Vous êtes sur la page 1sur 56

A QUMICA E A

CONSERVAO DOS DENTES

Keoma bezerra Maria Eduarda Quintino de Morais Curso de Qumica 2 semestres Instituto Federal De Mato Grosso do Sul IFMS Prof Hygor Oliveira Qumica Geral 2

ROTEIRO

Arcada dentaria;

Primeiros instrumentos;
Qumica dos dentes;

Alimentao e as cries dentarias;


Efeito dos dentifrcios sobre os dentes; Preveno de caries; Amlgamas e polmeros; Curiosidades;

ARCADA

DENTARIA

Dentes
So rgos duros de estrutura calcaria, inseridos nas arcadas alveolares dos maxilares e da mandbula. Cada dente possui 3 partes: coroa, raiz e colo. So em n. de 32: 8 incisivos, 4 caninos, 8 pr-molares e 12 molares.

Funo Sendo que os dentes incisivos cortam, os caninos rasgam, e os pr-molares e molares trituram.

QUMICA

DOS DENTES

Em se tratando da composio dos dentes, o mineral hidroxiapatita o principal constituinte. frmula Ca5(PO4)3OH. A hidroxiapatita parcialmente solvel em solues cidas, o que pode levar deteriorao dos dentes. O carboidrato-protena chamado Mucina forma uma pelcula sobre os dentes: o Biofilme (placa). O importante que esta placa seja removida pela escovao, porque ela retm as partculas de alimentos causando a deteriorao dos dentes.

PRIMEIROS
o

TCNICAS E INSTRUMENTOS

A preocupao com os cuidados com os dentes existe a desde as mais antigas civilizaes, exemplo :gregos, romanos, rabes, maias e chineses. Celso (25 AC - 50 DC), que viveu em Roma, recomendava a extrao de dentes de leite para facilitar a erupo do dente permanente no lugar certo na arcada dentria. Inicialmente as atividades relacionas ao tratamento dentrio era realizadas por pessoas no qualificadas. J No sculo ll da nossa era, era realizada por profissionais ligados a medicina. Primeira escola de odontologia fio criada nos EUA em 1840.

O primeiro creme dental surgiu no Egito h cerca de quatro mil anos.

Era usada mistura abrasiva de pedra-pomes pulverizada e vinagre para a limpeza dos dentes.

Meados do sculo I da nossa era, os romanos acrescentaram outros ingredientes a essa pasta.

O primeiro dentifrcio comercial foi desenvolvido em 1850, nos Estados Unidos. Pelo Dr. Washington Wentworth Sheffield

Um aumento da comercializao das pastas de dente ocorreu quando elas comearam a ser embaladas em tubos metlicos flexveis.

O primeiro instrumento identificado como uma escova de dentes no passava de um pequeno graveto.

No final do sculo 15, os chineses criaram a primeira escova com aparncia semelhante que temos hoje.

A escova com cerdas de nilon, como as que usamos, foi criada em 1938, nos Estados Unidos.

ALIMENTAO

E CRIES DENTARIAS

Na nossa boca existem milhares de microrganismos. Por causa de sua temperatura amena e constante de 36 C, de sua umidade permanente e pelo fluxo de nutrientes (alimentos) durante alguns perodos do dia, a boca pode ser considerada como um ambiente ideal para a proliferao de microrganismos Qual a relao entre estes microrganismos, como por exemplo, as bactrias e as cries dentrias?

A teoria que relaciona o aparecimento de cries com o desenvolvimento de colnias de bactrias na boca foi formulada, em 1890, por um cientista americano chamado W.D. Miller.

A partir das observaes, Miller formulou a hiptese de que a crie resultava da produo de cidos orgnicos pelas bactrias orais a partir de um alimento fermentvel, como, por exemplo, o po.

As bactrias vo lentamente formando um biofilme que se deposita sobre a superfcie do dente. Alimentando-se do acar contido nos alimentos, as bactrias vo se multiplicando rapidamente, dando origem ao que se denomina placa bacteriana.

O acar, ao ser metabolizado pelas bactrias, transformado em cidos orgnicos. Um deles o cido ltico.

Os cidos produzidos na fermentao do acar pelas bactrias so os responsveis pelas cries.

O esmalte do dente constitudo de um material muito pouco solvel em gua e cujo principal componente a hidroxiapatita.

Em um processo chamado desmineralizao, uma quantidade muito pequena de hidroxiapatita pode se dissolver, em processo descrito pela equao:

Ca5(PO4)3OH(s) + H2O(l) (aq) + OH(aq)

5Ca2+(aq) + 3PO4 3

A mineralizao e a desmineralizao podem acontecer com rapidez diferentes. Durante a formao do dente (dentro do osso), ocorre somente a mineralizao.

Quando o dente exposto ao meio bucal, a desmineralizao passa a ocorrer.

Em crianas ou em adultos, se a concentrao de cidos torna-se muito elevada em um determinado ponto sobre a superfcie do esmalte, a rapidez da desmineralizao pode ser maior que a da mineralizao, conduzindo formao de uma crie dentria.

. O pH normal da boca em torno de 6,8. A desmineralizao torna-se predominante quando o pH est abaixo de 5,5.

Existem fatores que agravam ainda mais o problema, como a doena bulimia , que faz com que o cido clordrico existente no estmago eliminado junto com o vmito reduza ainda mais o pH, chegando a 1,5.

Outro agravante para a sade bucal o hbito de fumar.

OS EFEITO DOS DENTIFRCIOS SOBRE OS


DENTES

A funo do dentifrcio auxiliar na limpeza de superfcies acessveis dos dentes, retirando manchas e detritos e dificultando a formao da placa bacteriana.

A composio tpica dos dentifrcios ilustrada a seguir


Componentes %

Abrasivos
Solvente(gua) Umectante Espumante Aglutinante Corante e edulcorante Agente teraputico

20-55
15-25 20-35 1-2 1-3 1-2 0-1

Do ponto de vista da funo do dentifrcio, os abrasivos so os ingredientes mais importantes, por serem essenciais para a limpeza adequada.

Os abrasivos mais comumente usados so: monoidrogenofosfato de clcio (CaHPO4), carbonato de clcio (CaCO3), pirofosfato de clcio (Ca2P2O7), dixido de silcio (SiO2), xido de magnsio (MgO), metafosfato de sdio (NaPO3) e xido de alumnio (Al2O3).

A pasta de dente deve ser suficientemente abrasiva para remover manchas, mas no para desgastar demais o esmalte; sua ao deve proporcionar uma superfcie limpa e polida. Diferentes abrasivos promovem diferentes graus de polimento nos dentes. O espumante um detergente. O espumante mais comum empregado em pastas o sulfato de sdio e laurila H3C[CH2]10CH2OSO3Na

Os flavorizantes so leos com sabor que promovem um efeito refrescante O solvente usado a gua. O umectante adicionado para impedir a secagem do dentifrcio e melhora o aspecto e a consistncia do produto. Os umectantes mais usados so a glicerina C3H5(OH)3, o sorbitol - C6H8(OH)6 e o polietilenoglicol - HOCH2CH2- [OCH2CH2]nOCH2CH2OH. O aglutinante includo para impedir a separao dos componentes lquidos e slidos .

Os edulcorantes so substncias que conferem ao dentifrcio o sabor doce. Os edulcorantes mais usados so o sorbitol C6H8(OH)6 e a sacarina.

Os agentes teraputicos tm funes especficas nos dentifrcios. Alguns so bactericidas. Outros so anticidos, como o bicarbonato de sdio - NaHCO3.

Alguns dentifrcios contm ingredientes que auxiliam na remoo das manchas causadas nos dentes pelo cigarro.

Algumas pessoas possuem dentes hipersensveis ;

nestes casos, os dentistas recomendam o uso de dentifrcios contendo nitrato de potssio (KNO3), ou citrato de sdio (C6H5O7Na3) ou cloreto de estrncio (SrCl2).
O agente teraputico mais importante um composto fluorado.

PREVENO

DE CRIES

O fato de que compostos contendo flor tm efeitos sobre o esmalte dos dentes conhecido desde 1874. Nessa poca um mdico na Alemanha observou mudanas nos dentes de ces quando compostos fluorados eram adicionados alimentao. Em 1902, um farmacutico holands anunciou a venda de um composto fluorado para fortalecer os dentes.

Em 1908, dentistas norte-americanos observaram a presena de manchas nos dentes de crianas da cidade de Colorado Strings. Desde aquela poca ate os dias de hoje, muito se avanou na compreenso do efeito dos compostos fluorados sobre a preveno da crie.

O princpio ativo nesse processo o on fluoreto, F. Este on interfere no equilbrio mineralizao/ desmineralizao.

Ca5(PO4)3OH(s) + H2O(l) -> 5Ca2+(aq) + 3PO4 3(aq) + OH (aq) Na presena dos ons F, um outro equilbrio se estabelece, a saber: 5Ca2+(aq) + 3PO4 3(aq) + F(aq) Ca5(PO4)3F(s) Nesse processo uma nova substncia formada, a fluorapatita. Os compostos de flor mais usados so o fluoreto de sdio (NaF), o fluoreto de estanho II (SnF2) e o monofluorfostato de sdio (Na4PO4F).

A presena deste ltimo composto nos rtulos dos dentifrcios identificada pela sigla MFP (do ingls, meta fluor phosphate). A quantidade de flor presente nas pastas geralmente indicada em partes por milho (ppm). Assim, 1500 ppm de flor significam 1,500 mg de composto fluorado por grama de pasta (1,500 mg/g). Os dentifrcios, agindo em colaborao com a escova, auxiliam na limpeza dos dentes e possibilitam a incorporao de ons fluoreto ao esmalte. Essas duas aes tm contribudo fortemente para a preveno das cries.

A tabela a seguir contm exemplos de alguns dentifrcios comerciais, indicando suas respectivas composies.

AMALGAMAS

E POLMEROS

Uma vez formada a crie, nosso organismo no capaz de restaurar o tecido lesado. Assim sendo, os dentistas tm que retirar o tecido lesado, preparar e desinfetar bem a cavidade tap-la com um material. A restauraes de dentes so feitas hoje em dia usando basicamente dois tipos de materiais: os amlgamas e as resinas polimricas.

Define-se como amlgama toda combinao do mercrio metlico com metais e/ou com ligas metlicas.

Os amlgamas possuem excelentes propriedades fsicas e qumicas; quanto cor, eles deixam muito a desejar, por essa ser muito diferente da cor natural dos dentes.

Os qumicos desenvolveram e colocaram disposio dos dentistas dezenas de ligas, cujos componentes principais esto indicados na Tabela 3
Matais Prata Estanho Cobre Zinco % 66,7-74,5 25,3-27,0 0,0-6,0 0,0-1,9

Ligas metlicas mais comumente usadas em odontologia e

suas respectivas composies (porcentagens em massa).

Nessas ligas, a prata reage com o estanho, formando o composto Ag3Sn, segundo a reao: 3Ag(s) + Sn(s) Ag3Sn(s)

A liga de prata-estanho muito quebradia.

Esta propriedade alterada adicionando-se quantidades variveis dos metais cobre e zinco.

Ao se misturar a liga prata-estanho com o mercrio, no momento de tapar a cavidade. ocorre a seguinte reao :

8Ag3Sn(s) + 37Hg(l) ->12Ag2Hg3(s)n8Hg(s)

O composto Ag3Sn usado em excesso.

O amlgama propicia mais vantagens do que desvantagens, principalmente no que diz respeito ao preo e durabilidade.

Isso faz do amlgama um material de amplo uso na odontologia atualmente.

O segundo tipo de material usado nas restauraes designado pelo nome de resinas polimricas ou simplesmente polmeros.

Um polmero muito usado em odontologia o polimetacrilato de metila, obtido pela polimerizao do metacrilato de metila.

O monmero um lquido viscoso e o polmero um slido resistente. Para modificar as propriedades do polmero, so misturados ao monmero, antes da colocao do catalisador, os chamados agentes de carga.

Os agentes de carga mais comuns so o vidro, a slica, outros polmeros etc., todos finamente pulverizados.
As partculas tm forma definida e medem de 1 mm a 20 mm de dimetro (1 mm = 106 m).

As resinas polimricas tm muitas vantagens sobre o amlgama. Tais como :

Minimiza a necessidade de desgaste dos dentes naturais para restaurao.

So coladas quimicamente aos dentes. Isto cria uma unio ntima, boa adaptao e devolve ao dente uma resistncia prxima ao dente original.

As margens da restaurao so invisveis e, portanto no precisam ser escondidas abaixo do sulco gengival. Uma gengiva saudvel, que no sangra, e que no estejam inchadas ou brilhantes coopera um belo sorriso.
Pode ser usada para reconstruo de grandes estruturas perdidas fortalecendo os dentes para serem preparados para coroas totais. Isto torna desnecessrio o tratamento ortodntico para a colocao de pinos dentro dos canais radiculares. Vrias resinas contem flor que previne o desenvolvimento de cries nos bordos gengivais.

As principais desvantagens so o preo alto e sua menor durabilidade.

Alm de serem usadas para a restaurao de cries dentrias, as resinas polimricas so empregadas na fabricao de dentes artificiais e de dentaduras.

CURIOSIDADES

Por Que as Obturaes nos Dentes do Choque ao Morder um Papel Alumnio?

Uma lenda dos assrios (sculo stimo antes de Cristo) dizia que uma crie era causada por uma minhoca que bebia o sangue contido nos dentes e que retirava seu alimento pela razes encostadas no osso da mandbula.

O homem de Neanderthal usava palitos obtidos de gravetos.

Os romanos desenvolveram palitos refinados feitos de ouro e prata.

Marco Polo, em sua viagem China em 1270, observou o hbito de homens e mulheres cobrirem os dentes com ouro, moldado no formato dos dentes. No se sabe se a funo era teraputica ou apenas cosmtica.

O xido nitroso (N2O) foi usado como anestsico pela primeira vez em 1844 na extrao de um dente.

O ter etlico (CH3-CH2-O-CH2-CH3) foi usado como anestsico pela primeira vez tambm na extrao de dentes em 1846.

SISTES

VISITADOS

http://www.slideshare.net/Bareal/a-qumicados-dentes-2578067 http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ ult2767u16.jhtm http://www.fmendes.com.br/case19.asp http://drapriscilladirenna.blogspot.com.br

Vous aimerez peut-être aussi