior.

Anatomia dos dentes decduos


A topografia da cmara pulpar do decduo, a curvatura das razes ( em especial os molares), e a rizlese, que nem sempre ocorre de forma homognea, dificultam a manipulao e obturao do canal. O assoalho da cmara pulpar dos dentes decduos, apresenta anatomia irregular, que associada rizlese favorece a sua trepanao por instrumentos endodnticos.

Anatomia dos dentes decduos

Anatomia dos dentes decduos


A regio anatomica de maior relevancia no tratamento pulpar de dentes decduos a da bifurcao, correspondendo regio da bi ou trifurcao radicular cerca de 4mm em direo s razes.

Pulpotomias
Tcnica de remoo da polpa coronria seguida do uso de medicamentos que procuram manter a polpa radicular em condies de sade, permitindo que o ciclo biolgico de reabsoro radicular se processe naturalmente.

Pulpotomias
Indica-se pulpotomia para dentes decduos com vitalidade pulpar e que no possuam mais de dois teros de reabsoro radicular, nem leso na bi ou trifurcao dos molares. Tambm, no indicamos esta conduta para dentes to destrudos, que seria impossvel a sua reconstruo aps o tratamento endodntico.

Pulpotomia com a pasta GuedesPinto


( iodofrmio, paramonoclorfenol canforado, rifocort) Atualmente, estamos desenvolvendo pesquisas utilizando nas pulpotomias, portanto polpa viva, a pasta composta de iodofrmio, rifocort e paramonoclorofenol canforado, em partes iguais, a mesma pasta usada para o tratamento de decduos com polpa mortificada.

Pulpotomia com a pasta GuedesPinto


Os resultados obtidos podem ser considerados maravilhosos quando comparados aos do formocresol Comparando com o formocresol, a polpa que recebeu essa pasta mostrava j caractersticas de normalidade, bem diferentes daquelas que receberam formocresol.

Pulpotomia com a pasta GuedesPinto


Quanto aos resultados obtidos com o uso da pasta, o comportamento dos tecidos de suporte e do osso mostravam respostas de reparo imediato.

Pulpotomia com a pasta GuedesPinto

Tcnica de trabalho
Anestesia e isolamento absoluto com dique de borracha so condutas necessrias para o bom xito da tcnica, a seguir, removemos o tecido cariado com brocas, expomos a polpa na sua poro superior( a oclusal do dente), removemos a polpa com curetas ( pulpotomia) e aplicamos sobre ela um penso de algodo com formocresol.

Tcnica de trabalho
Esperamos por 3 a 5 minutos. Retiramos o penso de algodo e sobre a polpa radicular colocamos uma base de xido de zinco e eugenol. A seguir selamos o dente.

.TCNICA DE TRABALHO
.

Tcnica de trabalho
A frmula do formocresol que atualmente estamos empregando : Formaldedo 19% Cresol35% Glicerina15% gua destilada- q.s.p- 100cc

Ao do formocresol sobre a polpa


Pesquisas verificaram que, microscopicamente, as respostas pulpares de dentes decduos tratados com formocresol mostravam a primeira camada, logo abaixo do medicamento, de tecido necrtico, fixado e acidfilo ( fixao), a camada seguinte, corada palidamente (atrofiada) e uma camada de concentrao de clulas inflamatrias e, finalmente uma quarta camada de tecido normal. O ndice de sucesso da tcnica do formocresol, de acordo com a maioria dos autores alta.

Pulpotomia com formocresol diludo 1,5


A ao do formocresol em sua frmula clssica, provoca reao enrgica sobre a polpa, causando em algumas oportunidades, necroses e fracasso posterior com essa tcnica.

Pulpotomia com formocresol diludo 1,5


A soluo do formocresol diludo: 3 partes de glicerina e uma de gua. Pesquisa clnica com formocresol diludo, com acompanhamento clnico e radiogrfico por 18 meses, em 36 anos obtiveram 96% de xito.

Pulpotomia com hidrxido de clcio


O uso do hidrxido de clcio como material capeador da poro radicular aps a pulpotomia, demonstra mais eficincia em dentes permanentes do que em dentes decduos.

Pulpotomia com hidrxido de clcio


Na realidade, so poucos os clnicos que indicam e usam o hidrxido de clcio em pulpotomias de dentes decduos, pelo fato de acreditarem que o mesmo causou leses provocadas pela alcalinidade do meio bucal ( PH= 12), foi observado necrose por coagulao, provocando irritao na polpa subjacente, essa ponte responde formando tecido ( ponte calcificada).

Pulpotomias com o uso do glutaraldedo


Em odontologia, a proposta de seu uso visa fixar o tecido pulpar. Seu efeito de fixao superficial. Existem controvrsias quanto concentrao e ao tempo de permanncia desse medicamento sobre a polpa. Alguns acreditam que a concentrao deva ser a 5%, enquanto outros, 2%.Quanto ao tempo, parece ser conveniente mant-lo por 5 minutos sobre a polpa.

Pulpotomias com o uso do glutaraldedo


Outro fator de discusso o pH da soluo. Quanto a tcnica de trabalho

Pulpotomias com o uso do glutaraldedo


Seguem-se os passos tradicionais, provocando-se pulpotomia seguida de hemostasia e colocao do glutaraldedo no penso de algodo por 5 minutos sobre o remanescente pulpar. A seguir,removese o penso e sela-se o dente com xido de zinco e eugenol.

Pulpectomia em dentes decduos


Em vrias ocasies, somos obrigados a lanar mo da pulpectomia em dentes decduos. A tcnica de pulpectomia , em tudo, semelhante ao tratamento de canal de dentes permanentes, utilizando-se de instrumentao e medicamento adequado, seguindo-se da obturao do canal com a pasta de iodofrmio, paramonoclorofenol canforado e rifocort, j mencionada.

Tratamento de dentes com polpa mortificada.


O tratamento endodntico de dentes decduos com mortificao pulpar, ao longo dos anos e mesmo nos dias atuais, tem-se baseado quase que exclusivamente na ao dos medicamentos intracanais, com o objetivo de promover a desinfeco desejada dos dentes.

Tcnica de tratamento
1- Anestesia; 2- Isolamento absoluto; 3- abertura de cmara coronria; 4- esvaziamento do contedo necrtico da cmara coronria; 5- irrigao farta com tergentol-furacin.

Tcnica de tratamento
Aps a localizao dos condutos, levamse a cmara coronria o Endo- PTC, logo inicia-se o preparo dos canais com limas tipo Kerr em srie brevemente organizada. A qualquer fase do tratamento, quando se perceber a diminuio de efervescncia, colocam-se mais Endo-PTC.

Tcnica de tratamento
Isto posto, passa-se irrigao final com detergente, tomando-se o cuidado de levar a soluo na poro mais apical dos canais. Depois coloca-se cones de papel absorvente, feita a secagem, obtura-se o canal com uma pasta constituda de partes iguais de iodofrmio, paramonoclorfenol canforado e rifocort.

Tcnica de tratamento
Finalizando, coloca-se na cmara coronria, uma base de guta-percha delgada, e a seguir, preenchemos a cavidade com cimento apropriado.

MEDICAMENTOS UTILIZADOS
lcalis: normalmente so utilizadas solues bsicas , fracas por serem menos irritantes. LQUIDO DE DAKIN: soluo de hipoclorito de sdio 0,5%, tamponado com bicarbonato sdio Detergentes: portadores das propriedades de umectao, absoro e emulso. So aliados importantes na limpeza dos canais radiculares

MEDICAMENTOS UTILIZADOS
Associao de frmacos: Uso do Endo PTC durante o preparo qumico-mecnico do canal radicular tem demonstrado ser uma medicao satisfatria, com qualidades de limpeza , anti-sepsia e ser pouco irritante aos tecidos vivos. Estas qualidades so calcadas nas propriedades de seus componentes: PERXIDO DE URIA , TWEEN E CARBOWAX

AO DOS MEDICAMENTOS NA INSTRUMENTAO

Endo- PTC associado ao lquido de Dakin Endo-PTC Carbowax Irrigao final com tergentol-furacin

TCNICA
1) Anestesia. 2) Isolamento absoluto. 3) Abertura da cmara coronria com broca tronco- cnica invertida ou esfrica com movimentos de dentro para fora. 4) Esvaziamento da cmara coronria de irrigao com tergentol-furacin. 5) Localizao dos canais radiculares.

.
.

TCNICA
6) Levar a cmara coronria o ENDO-PTC que deve ser ativado pelo lquido de Dakin. 7)Instrumentao com limas tipo KERR,de dimetro proporcional ao canal. 8)Quando se perceber a efervescncia, colocar mais gotas do lquido de Dakin. 9)A irrigao final feita com tergentolfuracin, o lquido deve ser levado poro mais apical dos canais.

TCNICA
10) A secagem dos canais feita por suco atravs do sugador. 11)Aps a secagem,obtura-se o canal com pasta constituda por partes iguais de:
IODOFRMIO, PARAMONOCLOROFENOL CANFORADO. 12)Colocar na cmara coronria uma base de guta percha, a seguir, selar e obturar o dente.

PS-OPERATRIO
Ps-operatrio clnico excelente Sem manifestao Deve-se fazer acompanhamento radiogrfico at a completa regresso da leso

CONTRA-INDICAO
Crianas com pouca sade e baixa resistncia infeco Grande reabsoro radicular, tudo indicando que o dente ser substitudo pelo permanente dentro de 6 meses, no mximo Grande destruio coronria Cries extensas que tenham atingido a raz

Consideraes a respeito da pasta de obturao


Considera-se inicialmente que a pasta possui tima propriedade anti-sptica graas a presena do paramonoclorofenol canforado, do iodofrmio e do antibitico de superfcie, rifamicina, contido no rifocort. Acrescenta-se, ao mencionado a boa tolerncia tecidual pasta junto aos tecidos periapicais, devido ao propilenoglicol ( veculo da pomada rifocort) que possui efeito bastante precioso de proteo tecidual, diminuindo a atividade irritante das drogas anti-spticas.

Consideraes a respeito da pasta de obturao


A presena de corticosteride no material obturador diminui a intensidade da resposta inflamatria posterior ao tratamento endodntico, o que elimina a presena de dor ps-operatria; lembrando que a pasta perfeitamente reabsorvvel, no atrapalhando o processo de rizlise do dente decduo e a erupo do permanente.

FIM

Bibliografia
Odontopediatria Mc Donald, Ralph E. & Avery, David R. 7 edio. Manual de Odontopediatria Issao, Myaki & Pinto, Antonio Carlos Guedes- 5 edio. Odontopediatria Carlos, Antnio & Pinto, Guedes- 7 edio

Vous aimerez peut-être aussi